Leia o gráfico que mostra quantas pessoas, em média, assistem a alguns jogos de futebol e responda
Sobre as informações do gráfico, podemos afirmar que
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Quem recebe mesada ou semanada de seus pais?
b) Se recebem, como vocês gastam suas mesadas?
c) Vocês sabem como gastar a mesada/semanada? Explique.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia com os alunos as dicas de como se deve gastar uma mesada/semanada.
2.2. Divida a turma em sete grupos. Cada grupo ficará responsável de fazer um cartaz sobre uma dica de como gastar uma mesada/semanada.
2.3. Divulgue os cartazes dos alunos pela escola.
Disponível em: <https://www.clickconta.com.br/html/clickconta/olho-grana/vale-saber/voce-sabe-como-gastar-sua-mesada.shtm>. Acesso em: 3 mai. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, solicite aos alunos que imaginem e escrevam um diálogo desta família no supermercado.
3.2. Pergunte aos alunos se eles acham importante fazer as 3 perguntas antes de comprar algo. Por quê?
Família no supermercado
Diálogo
Na hora de comprar, vale fazer 3 perguntas:
Preciso mesmo comprar isso?
Se sim, preciso agora?
Posso pagar por isso?
Disponível em: <https://img3.stockfresh.com/files/m/monkey_business/m/67/82749_stock-photo-family-having-disagreement-in-supermarket.jpg >. Acesso em: 3 mai. 2018.
Disponível em: <https://www.clickconta.com.br/html/clickconta/olho-grana/vale-saber/planejamento-financeiro.shtm>. Acesso em: 3 mai. 2018.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.11 Poema
Leia o poema abaixo para responder à questão
. Direitos e deveres
Direitos e deveres
palavras que devem ser gravadas.
Se os direitos você quer,
deveres também terá. Direito à educação,
dever da cidadania.
Ser um grande cidadão
com direito à moradia. Ter saúde e segurança,
e viver com tranquilidade.
São direitos da criança
e também da terceira idade. Não podemos nos esquecer,
de que vivemos em sociedade.
Cumprir deveres e ter direitos
é buscar felicidade. Regina Célia Villaça Lima
Nos versos “São direitos da criança / e também da terceira idade” a expressão em destaque significa a fase
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Graças à fala, humanos podem facilmente trocar ideias e conhecimentos, filosofar em voz alta e fazer planos sobre como mudar o mundo.
Na prática, contudo, a fala é usada quase a metade do tempo para tratar do próprio umbigo e comunicar como nós mesmos nos sentimos, do que gostamos ou o que pensamos. De 30% a 40% da fala cotidiana trata de experiências próprias ou relacionamentos e incríveis (mas não surpreendentes) 80% dos "posts" em mídias sociais servem para irradiar ao universo a vida pessoal de cada um.
É claro que há várias vantagens em falar de si mesmo. Fazendo isso, compartilhamos experiências e aprendemos uns com os outros, um benefício talvez já grande o suficiente para garantir que, evolutivamente, o hábito de falar de si mesmo fosse mantido e passado adiante.
HERCULANO-HOUZEL, Suzana. Deixa eu falar de mim! Disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/colunas/. Acesso em: 06 ago. 2012. (Fragmento)
Considerando o articulador em destaque no texto anterior, pode-se afirmar que se constrói, entre o primeiro e o segundo parágrafo, uma relação de
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UEL) Sabe-se que, na fabricação de muitos sorvetes, são utilizados essências artificiais, as quais apresentam o cheiro agradável das frutas. Estes odores devem-se, principalmente, à presença de ésteres. A seguir, estão os nomes de alguns ésteres e a indicação de suas respectivas frutas.
Abacaxi – butanoato de etila.
Framboesa – metanoato de isobutila.
Pêssego – metanoato de etila.
Maçã verde – etanoato de butila.
Damasco – butanoato de butila.
O sorvete cuja essência foi obtida a partir da reação do ácido metanoico com o 2-metil propanol-1 terá aroma de
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2014 3ª APLICAÇÃO) Nunca tinha ido ao teatro, e mais de uma vez, ouvindo dizer ao Meneses que ia ao teatro, pedi-lhe que me levasse consigo. Nessas ocasiões, a sogra fazia uma careta, e as escravas riam à socapa; ele não respondia, vestia-se, saía e só tomava na manhã seguinte. Mais tarde é que eu soube que o teatro era um eufemismo em ação. Meneses trazia amores com uma senhora, separada do marido, e dormia fora de casa uma vez por semana. Conceição padecera, a princípio, com a existência da comborça; mas, afinal, resignara-se, acostumara-se, e acabou achando que era muito direito.
ASSIS, M. et al. Missa do galo: variações sobre o mesmo tema. São Paulo: Summus, 1977 (fragmento).
No fragmento desse conto de Machado de Assis, "ir ao teatro" significa "ir encontrar-se com a amante".
O uso do eufemismo como estratégia argumentativa significa