(PEQUENO PRÍNCIPE) Observe o fragmento de texto a seguir:
Pesquisador da UFAL desenvolve pesquisa sobre plantas no Agreste/Sertão
Objetivo da pesquisa é a manutenção da variedade genética dessas cactáceas
Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, estudam a propagação do mandacaru, xique-xique e da coroa-de-frade. Os estudos estão sendo realizados no Centro de Referência em Conservação da Natureza e Recuperação de Áreas Degradadas (CR-ad) da Universidade Federal de Alagoas (CRAD/UFAL).
De acordo com José Vieira Silva, professor de fisiologia de plantas, o principal objetivo da pesquisa é a manutenção da variedade genética dessas cactáceas. “Nosso trabalho visa à reprodução desses cactos em laboratório e, posteriormente, a sua propagação vegetativa e plantio para garantir a variabilidade genética das espécies no ambiente natural. Nos últimos anos, devido à grande seca, a ação de extrativismo dessas cactáceas tem sido muito grande, principalmente para uso na alimentação animal, ornamentação e no caso da coroa-de-frade, que é utilizada na culinária exótica. Como são plantas que crescem muito lentamente, diversas áreas tiveram essas populações de cactáceas praticamente dizimadas. Nesse sentido, estamos tentando reproduzi-las para formar um banco de matrizes e depois retorná-las para o plantio no ambiente natural”, explica. [...]
Disponível em: http://www.tribunahoje.com/noticia/177376/interior/2016/04/28/pesquisador-da-ufal-desenvolve-pesquisa-sobre-plantas-no-agresteserto.html. Acesso em: 05/05/2016.
Analise as afirmativas a seguir:
I. A vantagem da reprodução vegetativa é que ela promove a variabilidade genética.
II. Na reprodução vegetativa, o descendente é geneticamente semelhante à planta mãe.
III. O estiolamento é um dos processos usados na reprodução vegetativa.
IV. A melhor estrutura para realizar a reprodução vegetativa é geralmente a caulinar.
Da análise das afirmativas, podemos dizer que: