Explicaê

01

Materiais:

 Materiais diversos: chaves, tampinhas de alumínio, folhas secas, sementes, papel alumínio, papel cartão, papel celofane, papel crepom, moedas, seixos, etc.;

Computador com internet e caixas amplificadoras de som.

Atividade:

 - Trabalhe com a turma a definição de instalação artística.

 - Mostre os vídeos a seguir para que possam relacionar os sons da natureza com os sons dos diversos materiais disponíveis:

·         Vento com chuva

https://www.youtube.com/watch?v=to9cKJbT-mY&list=PL7NTmPW6qIlr05tqxtAM4uG3c99G0ZfNr&index=7

·         Vento batendo nas folhas

https://www.youtube.com/watch?v=Ze71f5fungc

·         Chuva com trovões

https://www.youtube.com/watch?v=8QeJ4QMCxeA

·         Vento do deserto

https://www.youtube.com/watch?v=onjDjKzik1I

·         Dia chuvoso com passarinhos

https://www.youtube.com/watch?v=hM4zouquPGQ

·         Floresta tropical

https://www.youtube.com/watch?v=c2NnjwKhS0o

- Leia as matérias:

Músico recicla e reproduz em instrumentos os sons da natureza

https://www.youtube.com/watch?v=spNeDM98aCQ

Instrumentos musicais de material de sucata que reproduzam os sons da natureza

https://condominiomusical.wordpress.com/instrumentos-de-sucata/

- Em um espaço da escola, disponibilize os materiais que os alunos identificaram e selecionaram no exercício anterior.

- Separe-os por grupos, definindo um critério.

*Ex: terra, água e ar. Faça uma placa com a palavra “AR” escrita e coloque próxima a ela os materiais que os alunos classificaram como remetentes ao som do vento.

- Convide outras turmas para participares da instalação, experimentando as possibilidades sonoras dos materiais e sua similaridade com os sons da natureza.