Na Bélgica, presidenta destaca diversidade cultural brasileira
Na abertura do Festival 1Europalia, em Bruxelas, a presidenta Dilma Rousseff fez uma homenagem à diversidade cultural do Brasil, que estará presente em manifestações artísticas e culturais na capital da Bélgica. Segundo ela, são exposições desde a pré-colonização até a “vanguarda mais experimental em mais de 400 atividades envolvendo as mais variadas linguagens artísticas e manifestações regionais do país”.
Para a presidenta Dilma, a cultura é a expressão maior da alma de uma sociedade e, no momento em que o mundo precisa reaprender a importância do diálogo, o Brasil e a América do Sul têm a oferecer a capacidade de conviver em paz nessa diversidade.
“A diversidade cultural do Brasil integra nossas raízes históricas. 2Somos um país mestiço, no qual migrantes de todas as regiões do mundo somam-se às três matrizes onde surgiram o povo brasileiro: a indígena, a europeia e a africana. Eis uma mistura que nos orgulha e define. 3Os brasileiros orgulham-se muito de seu patrimônio cultural e de suas tradições populares, mas também ousam reinventá-los e reinterpretá-los. Mostraremos aqui, na Europalia, 4um pouco dessa cultura viva em movimento permanente.”
5A presidenta avaliou ainda que o Festival Europalia poderá contribuir para que a Europa supere “os percalços do momento”. Além disso, acrescentou, “é mais um passo no aprofundamento do conhecimento mútuo, fundamental para a construção do mundo mais democrático, aberto e plural que todos queremos”.(Disponível em blog.planalto.gov.br. Acesso: terça-feira, 4 de outubro de 2011.)
1 Europalia: Festival Internacional de Cultura da Europa, que homenageia, este ano, o Brasil.
Releia: “A presidenta avaliou ainda que o Festival Europalia poderá contribuir para que a Europa supere os ‘percalços do momento’.” (referência 5)
A oração destacada nesse período indica circunstância de: