“Em 1750, D. José I sucede seu pai, D. João V, no trono de Portugal. (...) Com a mudança do monarca entra em cena Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), que recebe o título de Conde de Oeiras em 1759 e, dez anos mais tarde, o de Marquês de Pombal. (...) O futuro Marquês de Pombal fez-se embaixador em Londres e depois em Viena...”.
(ENDERS, Armelle, História do Rio de Janeiro, Editora Gryphus, p. 69)
Estão entre as reformas promovidas pelo Marquês de Pombal, exceto:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 8.01 Colonização e Independência
Para entender a atual condição política e econômica da África é preciso considerar não apenas os problemas internos do continente, mas, também as relações que os povos africanos estabeleceram com os países centrais da América e da Europa.
A) Elabore um texto demonstrando a crítica central feita pela charge.
B) Cite duas ações de países externos ao continente africano que tenham contribuído para o atual quadro de atraso socioeconômico da África.
- Matemática | 06. Determinantes
(MACKENZIE) Se f(sem(x)) = sem(3x), para todo x ∈ R e A(y), para y ∈ R, , é a matriz 3x3,
o valor de y que satisfaz a equação de t(A(y)) = 2 é
- Literatura | 5.2 Modernismo
(UPF) Tendo surgido no quadro do(a) ___________, São Bernardo, de Graciliano Ramos, é considerado pela crítica como modelo de romance concomitantemente __________ da literatura brasileira.
Assinale a alternativa cujas informações preenchem corretamente as lacunas do enunciado.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(UEFS)
A figura ilustra uma mitocôndria e seus compartimentos, de grande importância para a respiração aeróbia.Com base na análise da ilustração e nos conhecimentos sobre o processo bioenergético desempenhado por essa organela, é correto afirmar: - História - Fundamental | 02. A vida familiar
Faça um esforço e tente imaginar um dia inteiro sem qualquer relógio para marcar o tempo. O primeiro desafio é livrar-se do despertador: será que sem ele você e as outras pessoas da sua família conseguiriam levantar da cama no horário habitual? Depois, você conseguiria chegar para a aula sem estar muito adiantado ou atrasado? E, na escola, como seria definida a hora do recreio? E a duração dele? E a hora da saída? Certamente, algumas pessoas ficariam perdidas no tempo sem o relógio. Há, porém, aqueles que observam mais a natureza e, de alguma forma, se aproveitariam disso para organizar o dia sem o ritmo marcado pelo tic-tac. Foi exatamente assim, observando a natureza, que os povos antigos inventaram seus relógios.
Assinale as alternativas que contêm os instrumentos inventados pelos povos antigos para a contagem do tempo
História - Fundamental | 02. A vida familiarFaça um esforço e tente imaginar um dia inteiro sem qualquer relógio para marcar o tempo. O primeiro desafio é livrar-se do despertador: será que sem ele você e as outras pessoas da sua família conseguiriam levantar da cama no horário habitual? Depois, você conseguiria chegar para a aula sem estar muito adiantado ou atrasado? E, na escola, como seria definida a hora do recreio? E a duração dele? E a hora da saída? Certamente, algumas pessoas ficariam perdidas no tempo sem o relógio. Há, porém, aqueles que observam mais a natureza e, de alguma forma, se aproveitariam disso para organizar o dia sem o ritmo marcado pelo tic-tac. Foi exatamente assim, observando a natureza, que os povos antigos inventaram seus relógios.
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/107/o-tique-taque-dos-velhos-tempos/o-tique-taque-dos-velhos-tempos-0/?searchterm=tempo
Assinale as alternativas que contêm os instrumentos inventados pelos povos antigos para a contagem do tempo