No ano de 2000, um vazamento em um duto de óleo na baía de Guanabara (RJ) causou um dos maiores acidentes ambientais do Brasil. Além de afetar a fauna e a flora, o acidente abalou o equilíbrio da cadeia alimentar de toda a baía. O petróleo forma uma película na superfície da água, o que prejudica as trocas gasosas da atmosfera com a água e desfavorece a realização de fotossíntese pelas algas, que estão na base da cadeia alimentar hídrica. Além disso, o derramamento de óleo contribuiu para o envenenamento das árvores e, consequentemente, para a intoxicação da fauna e flora aquáticas, bem como conduziu à morte diversas espécies de animais, entre outras formas de vida, afetando também a atividade pesqueira.
LAUBIER, L. Diversidade da Maré Negra. In: Scientific American Brasil. 4(39), ago. 2005 (adaptado
A situação exposta no texto e suas implicações:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 06. Instrumentos Musicais
Leia o texto abaixo:
"No século XIX, pela necessidade de catalogar uma coleção de instrumentos musicais e expô-los no Museu de Instrumentos Musicais de Bruxelas, o organologista Victor Mahillon concebeu um sistema que separava os instrumentos em quatro categorias: autofones, membranofones, cordofones e aerofones. Mais tarde, seu sistema foi ampliado por Curt Sachs e Erich von Hornbostel, dando origem ao chamado Sistema Hornbostel-Sachs de classificação dos instrumentos musicais. Além de mudarem o nome dos autofones para idiofones, dentre outras coisas, eles alteraram a forma de subdividir as categorias. Frequentemente, utiliza-se como critério principal nesse tipo de classificação a forma como o som é produzido. Esse é o critério utilizado nos sistemas de Curt Sachs e Erich von Hornbostel, no de Victor Mahillon, e em outros sistemas mais recentes, inclusive os que incluem a categoria dos eletrofones."
Sabe-se que alguns aerofones:
- Literatura | 4.1 Romantismo
Texto 1
Canção do exílio
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
[...]
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar — sozinho, à noite —
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu’inda aviste as palmeiras
Onde canta o Sabiá.
DIAS, G. Poesia e prosa completas. Rio de Janeiro: Aguilar, 1998.
Texto 2
Canto de regresso à Pátria
Minha terra tem palmares
Onde gorjeia o mar
Os passarinhos daqui
Não cantam como os de lá
Minha terra tem mais rosas
E quase tem mais amores
Minha terra tem mais ouro
Minha terra tem mais terra
Ouro terra amor e rosas
Eu quero tudo de lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte para lá
Não permita Deus que eu morra
Sem que volte pra São Paulo
Sem que eu veja a rua 15
E o progresso de São Paulo
ANDRADE, O. Cadernos de poesia do aluno Oswald. São Paulo: Círculo do Livro, s/d.
Os textos 1 e 2, escritos em contextos históricos e culturais diversos, enfocam o mesmo motivo poético: a paisagem brasileira entrevista a distância. Analisando-os, conclui-se que
- Química | 3. Química Orgânica
Um processo petroquímico gerou a mistura, em partes iguais, dos alcinos com fórmula molecular C6 H10. Por meio de um procedimento de análise, determinou-se que essa mistura continha 24 gramas de moléculas de alcinos que possuem átomo de hidrogênio ligado a átomo de carbono insaturado.
A massa da mistura, em gramas, corresponde a:
- Língua Inglesa | 1.2 Competências e Habilidades
Leia o texto a seguir, extraído do livro He knows too much, e responda à questão.
Chapter 1 - Madras 1986
“He knows too much. I must ask you to do nothing.”
“But this time I caught him in the act. I have proof, witnesses, everything. There is no possible doubt.”
“I said he knows too much! The company can’t afford to have any problems. Our position is very sensitive in this country. We can’t afford to take risks. I am telling you once again – you will do nothing. And if there is any trouble, I’m afraid I shall have to hold you personally responsible. So be sensible for once in your life.”
“I see. So you are telling me to close my eyes to corruption and behave as if nothing has happened. Is that right?”
“I didn’t put it quite like that. But, if you insist, yes. What Vish does or doesn’t do is a minor matter compared with the company’s global strategy. Just try to get things in perspective. After all, you won’t be stuck in Madras for ever – I’ll make sure that you are not. So just go with the flow for a bit longer. When you’re in your next post this will all seem a very long way away, I can assure you. But meantime, no trouble. I hope I’ve made myself clear. Oh, and, by the way, I advise you to forget that we have had this conversation. Goodbye.”
Dick Sterling put the phone down. His hands were trembling. He was furious with himself for failing to persuade his boss in Delhi, Keith Lennox, to support him, and was disgusted at the mixture of veiled threats and vague promises Lennox had made.
Adapted from MALEY, Alan. He knows too much. Cambridge University Press, 1999. p.6
The sentence “So just go with the flow for a bit longer.” (paragraph 5), the expression go with the flow means
- Geografia | 5.1 População
Em junho de 2013, várias manifestações mobilizaram a população das capitais brasileiras. A fotografia mostra a ocupação da área externa do Congresso Nacional por manifestantes:
É inevitável a comparação com as grandes manifestações ocorridas anteriormente, como a Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro, em 1968. Se, nesta, a extensão e o tipo de repressão policial aumentaram o custo da participação e restringiram o escopo da manifestação a um grupo mais restrito e específico de manifestantes, na de agora, 45 anos depois, o uso de meios não letais de repressão baixou o risco de danos e aumentou, por consequência, a presença de uma gama mais ampla de setores da sociedade. Uma coisa é bala de chumbo e o grito de “abaixo a ditadura”; outra é bala de borracha e o aviso de que o “pote de mágoa vazou”.
Marly Motta Adaptado de noticias.uol.com.br.
Uma diferença entre as manifestações populares na sociedade brasileira datadas do ano de 1968 e as ocorridas em junho de 2013 está associada hoje à vigência de: