Explicaê

01

Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)


Enunciado:

1. Primeiro passo  

1.1. Professor, explique aos alunos que ser ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua maneira de conviver com as pessoas. A forma de agir no dia a dia determina o comportamento das pessoas como sendo ético ou antiético.      

1.2. Peça aos alunos que, de acordo com a cena, escrevam no quadro se a atitude é ética ou antiética.

 

img_Q107613_QC438127_0_original.png?1531 

img_Q107613_QC438127_1_original.png?1531 

img_Q107613_QC438127_2_original.png?1531 

Disponível em: <https://igrejauniversal.pt/site/wp-content/uploads/2017/01/social1-706x432.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.  

Disponível em: <http://www.jornaldelavras.com.br/media/imagens/Noticias/aluno_agressivo.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.  

Disponível em: <http://casaarrumadadecor.com.br/wp-content/uploads/2013/10/filhos-tarefas.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.  


  2. Segundo passo    

2.1. Professor, apresente para os alunos a tirinha do Armandinho.  

2.2. Pergunte aos alunos do Armandinho ter dito ao pai que tem vergonha do tênis quando vê crianças descalças na rua.  

    img_Q107613_QC438127_3_original.png?1531  

Disponível em: <https://i.pinimg.com/originals/3b/53/70/3b5370defea484fa98937ebbbad047c4.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]  


  3. Terceiro passo  

3.1. Professor, reflita com os alunos as três perguntas que devemos fazer para agirmos com ética.  

   

img_Q107613_QC438127_4_original.png?1531

Nem tudo que você quer você pode.

Nem tudo que você pode você deve.

Nem tudo que você deve você quer.

 

Disponível em: <http://anttenado.antt.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/campanha-%C3%A9tica-01.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]  

3.2. Divida a turma em grupos. Cada grupo vai escolher uma frase e apresentar uma dramatização sobre ela para os colegas. Ao final de cada apresentação dos grupos, o restante da turma deverá dizer qual a frase que eles estão dramatizando. É fundamental que, na apresentação, fique claro o sentido dado para cada frase.