O que significa essa imagem?
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Texto base: Disponível em: <http://www.mundovestibular.com.br/articles/4857/1/Origem-e-declinio-do-Imperio-Carolingio/Paacutegina1.html/>. Acesso em: 22 nov. 2015.
Enunciado:
Os mapas contam a história de formação e desagregação do Império Carolíngio. Observando-os, é possível construir uma parte desse período importante para a compreensão da formação do Feudalismo.
- a) Identifique três informações que são evidenciadas nos mapas sobre a expansão e término do Império Carolíngio.
- b) Construa um pequeno parágrafo relacionando as informações levantadas.
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(Unit) A probabilidade de um casal heterozigoto, para um determinado caráter, ter uma filha homozigota dominante ou uma filha que seja heterozigota é de
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
Chuva ácida faz com que rios da costa leste dos EUA fiquem alcalinos
Dois terços dos rios na costa leste dos Estados Unidos registram níveis crescentes de alcalinidade, com o que suas águas se tornam cada vez mais perigosas para a rega de plantios e a vida aquática, informaram os cientistas.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 26 ago. 2013 (adaptado).
O aumento da alcalinidade ocorre, porque
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Relacione a coluna da direita com a da esquerda.
a) OLIGARQUIA
b) VOTO DE CABRESTO
c) REGIME POLÍTICO
I. É o nome dado ao conjunto de instituições políticas que estruturam o Estado de maneira a exercer seu poder sobre a sociedade.
II. Refere-se ao governo exercido por um pequeno grupo, que pode ser constituído de pessoas de um partido político, de uma classe social ou de um núcleo familiar; no caso do Brasil, ocorreu nos primeiros anos da república, sob o comando de fazendeiros.
III.Voto dado sob pressão dos coronéis e, muitas vezes, trocado por favores pessoais ou presentes, obras etc.
- Arte - Fundamental | 07. Música Afro-Brasileira
Materiais necessários
- Data show completo ou música gravada com o canto africano sugerido.
- Vídeo do coral cantando a música africana Tchotcholôsa (EMAC UFG). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9BSt7bXHsSo>. Acesso em 27 dez. 2015.
- Vídeo disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Qdi-L9fAtEI>. Acesso em 27 dez. 2015.
- Cartaz com a letra da música em tamanho grande para os alunos acompanharem.
- Filmadora.
Procedimentos
1 º.Outra atividade de canto para os alunos, só que agora envolvendo uma música de tradição africana. Conte para os alunos que a música africana Tchotcholôsa é um canto de trabalho e que ela é muito famosa no mundo, é cantada em vários locais e já é uma música cantada por corais pelo mundo todo. Trazer uma música assim para eles, é mostrar a diversidade de ritmos e melodias que estão presentes no mundo. Da mesma forma que cantamos canções de outros países, nossa música também está presente em toda parte e é apreciada pelas pessoas.
2 º.Apresente os vídeos, com o coral e o outro grupo cantando a música escolhida. Deixe que os alunos se familiarizem com ma letra, que possui palavras mais difíceis.
3 º.Agora peça a eles que acompanhem a música com palmas, tentando marcar o ritmo.
4 º.Peça a primeira tentativa de cantar.
5 º.Peça a eles que percebam que existe uma primeira voz e o coro. Eleja quem gistaria de fazer a primeira voz.
6 º.Ensaie com os alunos a música várias vezes. Peça a eles que identifiquem nos colegas, timbres parecidos e se agrupem, como a formar um coral.
7 º.Depois de muito ensaiar, planeje e execute uma apresentação.
Letra da música e tradução para o português.
Tchotcholôsa (letra com a pronúncia abrasileirada das palavras em Zulu)
.
Tchotcholôsa
Kulê zontaba
Stímela cipume South Africa (pronunciar o nome do país em inglês)
Uên’ uiabalêka
Kulê zontaba
Stímela cipume South Africa
.
(No coro, os Baixos cantam uma letra diferente, onomatopéica: iê-ham-ham, com “h” aspirado.)
.
Tchotcholôsa (tradução para o português)
.
Corra rápido
por sobre as montanhas,
trem que vem da África do Sul.
Vá embora
por sobre as montanhas,
trem que vem da África do Sul.
8 º. Se você filmou, é a hora de mostrar aos alunos o desempenho deles.