O álcool hidratado utilizado como combustível veicular é obtido por meio da destilação fracionada de soluções aquosas geradas a partir da fermentação de biomassa. Durante a destilação, o teor de etanol da mistura é aumentado, até o limite de 96% em massa.
Considere que, em uma usina de produção de etanol, 800 kg de uma mistura etanol/água com concentração 20% em massa de etanol foram destilados, sendo obtidos 100 kg de álcool hidratado 96% em massa de etanol. A partir desses dados, é correto concluir que a destilação em questão gerou um resíduo com uma concentração de etanol em massa
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Assinale a alternativa que indica CORRETAMENTE a região asiática que está sendo referida no trecho a seguir.
“Área geográfica localizada nas porções leste e sul do Mar Mediterrâneo, estendendo-se o Golfo Pérsico. Essa região é conhecida por ser um dos berços da civilização mundial e origem de três grandes religiões praticadas em diversas partes do mundo”.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Leia o poema e responda.
Receita de acordar palavras
Palavras são como estrelas
facas ou flores
elas têm raízes pétalas espinhos
são lisas ásperas leves ou densas
para acordá-las basta um sopro
em sua alma
e como pássaros
vão encontrar seu caminho.
MURRAY, Roseana. Receitas de olhar. São Paulo: FTD, 1997. p.10.
A ideia de receita, usada no poema, sugere:
- Matemática | 09. Probabilidade
(EFOMM) Seis alunos da EFOMM – três paranaenses, dois cariocas e um alagoano – são colocados em uma fila aleatoriamente. Qual é a probabilidade, então, de que nenhum conterrâneo fique ao lado do outro?
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, explique aos alunos que ser ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua maneira de conviver com as pessoas. A forma de agir no dia a dia determina o comportamento das pessoas como sendo ético ou antiético.
1.2. Peça aos alunos que, de acordo com a cena, escrevam no quadro se a atitude é ética ou antiética.
Disponível em: <https://igrejauniversal.pt/site/wp-content/uploads/2017/01/social1-706x432.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
Disponível em: <http://www.jornaldelavras.com.br/media/imagens/Noticias/aluno_agressivo.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
Disponível em: <http://casaarrumadadecor.com.br/wp-content/uploads/2013/10/filhos-tarefas.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente para os alunos a tirinha do Armandinho.
2.2. Pergunte aos alunos do Armandinho ter dito ao pai que tem vergonha do tênis quando vê crianças descalças na rua.
Disponível em: <https://i.pinimg.com/originals/3b/53/70/3b5370defea484fa98937ebbbad047c4.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, reflita com os alunos as três perguntas que devemos fazer para agirmos com ética.
Nem tudo que você quer você pode.
Nem tudo que você pode você deve.
Nem tudo que você deve você quer.
Disponível em: <http://anttenado.antt.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/campanha-%C3%A9tica-01.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Divida a turma em grupos. Cada grupo vai escolher uma frase e apresentar uma dramatização sobre ela para os colegas. Ao final de cada apresentação dos grupos, o restante da turma deverá dizer qual a frase que eles estão dramatizando. É fundamental que, na apresentação, fique claro o sentido dado para cada frase.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto.
Durante la semana, me asisto a la escuela y aprendo muchas cosas en todas mis clases. Tengo “ocho clases” pero en realidad sólo tengo seis. Después de la escuela, necesito hacer muchas cosas. El martes y jueves, trabajo en Dairy Delite por casi cuatro horas. El lunes y jueves, voy a Chilson Center para correr, pero depende de mi tarea. En dos semanas, el miércoles, bailaré por dos horas. Cada día, después de mis actividades extracurriculares, hago mi tarea. ¡Tengo mucha tarea cada noche! Usualmente , me duermo a las once, medianoche, o más tarde (a veces). Durante el fin de semana, estoy menos ocupada, pero aún ocupada. Trabajo el sabádo y el domingo por cinco o seis horas. También, hago mi tarea, y trato de terminarla. El domingo, por la mañana, voy a la iglesia. Disponible en: http://goo.gl/C8AoJN. Acceso el: 30 mar. 2015.
Ahora, escribe cómo es tu rutina, utiliza cada día de la semana.