Mira lo que David Cuen escribió en su blog sobre tecnología para responder las cuestiones que se siguen.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.3. Teatro
Materiais necessários
- Texto com o roteiro para a encenação do boi – criado pelo professor e os alunos.
- Personagens e instrumentos usados Sugestão de pesquisa no site. Disponível em: <http://bumba-meu-boi.info/personagens-e-instrumentos.html>. Acesso em 27 jan. 2016.
- Computador com acesso à internet e se não for possível pesquisa antecipada em livros sobre as manifestações populares brasileiras. Sugestão que já vem com CD: Coleção Folha Folclore Brasileiro para Crianças - Bumba-meu-boi (Vol. 02) - Livro-CD.
- Som e música para a encenação. Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=oSbzuSas2HU&feature=related>. Acesso em 17 dez. 2015. Ou disponível no CD Toadas de Bumba-meu-boi do grupo Cupuaçu ou Cd Arlindo Junior - Boi Bumbá De Parintins – Toadas. O livro sugerido no item dois também possui um cd.
- Tecido preto para a “capa” do boi.
- “Arco de cabeça” com chifre de boi de papel.
- Canetas hidrocor de ponta grossa.
- Tintas guache e pincéis.
- Potes com água e panos de limpeza.
- Pincel atômico preto.
- Papel crepom de várias cores.
- Papel color set de várias cores.
- Papel laminado das cores disponíveis.
- Cola branca de boa qualidade.
- Chapéus de palha.
- Roupas coloridas.
- Fitas diversas – de várias cores e várias espessuras.
- Tesouras.
- Cartolina para fazer o estandarte.
- Bastão (cabo de vassoura).
- Flores de plástico.
Procedimentos
1 º.Como conhecimento prévio para essa aula, o professor pedirá, na aula anterior, que os alunos realizem uma pesquisa sobre o Bumba-meu-boi para que possa orientar o trabalho que os alunos deverão realizar. Pode ser em livros da biblioteca.
2 º.Conte para os alunos a história do Bumba-meu-boi, que faz parte do nosso folclore. Use o livro sugerido ou outros que você encontrar com fácil vocabulário.
3 º.Proponha encenarem uma peça teatral para representar a história que você contou, para isso, vocês precisarão confeccionar as roupas para a encenação e também criar um roteiro com as falas. Vocês podem se basear na própria história de um livro que encontrarem e adaptem as fantasias e adereços, usando roupas de danças juninas e outras.
4 º.Reserve pelo menos uma aula inteira para montarem o boi. O tecido deverá receber recortes de papel colorido e pinturas. Façam franjas de papel crepom e enfeitem o arco com um chifre de boi feito de papel cartão. Criem também, um estandarte com o nome do boi e enfeite-o também com fitas e recortes de papel.
5 º.Selecionados os participantes, decida em grupo que roupas e acessórios usarão. Vocês também poderão criar algum objeto para usar nas mãos ou providenciar instrumentos feitos com sucata para acompanhar a dança.
6 º.Ensaiem bastante e marquem a apresentação. Esse teatro não precisa ter falas, mas é importante que haja um narrador e que cada um saiba qual é os eu papel na peça, para que tudo fique organizado e bonito.
7 º.Filme ou fotografe a apresentação.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Completa las frases con perífrasis formadas por el verbo ir y los verbos en paréntesis:
a) __________ en un curso de inglés. (yo, matricular)
b)No __________ tarde durante el semestre. (él, acostar)
c) __________ más deportes. (nosotros, practicar)
d) Héctor y tú __________ con el equipo. (vosotros, entrenar)
- Matemática | 16. Raciocínio Lógico
A soma de quatro números é 100. Três deles são primos e um dos quatro é a soma dos outros três. O número de soluções existentes para este problema é
- Geografia - Fundamental | 1.01 Conceitos Fundamentais: Estado, Nação, Território e País
Nas últimas décadas, surgiram autores consagrados, revendo enfoques conceituais de Nação, Estado, Território, Estado-nação.
No que se refere aos novos conceitos de Nação, Estado, Território, Estado-nação, podemos afirmar que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Na África Oriental, nos registros das pedras que datam de uns 2 milhões de anos, pode-se encontrar uma sequência de ferramentas trabalhadas que nossos ancestrais projetaram e executaram. [...] Era, claro, a tecnologia da idade da Pedra Lascada.
https://www.ufmg.br/boletim/bol1303/segunda.shtml
Enunciado:
No período da História conhecido como Paleolítico, a tecnologia apresentada no texto tinha como função principal: