Sobre as mudanças de estado da água, assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases abaixo:
I. Júlia colocou uma pedra de gelo em um copo. Depois de algum tempo, a água passou do estado _____________ para o estado _____________.
II. Após beber toda a água, Júlia deixou o copo secando sobre a pia e, depois de algum tempo, o copo estava seco porque a água passou do estado _____________ para o estado _____________.
III. Ao terminar o banho quente, Júlia percebeu gotas de água no espelho do banheiro. Isso ocorreu porque a água passou do estado _____________ para o estado _____________.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
A MENINA E O SONHO
O trabalho na fazenda muito cedo começava.
Mal o sol aparecia, todo mundo despertava. No friozinho da manhã, foi saindo o fazendeiro,
Pra tirar leite da vaca que dormia no celeiro. Com perícia e muito jeito, tirou leite da vaquinha.
Colocou tudo num jarro e chamou sua filhinha: “Minha filha, pegue o jarro e vá logo pro mercado.
Atenção, vá devagar, é preciso ter cuidado!” A menina foi depressa, pois já estava acostumada.
Com o jarro na cabeça, foi andando pela estrada. Caminhando sobre a grama, a menina foi pensando.
Pra fazer passar o tempo, ia ela imaginando: “É preciso, no mercado, um bom preço conseguir.
Esse leite vale muito, bom dinheiro vou pedir.
Mas não vou desperdiçar o dinheiro dessa venda.
Vou comprar uma galinha e levar lá pra fazenda.
A galinha será grande, minha vida vai mudar,
pois três ovos cada dia com certeza vai botar.
E botando tantos ovos, três ou quatro todo dia,
logo vou ter um montão pra encher uma bacia!
Vou vender todos os ovos e, com todo esse dinheiro,
Eu já sei o que fazer: vou comprar um galinheiro!
As galinhas serão muitas, todas elas a botar.
Com tão grande produção, outra vaca vou comprar.
Aí vou ter duas vacas e galinhas produzindo.
Com todo esse leite e ovos, eu na vida vou subindo.
Vou comprar algumas cabras, porcos e patos também.
Vendo tudo e, logo após, vou abrir um armazém!
No armazém vai ter de tudo, mantimentos pra sobrar,
Roupas, vinho e tudo o mais, para todos contentar.
O armazém vai render tanto, que eu consigo o meu desejo:
vou comprar um caminhão e uma fábrica de queijo!
Essa fábrica será um sucesso sem igual.
Vou vender pro interior e também pra capital.
Ficarei rica e famosa, alvo da admiração.
Muitos homens vão querer conquistar a minha mão.
Esperando o noivo certo, a nenhum escolherei,
até o dia em que sorrindo chegará o filho do rei.
Ao me ver assim tão cheia de riqueza e talento,
vai querer casar comigo, vai pedir-me em casamento!
O rei vai oferecer uma festa magistral
e dirá que aquele dia é feriado nacional!” Distraída com o sonho, a menina tropeçou.
Sua mão soltou o jarro, que no chão se espatifou! E chorando viu o leite pelo chão se esparramar,
dissolvendo os tais castelos que a menina fez no ar... Fonte: BANDEIRA, Pedro. A hora do desconto. São Paulo: Moderna, 2006. p. 26-29.
O pai chamou a menina e deu-lhe uma tarefa.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El cine latinoamericano en el siglo XXI
El cine latinoamericano del siglo XXI: tendencias y tratamientos es un libro de Ricardo Bedoya, en el que este profesor de la Facultad de Comunicación de la Universidad de Lima y reconocido crítico de cine, analiza doscientas películas latinoamericanas. Lo hace a la luz de los tratamientos cinematográficos que se han desarrollado durante el siglo XXI y las tendencias que marcan el cine de esta región.
¿Qué tendencias ha seguido el cine latinoamericano a lo largo del siglo XXI?
Hay una tendencia muy fuerte hacia el trabajo con la memoria y la intimidad. En cuanto a memoria, me refiero a los hechos políticos pasados, sobre todo aquellos que implican traumas por la violencia generada desde el gobierno. Por ejemplo, las dictaduras argentina y chilena. Pero también hay una línea del cine contemporáneo que apunta al autorretrato, la autoficción. El cineasta se ve a sí mismo y su entorno, y convierte esa intimidad en material de registro. Por otro lado, hay una tendencia hacia el llamado cine del dispositivo. Es decir, películas que se hacen estableciendo autolimitaciones. Los directores se autolimitan a determinados elementos y reglas fijas. Por ejemplo, toda la película se graba con la cámara en mano o en un escenario o en términos de una conversación con una persona determinada. También se analiza en el libro el nuevo tratamiento de los espacios, sean estos entornos urbanos o rurales, y cómo se van transformando, cómo se demuelen algunos espacios tradicionales y se forman otros.
¿Qué géneros predominan?
Hay todo un trabajo de reapropiación de los géneros. Es decir, hay un diálogo con los géneros tradicionales. El cine latinoamericano de los últimos años, como el cine mundial también, lo que hace es tomar algunos elementos de los géneros tradicionales para transformarlos, para que esos esquemas de los géneros tradicionales iluminen determinadas zonas de la sociedad latinoamericana, de la política, la intimidad de los cineastas. Por ejemplo, se trabaja mucho el género policial, el cine negro, el terror, las películas de carretera o de viaje, que es un género típicamente norteamericano, pero que en el cine latinoamericano adquiere una dimensión distinta. La comedia, por otro lado, es un género más visible en las salas comerciales y tiene más éxito en términos de la asistencia del público. Pero en el Perú se hace cine en muchas regiones, y esta producción es menos conocida. Se hacen melodramas, películas de terror, sociales, se trabajan muchos géneros.
¿Cuáles han sido las películas más exitosas o más laureadas?
Comercialmente, Estación Central (Brasil); Nueve reinas (Argentina); El secreto de sus ojos (Argentina), Gloria (Chile). Hay otras que no tuvieron una exhibición tan amplia, pero fueron muy buenas, como El auge del humano (Argentina), Las Plantas (Chile). Pero si hay un auge del cine latinoamericano y hay películas que asisten a festivales internacionales es porque los Estados se han dado cuenta de que el cine es muy importante, porque proyecta una imagen del país. Por eso han creado mecanismos de apoyo y promoción, los cuales han logrado que el cine tenga un relieve muy particular.
¿De qué manera se fomenta el cine en otros países?
Hay mecanismos de estímulo a la producción cinematográfica a través de fondos del Estado. Se obtienen recursos de la exhibición cinematográfica, pues parte del boleto pasa a un fondo especial. También hay aportes de empresas privadas, que a cambio reciben beneficios tributarios. Esas son políticas que apoyan la producción. Aparte, hay otras que apoyan la presencia de películas en festivales. Los festivales son ferias con stands de diferentes países, donde se entrega a la gente información sobre las películas. Estas campañas atraen la mirada hacia el cine de cada país e incluso sirven para promover rodajes extranjeros en el territorio del país. Eso es muy importante, porque puede rodarse una película de Hollywood en un país latino, y eso deja mucho dinero por concepto de consumo de servicios de restaurantes y hoteles. Pero para eso hay que estar organizados.
Universidad de Lima. Internet: (con adaptaciones).
Bedoya destaca la ausencia de novedades en lo tocante al espacio cinematográfico, limitándose a los tradicionales: o ciudad o campo.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Leia os textos I e II, transcritos da seção de reclamações de um jornal, para responder a questão.
Texto I
Postos insuficientes
Para fazer uma alteração do nome do titular da conta de luz, a AES Eletropaulo oferece aos moradores da cidade apenas 13 postos de atendimento. Não há nenhum perto da Vila Mariana. O site e os atendentes indicam ao consumidor que se dirija ao Vale do Anhangabaú, ao Jabaquara ou a Heliópolis. E somente das 8h30 às 16h30, horário incompatível para quem também trabalha. Antes esse serviço era feito pela internet, mas a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) resolveu impedir essa prática em novembro de 2009. Tudo para facilitar a vida do consumidor! Quem resolve isso? Em tempo: a Ouvidoria da companhia não funciona pelo site.
Pedro Galuchi / São Paulo (O Estado de S. Paulo, 27 dez. 2012.)
Texto II
A AES Eletropaulo informa que os serviços referentes à titularidade podem ser solicitados em um dos postos de atendimento da rede da AES Eletropaulo. As localidades podem ser consultadas no site www.aeseletropaulo.com.br/clientes/Paginas/lojas.aspx. A obrigatoriedade da presença do cliente em uma das lojas, para apresentação de documentação pessoal, garante a segurança desses dados. Esse procedimento, assim como o horário de atendimento dos postos, é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
(O Estado de S. Paulo, 27 dez. 2012. Texto adaptado.)
Nos dois textos, há diferença na maneira de apresentar as mesmas informações, porque
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Mira lo que David Cuen escribió en su blog sobre tecnología para responder las cuestiones que se siguen.
- Língua Portuguesa
Há tantos diálogos
Diálogo com o ser amado
o semelhante
o diferente
o indiferente
o oposto
o adversário
o surdo-mudo
o possesso
o irracional
o vegetal
o mineral
o inominado
Diálogo consigo mesmo
com a noite
os astros
os mortos
as ideias
o sonho
o passado
o mais que futuro
Escolhe teu diálogo
e
tua melhor palavra
ou
teu melhor silêncio
Mesmo no silêncio e com o silêncio
dialogamos.
(Carlos Drummond de Andrade. Discurso de primavera e algumas sombras, 1977.)
Leia.
Escolhe teu diálogo
e
tua melhor palavra
ou
teu melhor silêncio
Mesmo no silêncio e com o silêncio
dialogamos.
Nesses versos da última estrofe do poema, o sentido com que se emprega o imperativo afirmativo e a circunstância expressa pelas expressões “no silêncio” e “com o silêncio” são, respectivamente: