Nas relações com o espaço geográfico, os grupos culturais atuam de diferentes formas. A natureza varia de acordo com a zona térmica e, dessa forma, os grupos culturais se adaptam a essa realidade. Nas áreas geladas do continente americano, quando falamos em neve, pensamos em batalhas, bonecos e trenós. Mas a neve também traz dificuldades.
Imagine que você se mudou para o Canadá, em um local onde neva intensamente. Ao construir sua casa, você precisa definir um formato de telhado adequado.
Das figuras a seguir, quais os telhados que melhor se adaptam às regiões onde a neve cai constantemente?
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAIS
- Placas de isopor
- Tinta guache preta
- Rolinho para pintura
- Computador ou note-book
PROCEDIMENTOS
- Faça uma roda de conversa e peça para os alunos dizerem o que sabem sobre a literatura de cordel.
- A literatura tem em seu fascínio, as facetas de diferentes textos que são uma delícia para as mentes ansiosas por aprender, que são nossos alunos. Nesta aula eles irão mergulhar no mundo dos cordéis.
“A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.
A literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Nos dias de hoje, podemos encontrar este tipo de literatura, principalmente na região Nordeste do Brasil. Ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares.
Em algumas situações, estes poemas são acompanhados de violas e recitados em praças com a presença do público.
Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso até hoje foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Acredita-se que ele tenha escrito mais de mil folhetos. Mais recentes, podemos citar os poetas José Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva), Téo Azevedo. Zé Melancia, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.
Vários escritores nordestinos foram influenciados pela literatura de cordel. Dentre eles podemos citar: João Cabral de Melo, Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Guimarães Rosa.”
Fonte do trecho do texto: http://www.ablc.com.br/ http://www.ablc.com.br/
- O professor vai explicar para a turma que uma das características desse tipo de produção é a manifestação da opinião do autor a respeito de algo dentro da sua sociedade. Os cordéis não tem a característica de serem impessoais ou imparciais, pelo contrário, na maioria das vezes usam várias técnicas de persuasão e convencimento para que o leitor acate a ideia proposta.
Fonte da citação: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/ http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/
- O professor vai levar a turma para a sala de informática pedir para pesquisarem sobre o cordel.
A pesquisa na internet deve responder as seguintes questões:
O que é Literatura de cordel?
Qual a origem da Literatura de cordel?
Quais são as características da Literatura de cordel?
Quais são os principais cordelistas brasileiros?
Qual a importância da xilogravura na Literatura de cordel?
-Após a pesquisa individual dos alunos, peça para que alguns socializem suas descobertas. Anote as descobertas dos alunos.
- Incentive os alunos a pesquisarem sobre a xilogravura.
- Esta atividade será realizada em duplas.
- O professor vai pedir as duplas para escolher um trecho de um cordel para construir a ilustração através da técnica de xilogravura.
- Peça para o aluno copiar o trecho em um documento, colocando a autoria, um breve texto sobre o autor do cordel e também a indicação do site que utilizou.
- Os alunos vão usar bandejas de isopor (essas de alimentos, que geralmente as pessoas jogam fora - é uma boa já entrar com o assunto do lixo no meio ambiente).
- O professor vai explicar os alunos como será o processo de impressão:
“corte as abas, deixando só o fundo, para ficar mais fácil e não quebrar. Com o lápis, os alunos desenham, formando os sulcos. Depois, com um rolinho e tinta guache, passar sobre o desenho e em seguida, imprimi-lo em um papel. Não é exatamente xilogravura, mas pelo menos você exemplifica a técnica.”
- Para realizar seu trabalho o aluno deverá ilustrar através da xilogravura o trecho que escolheu de um cordel.
- Depois que cada dupla confeccionar sua xilogravura, peça para que as duplas fotografe sua obra e salve na pasta de documentos.
- Cada aluno deverá abrir um documento em um programa de apresentação, e no slide inserir a foto da xilogravura, o trecho escolhido do cordel e a autoria. Deverá salvar na pasta de documentos.
-O professor vai unir os slides de todos os alunos e fazer um índice com o nome de cada aluno e link e o slide, assim quando se clicar no nome do aluno se conhecerá o trabalho desenvolvido pela dupla de alunos.
- Na reunião de pais , disponibilize o livro de xilogravura e cordel feito pelos alunos , assim cada um poderá compartilhar com o seu familiar os aprendizados sobre o Cordel.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36133
POESIA, MÚSICA E XILOGRAVURA PARA ILUSTRAR
- Ciências - Fundamental | 8.1 Ambiente Terrestre
A Caatinga é um bioma que se estende pelo Nordeste do Brasil e apresenta uma vegetação única e animais com adaptações para esse ambiente. Você sabia que muitas dessas espécies só existem na Caatinga?
Qual é a principal característica da vegetação da Caatinga?
- História | 5. Idade Moderna
Leia o texto.
“Leonardo foi o curioso mais insistente da história. Perguntava o porquê e o como de tudo o que via. [...] Descobre, anota; quando pode ver, desenha. Copia. Faz a mesma pergunta uma, duas, várias vezes. A curiosidade de Leonardo unia-se a uma energia mental incansável. Chega a ser cansativa a leitura de suas intermináveis anotações. Não se contenta com um sim por resposta. Não deixa nada de lado: preocupa-se, expõe, responde a interlocutores imaginários. De todas as perguntas, a mais insistente é a questão sobre o homem – não o homem ‘de espírito, razão e memória como um deus imortal’ de Alberti, mas o homem como mecanismo. Como anda? E ensina como se desenha um pé de dez maneiras diferentes, cada uma revelando componentes diversos na sua estrutura. Como o coração bombeia o sangue? O que acontece quando o homem espirra ou boceja?
Como vive, quando feto, no útero? Por que morre de velhice? Leonardo descobriu um centenário num hospital de Florença, e esperou alegremente que ele morresse para examinar-lhe as veias. Cada pergunta exigia uma dissecação e cada dissecação era desenhada com precisão maravilhosa.” [...]
(CLARK, Kenneth. Civilização. São Paulo: Martins Fontes, 1980. p. 155.)
- Biologia | 03. Bioquímica
(Unime) A anemia falciforme é comum em populações africanas que apresentam maior resistência ao parasita da malária — o plasmódio, transmitido pelas fêmeas de mosquito do gênero Anopheles. O sangue dessas pessoas tem uma forma variante de hemoglobina — a hemoglobina S, possuindo genótipo HbS/HbS. Pessoas sadias, que não apresentam a doença, nem são portadoras do alelo mutante, são homozigotas HbA/HbA.
A análise das informações apresentadas, considerando-se o contexto genético e evolutivo, permite afirmar corretamente:
- Ciências - Fundamental | 04. Biomas e Ecossistemas Aquáticos
Texto base: Segundo as informações da ONG (Organização Não Governamental) WWF, o Cerrado, depois da Mata Atlântica, é o bioma brasileiro que mais sofre com a ocupação humana. O Cerrado sofre com os impactos causados por garimpos, mineração e a agropecuária.
Enunciado:
Além desses impactos citados, os incêndios também prejudicam o bioma. Um dos prejuízos causados por esse impacto é