Bete e Lia levaram ao parque um quebra-cabeça com peças geométricas. Para completarem o quebra-cabeça, elas precisavam de uma peça que tem os quatro lados com a mesma medida.
A peça que faltava era:
Questões relacionadas
- Física | 3.5 Gases
Segundo a teoria cinética, um gás é constituído por moléculas que se movimentam desordenadamente no espaço do reservatório onde o gás está armazenado. As colisões das moléculas entre si e com as paredes do reservatório são perfeitamente elásticas. Entre duas colisões sucessivas, as moléculas descrevem um MRU. A energia cinética de translação das moléculas é diretamente proporcional à temperatura do gás. Com base nessas informações, considere as seguintes afirmativas:
1. As moléculas se deslocam todas em trajetórias paralelas entre si.
2. Ao colidir com as paredes do reservatório, a energia cinética das moléculas é conservada.
3. A velocidade de deslocamento das moléculas aumenta se a temperatura do gás for aumentada.
Assinale a alternativa correta.
- Geografia - Fundamental | 8.01 Colonização e Independência
De acordo com o mapa e a informação apresentada pela notícia, pode-se concluir de maneira CORRETA que
- Língua Portuguesa | E. Crase
(IFCE) Assinale a alternativa que exemplifica o uso correto da crase:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Bicicleta
ANJOS COM RODAS
Usar a bicicleta para ir ao trabalho ou à balada é saudável, econômico e prático, mas exige atenção. É para isso que existem os bike-anjos – voluntários que ajudam ciclistas iniciantes
Silvia Amelia de Araújo
Gloss - 06/2011
Se você acha a ideia de se locomover de bicicleta por uma cidade como São Paulo ou Rio de Janeiro uma loucura, peça ajuda a um anjo da guarda. Quem não tem o seu pode encomendar um pela internet: o blog Bike Anjo reúne voluntários que acompanham ciclistas iniciantes – ou apenas temerosos – em suas saídas às ruas. Além de pedalar ao seu lado (ou ensinar a pedalar, se for o caso), os bike-anjos ajudam a achar o melhor caminho para você chegar aonde quer. Para solicitar um desses acompanhantes, basta preencher uma ficha no site explicando o local onde está e o dia em que quer pedalar – há voluntários em várias cidades do país.
“Nosso papel é mostrar que dá para dividir a rua com os carros sem medo”, diz a professora de educação física Sílvia Oliveira, 30 anos, que começou a atuar como bike-anjo em janeiro. “Todo mundo acha que é muito mais difícil antes de tentar. Mas, quando chega ao destino pela primeira vez, vê que é algo tranquilo.” Foi assim com a arquiteta mineira Carina Chandan, 26, que mora há três anos em São Paulo. De ônibus ela não levava menos de uma hora e meia para chegar ao trabalho – a 5 quilômetros de sua casa. Com a bicicleta, passou a levar meia hora. Hoje só gasta 15 minutos para pedalar a mesma distância. “Chego mais rápido e com bom humor”, diz.
Quem pensa que ela também chega toda suada está enganada. As bikers experientes garantem que o suor só incomoda mesmo nas primeiras pedaladas. “Ele diminui à medida que vamos ganhando condicionamento físico e percebemos que não é preciso pedalar com força demais”, diz a assessora de imprensa Aline Cavalcante, 25. Associando a experiência à maquiagem e ao penteado certo, você pode chegar bonita ao destino sempre.
“Vou até para a balada de bike”, diz Aline, que ganhou um carro da mãe há três anos – e depois teve de se esforçar para convencê-la de que era melhor vendê-lo. “O dinheiro que eu gastava com o carro agora uso para viajar”, diz. A troca não vale a pena?
(...)
Disponível em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/anjos-rodas-bicicleta-trabalho-balada-saudavel-630912.shtml. Acesso em 10 jun. 2011
Cite 2 tipos de ajuda que os bike-anjos podem dar aos outros ciclistas.
- Língua Espanhola | 2.08 Conjunções
(UEPA) Un mundo sin acoso escolar
Por definición, el acoso es un acto repetitivo, lo que implica que ocurre una y otra vez, que puede llegar a afectar a las víctimas de una forma devastadora. Hay cuatro tipos posibles de acoso: físico, verbal, no verbal y cibernético (acosar utilizando el ordenador o el teléfono móvil). Creo que es un error pensar que el acoso físico es el peor de todos, cuando todos los tipos de acoso pueden ser igualmente terribles. El acoso verbal (por ejemplo, utilizar palabras como “marica” a modo de insulto o hablar mal sobre otra persona) y el acoso no verbal (como ignorar a otra persona) pueden tener efectos de larga duración. Gran parte del acoso escolar en la enseñanza primaria ocurre a la hora del patio y abarca las formas físicas de acoso y problemas con las amistades. Durante este período, también hay mucho acoso verbal. En la enseñanza secundaria obligatoria (o de primer ciclo), el acoso escolar se intensifica en forma de chismorreo y exclusión social entre las chicas, de acoso físico entre chicos y también de acoso verbal y cibernético tanto entre chicas como entre chicos. En la enseñanza secundaria superior (o de segundo ciclo), el problema del acoso mejora un poco, los jóvenes maduran, pero no desaparece e incluso puede ser más agresivo. Las palabras utilizadas cambian (se utilizan más groserías y más expresiones duras e hirientes). Además, los adolescentes tienen mayor libertad para comunicarse por texto o mediante Internet o móviles. Puesto que algunos chicos están físicamente muy desarrollados, eso puede hacer que los compañeros de clase del acosador le tengan todavía más miedo.
Además, muchos centros escolares son muy grandes, con muchos alumnos y puede ser difícil que los profesores puedan captar y detener los episodios de acoso escolar. En Facebook, herramienta que no domino, pienso crear un equipo de detectives que avisen en qué clases y escuelas se produce esta terrible situación pero sin mencionar personalmente a los abusadores. Ya sé que hacerlo en un medio tan público es un riesgo porque se puede acusar falsamente a uno que no lo es. Espero que ustedes me ayuden a saber cuál es la mejor manera de hacerlo. En la descripción pensaba poner este texto:
Busco a “caza-acosadores escolares”, investigadores como tú que sean capaces de descubrir a esos cobardes que se refugian en Internet y no dan la cara. Quiero que vosotros, detectives, que estáis en escuelas o centros de enseñanza primaria, secundaria de primer ciclo y secundaria de segundo ciclo, institutos, centros de formación e, incluso, en la universidad los descubrierais aquí. No quiero sus nombres sólo indicad dónde hay acoso escolar. La clase y la escuela; los profesores, la dirección y el Departamento de Enseñanza ya se encargarán de “aclarar los hechos” como en la películas. Pensad en algo impresionante: tres de cada cuatro niños admiten haber sufrido experiencias de acoso escolar.
(adaptado: http://drgarcia-tornel.blogspot.com/2011/09/07un-mundo-sinacoso-escolar.html)
Glossário: Acoso = Bullying; Enseñanza Primaria = Ensino Fundamental; Móvil = Celular; Películas= Filmes.
No fragmento “…centros de formación e, incluso, en la universidad…”, o vocábulo em destaque dá ideia de: