Materiais:
Materiais diversos: chaves, tampinhas de alumínio, folhas secas, sementes, papel alumínio, papel cartão, papel celofane, papel crepom, moedas, seixos, etc.;
Computador com internet e caixas amplificadoras de som.
Atividade:
- Trabalhe com a turma a definição de instalação artística.
- Mostre os vídeos a seguir para que possam relacionar os sons da natureza com os sons dos diversos materiais disponíveis:
· Vento com chuva
https://www.youtube.com/watch?v=to9cKJbT-mY&list=PL7NTmPW6qIlr05tqxtAM4uG3c99G0ZfNr&index=7
· Vento batendo nas folhas
https://www.youtube.com/watch?v=Ze71f5fungc
· Chuva com trovões
https://www.youtube.com/watch?v=8QeJ4QMCxeA
· Vento do deserto
https://www.youtube.com/watch?v=onjDjKzik1I
· Dia chuvoso com passarinhos
https://www.youtube.com/watch?v=hM4zouquPGQ
· Floresta tropical
https://www.youtube.com/watch?v=c2NnjwKhS0o
- Leia as matérias:
Músico recicla e reproduz em instrumentos os sons da natureza
https://www.youtube.com/watch?v=spNeDM98aCQ
Instrumentos musicais de material de sucata que reproduzam os sons da natureza
https://condominiomusical.wordpress.com/instrumentos-de-sucata/
- Em um espaço da escola, disponibilize os materiais que os alunos identificaram e selecionaram no exercício anterior.
- Separe-os por grupos, definindo um critério.
*Ex: terra, água e ar. Faça uma placa com a palavra “AR” escrita e coloque próxima a ela os materiais que os alunos classificaram como remetentes ao som do vento.
- Convide outras turmas para participares da instalação, experimentando as possibilidades sonoras dos materiais e sua similaridade com os sons da natureza.