Explicaê

01

MATERIAIS

- Placas de isopor

- Tinta guache  preta

- Rolinho para pintura

- Computador ou note-book

 

  PROCEDIMENTOS

- Faça uma roda de conversa e peça para os alunos dizerem o que sabem sobre a literatura de cordel.

Imagem

Fonte: http://m.diarioonline.com.br/entretenimento/cultura/noticia-541498-cordel-e-patrimonio-brasileiro.html

- A literatura tem em seu fascínio, as facetas de diferentes textos que são uma delícia para as mentes ansiosas por aprender, que são nossos alunos. Nesta aula eles irão mergulhar no mundo dos cordéis.

“A literatura de cordel é uma espécie de poesia popular que é impressa e divulgada em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura. Também são utilizadas desenhos e clichês zincografados. Ganhou este nome, pois, em Portugal, eram expostos ao povo amarrados em cordões, estendidos em pequenas lojas de mercados populares ou até mesmo nas ruas.

A literatura de cordel chegou ao Brasil no século XVIII, através dos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular. Nos dias de hoje, podemos encontrar este tipo de literatura, principalmente na região Nordeste do Brasil. Ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares.

Em algumas situações, estes poemas são acompanhados de violas e recitados em praças com a presença do público. 

Um dos poetas da literatura de cordel que fez mais sucesso até hoje foi Leandro Gomes de Barros (1865-1918). Acredita-se que ele tenha escrito mais de mil folhetos. Mais recentes, podemos citar os poetas José Alves Sobrinho, Homero do Rego Barros, Patativa do Assaré (Antônio Gonçalves da Silva), Téo Azevedo. Zé Melancia, Zé Vicente, José Pacheco da Rosa, Gonçalo Ferreira da Silva, Chico Traíra, João de Cristo Rei e Ignácio da Catingueira.

Vários escritores nordestinos foram influenciados pela literatura de cordel. Dentre eles podemos citar: João Cabral de Melo, Ariano Suassuna, José Lins do Rego e Guimarães  Rosa.”

Fonte do trecho do texto: http://www.ablc.com.br/ http://www.ablc.com.br/

- O professor vai explicar para a turma que uma das características desse tipo de produção é a manifestação da opinião do autor a respeito de algo dentro da sua sociedade. Os cordéis não tem a característica de serem impessoais ou imparciais, pelo contrário, na maioria das vezes usam várias técnicas de persuasão e convencimento para que o leitor acate a ideia proposta.

Fonte da citação: http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/ http://www.infoescola.com/literatura/literatura-de-cordel/

  - O professor vai levar a turma para a sala de informática pedir para pesquisarem sobre o cordel.

A pesquisa na internet deve responder as seguintes questões:

O que é Literatura de cordel?

Qual a origem da Literatura de cordel?

Quais são as características da Literatura de cordel?

Quais são os principais cordelistas brasileiros?

Qual a importância da xilogravura na Literatura de cordel?

  -Após a pesquisa individual dos alunos, peça para que alguns socializem suas descobertas. Anote as  descobertas dos alunos.

- Incentive os alunos a pesquisarem sobre a xilogravura. 

  - Esta atividade será realizada em duplas.

- O professor vai pedir as duplas para escolher um trecho de um cordel para construir a ilustração através da técnica de xilogravura.

- Peça para o aluno copiar o trecho em um documento, colocando a autoria, um breve texto sobre o autor do cordel e também a indicação do site que utilizou.

- Os alunos vão usar bandejas de isopor (essas de alimentos, que geralmente as pessoas jogam fora - é uma boa já entrar com o assunto do lixo no meio ambiente).

- O professor vai  explicar os alunos como será o processo de impressão:

“corte as abas, deixando só o fundo, para ficar  mais fácil e não quebrar. Com o lápis, os alunos desenham, formando os sulcos. Depois, com um rolinho e tinta guache, passar sobre o desenho e em seguida, imprimi-lo em um papel. Não é exatamente xilogravura, mas pelo menos você exemplifica a técnica.”

- Para realizar seu trabalho o aluno deverá ilustrar através da xilogravura o trecho que escolheu de um cordel.

- Depois que cada dupla confeccionar sua xilogravura, peça para que as duplas fotografe sua obra e salve na pasta de documentos.

- Cada aluno deverá abrir um documento em um programa de apresentação, e no slide inserir a foto da xilogravura, o trecho escolhido do cordel e a autoria. Deverá salvar na pasta de documentos.

-O professor vai unir os slides de todos os alunos e fazer um índice com o nome de cada aluno e link e o slide, assim quando se clicar no nome do aluno se conhecerá o trabalho desenvolvido pela dupla de alunos.

- Na reunião de pais , disponibilize o livro de xilogravura e cordel feito pelos alunos , assim cada um  poderá compartilhar com o seu familiar os aprendizados sobre o Cordel.

  

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36133

POESIA, MÚSICA E XILOGRAVURA PARA ILUSTRAR