Nos últimos anos, temos visto cada vez mais notícias sobre as mudanças que o planeta está enfrentando, como o aumento das temperaturas, o derretimento das geleiras e a perda da biodiversidade. Diante dessa situação, é importante que cada um de nós faça a sua parte para preservar a natureza e reduzir os impactos das atividades humanas no planeta.
Quais são as principais atitudes que as pessoas podem tomar para contribuir com a preservação da natureza?
Questões relacionadas
- Sociologia - Fundamental | 4. Estratificação e Desigualdade Social
Verifique as charges a seguir:
Após a análise das charges, responda:
DESCREVA a principal diferença que fica evidenciada entre as famílias ricas e as pobres. CITE duas consequências sociais negativas decorrentes da situação 1.
- Biologia | 12.1 Conceitos Básicos
Quanto aos níveis de organização biológica, assinale a alternativa CORRETA.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
O rumor crescia, condensando-se; o zunzum de todos os dias acentuava-se; já se não destacavam vozes dispersas, mas um só ruído compacto que enchia todo o cortiço. [...]. Sentia-se naquela fermentação sanguínea, naquela gula viçosa de plantas rasteiras que mergulhavam os pés vigorosos na lama preta e nutriente da vida, o prazer animal de existir, a triunfante satisfação de respirar sobre a terra.
AZEVEDO, A. O Cortiço. Belo Horizonte: Editora Garnier-Itatiaia, 2011.
TEXTO II
Fabiano ia satisfeito. Sim senhor, arrumara-se. Chegara naquele estado, com a família morrendo de fome, comendo raízes. Caíra no fim do pátio, debaixo de um juazeiro, depois tomara conta da casa deserta. Ele, a mulher e os filhos tinham-se habituado à camarinha escura, pareciam ratos – e a lembrança dos sofrimentos passados esmorecera. [...]
– Fabiano, você é um homem, exclamou em voz alta.
Conteve-se, notou que os meninos estavam perto, com certeza iam admirar-se ouvindo-o falar só. E, pensando bem, ele não era homem: era apenas um cabra ocupado em guardar coisas dos outros. Vermelho, queimado, tinha os olhos azuis, a barba e os cabelos ruivos; mas como vivia em terra alheia, cuidava de animais alheios, descobria-se, encolhia-se na presença dos brancos e julgava-se cabra.
Olhou em torno, com receio de que, fora os meninos, alguém tivesse percebido a frase imprudente. Corrigiu-a, murmurando:
– Você é um bicho, Fabiano.
Isto para ele era motivo de orgulho. Sim senhor, um bicho, capaz de vencer dificuldades.
Chegara naquela situação medonha – e ali estava, forte, até gordo, fumando seu cigarro de palha.
– Um bicho, Fabiano. [...]
Agora Fabiano era vaqueiro, e ninguém o tiraria dali. Aparecera como um bicho, entocara-se como um bicho, mas criara raízes, estava plantado.
RAMOS, G. Vidas secas. Rio de Janeiro: Editora Record, 2007.
Os fragmentos, narrados em terceira pessoa, apresentam a semelhança entre as personagens e o mundo animal e vegetal. A caracterização presente nos fragmentos permite considerar que
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
Por conseguinte, todo homem, ao consentir com outros em formar um único corpo político sob um governo único, assume a obrigação, perante todos os membros dessa sociedade, de submeter-se à determinação da maioria e acatar a decisão desta. Do contrário, esse pacto original, pelo qual ele, juntamente com outros, se incorpora a uma sociedade, não teria nenhum significado e não seria pacto algum,caso ele fosse deixado livre e sob nenhum outro vínculo além dos que tinha antes no estado de natureza.
LOCKE,J. Doistratados sobre o governo.São Paulo: Martins Fontes, 1998.
John Locke foi um filósofo britânico do século XVII, neste excerto, este pensador defende que
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
O acesso à educação profissional e tecnológica pode mudar a vida de milhões de jovens em todo o país: há uma nova lei do estágio. Com a nova lei, o governo federal define o estágio profissional como ato educativo e determina medidas para que esta atividade contribua para familiarizar o futuro profissional com o mundo do trabalho. Entre as medidas estabelecidas, estão: a obrigatoriedade da supervisão por parte do professor da instituição de origem do estudante com o auxílio de um profissional no local de trabalho, a definição de jornada máxima de trabalho de quatro a seis horas.
Carta na Escola. Nº 32, dez. 2008/jan. 2009 (adaptado).
Ao listar as mudanças ocorridas na legislação referente ao estágio, o autor do texto tem como objetivo: