Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos:
a) Quem recebe mesada ou semanada de seus pais?
b) Se recebem, como vocês gastam suas mesadas?
c) Vocês sabem como gastar a mesada/semanada? Explique.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia com os alunos as dicas de como se deve gastar uma mesada/semanada.
2.2. Divida a turma em sete grupos. Cada grupo ficará responsável de fazer um cartaz sobre uma dica de como gastar uma mesada/semanada.
2.3. Divulgue os cartazes dos alunos pela escola.
Disponível em: <https://www.clickconta.com.br/html/clickconta/olho-grana/vale-saber/voce-sabe-como-gastar-sua-mesada.shtm>. Acesso em: 3 mai. 2018.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, solicite aos alunos que imaginem e escrevam um diálogo desta família no supermercado.
3.2. Pergunte aos alunos se eles acham importante fazer as 3 perguntas antes de comprar algo. Por quê?
Família no supermercado
Diálogo
Na hora de comprar, vale fazer 3 perguntas:
Preciso mesmo comprar isso?
Se sim, preciso agora?
Posso pagar por isso?
Disponível em: <https://img3.stockfresh.com/files/m/monkey_business/m/67/82749_stock-photo-family-having-disagreement-in-supermarket.jpg >. Acesso em: 3 mai. 2018.
Disponível em: <https://www.clickconta.com.br/html/clickconta/olho-grana/vale-saber/planejamento-financeiro.shtm>. Acesso em: 3 mai. 2018.