“Em 1750, D. José I sucede seu pai, D. João V, no trono de Portugal. (...) Com a mudança do monarca entra em cena Sebastião José de Carvalho e Melo (1699-1782), que recebe o título de Conde de Oeiras em 1759 e, dez anos mais tarde, o de Marquês de Pombal. (...) O futuro Marquês de Pombal fez-se embaixador em Londres e depois em Viena...”.
(ENDERS, Armelle, História do Rio de Janeiro, Editora Gryphus, p. 69)
Estão entre as reformas promovidas pelo Marquês de Pombal, exceto:
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.1 Pré-Socráticos
(UFU) Desde Tales de Mileto, as explicações sobre o cosmos são realizadas por meio de argumentos, razões plausíveis para que o processo desencadeado pela physis se comporte de determinada maneira. Tais argumentos são confrontados por outros filósofos e, progressivamente, as concepções tornam-se cada vez mais elaboradas. Dessa forma, o pensamento filosófico que emerge nesse movimento distancia-se do pensamento mítico, entre outras razões, por que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.02 Orações Subordinadas Substantivas
Leia a tira a seguir para responder à questão. Disponível em <http://www.charge.com.br>. Acesso em: 1º out. 2013.
Elabore um período composto usando a conjunção subordinativa comparativa ‘como’, comparando os políticos às frutas podres.
- Arte | 6.2 Vanguardas Artísticas
Texto I
SEVERINI, G. A hieroglífica dinâmica do Bal Tabarin. Óleo sobre tela, 161,6 x 156,2 cm. Museu de Arte Moderna, Nova Iorque, 1912. Disponível em: www.moma.org. Acesso em: 18 maio 2013.
TEXTO II
A existência dos homens criadores modernos é muito mais condensada e mais complicada do que a das pessoas dos séculos precedentes. A coisa representada, por imagem, fica menos fixa, o objeto em si mesmo se expõe menos do que antes. Uma paisagem rasgada por um automóvel, ou por um trem, perde em valor descritivo, mas ganha em valor sintético. O homem moderno registra cem vezes mais impressões do que o artista do século XVIII.
LEGÉR, F. Funções da pintura. São Paulo: Nobel, 1989.
A vanguarda europeia, evidenciada pela obra e pelo texto, expressa os ideais e a estética do
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UPE) Louis Pasteur ficou conhecido pelos seus experimentos, realizados por volta de 1860, reforçando a hipótese da biogênese, contribuindo, principalmente, para a Microbiologia e Medicina. Sobre suas contribuições, analise os itens a seguir:
I. Observou, como primeiro cientista, a existência de micro-organismos, que, posteriormente, passou a se chamar bactéria, usando um microscópio de lente simples projetado por ele mesmo.
II. Descobriu que a raiva era transmitida por um agente que não podia ser visto pelo microscópio, revelando assim o mundo dos vírus.
III. Introduziu mudanças nas práticas hospitalares, minimizando a disseminação de doenças provocadas por micróbios.
IV. Desenvolveu técnicas para vacinar cachorros contra a raiva e tratar pessoas mordidas por cães contaminados.
V. Descobriu que as mutações são mecanismos que permitem a seleção natural em bactérias e fungos causadores de doenças.
Estão CORRETOS:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
Determinado bioma brasileiro apresenta vegetação conhecida por perder as folhas e ficar apenas com galhos esbranquiçados, ao passar por até nove meses de seca. As plantas podem acumular água no caule e na raiz, além de apresentarem folhas pequenas, que em algumas espécies assumem a forma de espinhos.
Qual região fitogeográfica brasileira apresenta plantas com essas características?