![](https://www.explicae.com.br/app/uploads/avatars/488398d8-b769-4423-a185-59c92b41dac9-1617046693588.png)
Disponível em: https://sites.psu.edu. Acesso em: 12 jun. 2018.
Os recursos usados nesse pôster de divulgação de uma campanha levam o leitor a refletir sobre a necessidade de
Questões relacionadas
- História | 5.1 Expansão Marítima
(FAMERP) A expansão marítima europeia, processo histórico ocorrido entre os séculos XV e XVII, contribuiu para que a Europa superasse a crise dos séculos XIV e XV. Através das Grandes Navegações, houve uma expansão das atividades comerciais, contribuindo para o processo de acumulação de capitais na Europa. O contato comercial entre todas as partes do mundo (Europa, Ásia, África e América) torna possível uma história em escala mundial, favorecendo uma ampliação dos conhecimentos geográficos e o contato entre culturas diferentes.
Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAOMARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html. Acesso em: 05 abr. 2015. (adaptado).
A expansão comercial e marítima europeia iniciada a partir do século XV foi impulsionada pelo(s) seguinte(s) fator(es):
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
(UNESP-SP) Entre os fatores que contribuíram para o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), podemos citar:
- Geografia | 6.4 Transportes
(ESPCEX) O sistema de transporte é um elemento determinante da competitividade das mercadorias produzidas por um país nos mercados internos e externos, uma vez que os custos de transporte incidem sobre os custos das matérias-primas e dos produtos finais.
Sobre os diferentes modais de transporte no Brasil, pode-se afirmar que
I. o modal hidroviário é o que apresenta o menor consumo de combustível por tonelada transportada, contudo a implantação de hidrovias no País envolve obras civis de forte impacto ambiental e de elevado custo.
II. em virtude do predomínio do modal rodoviário no transporte de carga e da sua maior flexibilidade nos percursos, a política de transporte brasileira continua, quase que exclusivamente, baseada na expansão e modernização das rodovias.
III. no que se refere ao modal ferroviário, a Ferronorte é um empreendimento que visa facilitar o escoamento da produção agrícola do Mato Grosso e Rondônia, tanto pelos portos de São Paulo como pelos da Região Norte do País.
IV. a implantação e a expansão das redes intermodais, principalmente no que diz respeito à conexão de infraestruturas entre os diferentes modais de transporte, ampliarão a fluidez dos fluxos de bens e de pessoas, ao mesmo tempo que contribuirão para a desconcentração das atividades econômicas no País.
V. o transporte aéreo de carga suplanta o transporte de passageiro em termos de importância para a aviação comercial no Brasil e no mundo, haja vista o significativo valor monetário das mercadorias que circulam pelas vias aéreas.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- Língua Portuguesa
Scientific American Brasil, ano 11, n. 134, jul. 2013 (adaptado).
Para atingir o objetivo de recrutar talentos, esse texto publicitário
- Biologia | 11.8 Sistema Sensorial
(UFF) “Dizer que o som das vuvuzelas usadas pelos sul-africanos nos estádios é ensurdecedor não é exagero. Uma fundação suíça ligada a uma empresa fabricante de aparelhos auditivos alertou os torcedores da Copa que uma vuvuzela faz mais barulho que uma motosserra e que tal barulho pode prejudicar a audição de espectadores e jogadores.”
(O globo on line, 07/06/2010 às 19:05)
Supondo que um torcedor tenha a orelha média afetada pelo som da vuvuzela, as estruturas que podem sofrer danos, além do tímpano, são as seguintes: