Explique a afirmativa:
Os escravos são os pés e mãos dos senhores de engenho
Questões relacionadas
- Filosofia | 2.2 Clássica
Sócrates: Imaginemos que existam pessoas morando numa caverna. Pela entrada dessa caverna entra a luz vinda de uma fogueira situada sobre uma pequena elevação que existe na frente dela. Os seus habitantes estão lá dentro desde a infância, algemados por correntes nas pernas e no pescoço, de modo que não conseguem mover-se nem olhar para trás, e só podem ver o que ocorre à sua frente. [...] Naquela situação, você acha que os habitantes da caverna, a respeito de si mesmos e dos outros, consigam ver outra coisa além das sombras que o fogo projeta na parede ao fundo da caverna?
PLATÃO. A República. In: PERINE, M.São Paulo: Editora Scipione, 2002. (Adaptação)
As sombras, no “Mito da caverna”, de Platão, representam metaforicamente
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto para a questão.
Texto 1
Que tal deixar o celular em casa? Você conhece criança da sua idade que não tem celular, não conhece? Uma não, várias! [...] Mas sabe que muitas nem ligam para o fato de não terem um celular [...]? É que, no intervalo, elas brincam com os colegas e nem sentem falta desse “conversê” e desse blá-blá-blá que acontece por SMS. Elas conversam diretamente com os colegas quando querem contar alguma coisa e trocar ideias. [...] Pensando bem, o celular é quase um brinquedo para você. E, não sei se vai se lembrar, mas, quando era pequeno e ia para a escola infantil, havia o “dia do brinquedo”. Só nesse dia era possível levar um jogo de casa, para poder aproveitar melhor tudo o que havia na escola. Faz sentido, não faz? Então, que tal deixar seu aparelho celular em casa quando vai à escola? Garanto que só vai sentir falta dele nos primeiros dias, depois nem vai se lembrar. Experimente! SAYÃO, Rosely. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/colunas/
quebracabeca/2014/04/1445514-que-tal-deixar-o-celular-em-casa.shtml>.
Acesso em: 12 fev. 2017. Fragmento.
Releia o trecho do texto 1:
“sentem falta desse “ conversê” e desse blá-blá-blá que acontece por SMS”.
As palavras em destaque referem-se a conversas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
CASO SEJA IDENTIFICADA COMO INADEQUADA, escreva cada uma dessas expressões ADEQUADAMENTE seguindo a consulta realizada e a Regência de cada um dos verbos.
A Ambiguidade consiste em um vício de linguagem ao estabelecer em determinada mensagem dois sentidos, provocados pela má organização das palavras na frase. Além disso, a Ambiguidade pode ser também provocada no que chamamos de polissemia, na possibilidade de uma palavra apresentar vários sentidos em um contexto: algo duvidoso, incerto.
Analise o anúncio publicitário a seguir, do desodorante masculino produzido pela empresa Unilever – empresa fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes. Em seguida, responda as questões 33, 34 e 35.
- Ciências - Fundamental | 11. Fenômenos Naturais e Impactos Ambientais
Texto base: Leio o texto para responder à questão.
Por qual motivo as abelhas estão sumindo em várias partes do planeta?
Entre as possíveis causas estão o uso excessivo de pesticidas, como os neonicotinoides, excesso de parasitas que afetam esses insetos, poluição do ar e da água, além do estresse causado pelo gerenciamento inadequado das colmeias. Investigar essas e outras hipóteses é importante, porque pode evitar um possível caos ambiental. Para se ter ideia, segundo a ONU, os serviços de polinização prestados por esses insetos no mundo – seja no ecossistema ou nos sistemas agrícolas -- são avaliados em US$ 54 bilhões por ano. Além disso, 73% das espécies vegetais cultivadas no mundo são polinizadas por alguma espécie de abelha. Os testes são feitos com quatro colmeias. Duas vivem no ambiente natural da região, que é considerada uma das menos impactadas pela poluição do ar e da água. As outras duas estão a um quilômetro de distância e recebem constantemente pequenas doses de agrotóxicos neonicotinoides no alimento. Esses agrotóxicos já foram banidos em alguns países por suspeita de intoxicar as abelhas, em um fenômeno chamado de “distúrbio do colapso das colônias”, quando os insetos não retornam às colmeias e morrem devido à excessiva exposição a determinados compostos químicos. Os primeiros resultados dos testes mostraram que as abelhas com sensores que tiveram contato com os defensivos demoravam mais para voltar à colmeia – ou nem voltavam. “Os neonicotinoides alteraram o comportamento delas”, disse o cientista Souza.
Disponível em: <http://g1.globo.com/natureza/noticia/2014/03/brasileiro-cria-microssensor-para-estudar-sumico-de-abelhas-no-mundo.html -24;03;2014>. Acesso em: 22 set. 2016. Adaptado.
Enunciado:
O texto ao utilizar o termo “distúrbio do colapso das colônias” para se referir à colmeia está:
- Matemática | 1.03 Frações
O remador amazonense Aílson Eráclito da Silva, cuja massa é de aproximadamente 72 kg, compete na categoria single skiff, com um barco cuja massa é de 14 kg. Sendo a massa específica da água igual a 1 000 kg/m3 , é correto afirmar que, quando Aílson está sentado em seu barco e em repouso na superfície da água, o volume do barco, em m3 , que fica submerso é igual a