Nos últimos anos, temos visto cada vez mais notícias sobre as mudanças que o planeta está enfrentando, como o aumento das temperaturas, o derretimento das geleiras e a perda da biodiversidade. Diante dessa situação, é importante que cada um de nós faça a sua parte para preservar a natureza e reduzir os impactos das atividades humanas no planeta.
Quais são as principais atitudes que as pessoas podem tomar para contribuir com a preservação da natureza?
Questões relacionadas
- Química | 2.8 Radioatividade
(FUVEST) O ano de 2017 marca o trigésimo aniversário de um grave acidente de contaminação radioativa, ocorrido em Goiânia em 1987. Na ocasião, uma fonte radioativa, utilizada em um equipamento de radioterapia, foi retirada do prédio abandonado de um hospital e, posteriormente, aberta no ferro-velho para onde fora levada. O brilho azulado do pó de césio-137 fascinou o dono do ferro-velho, que compartilhou porções do material altamente radioativo com sua família e amigos, o que teve consequências trágicas. O tempo necessário para que metade da quantidade de césio-137 existente em uma fonte se transforme no elemento não radioativo bário-137 é trinta anos.
Em relação a 1987, a fração de césio-137, em % que existirá na fonte radioativa 120 anos após o acidente, será, aproximadamente:
- Filosofia | 4.2 Teorias Políticas
O homem natural é tudo para si mesmo; é a unidade numérica, o inteiro absoluto, que só se relaciona consigo mesmo ou com seu semelhante. O homem civil é apenas uma unidade fracionária que se liga ao denominador, e cujo valor está em sua relação com o todo, que é o corpo social. As boas instituições sociais são as que melhor sabem desnaturar o homem, retirar-lhe sua existência absoluta para dar-lhe uma relativa, e transferir o eu para a unidade comum, de sorte que cada particular não se julgue mais como tal, e sim como uma parte da unidade, e só seja percebido no todo.
ROUSSEAU, J. J. Emílio ou da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
A visão de Rousseau em relação à natureza humana, conforme expressa o texto, diz que
- Química | 2.8 Radioatividade
Em cinco anos, se não faltarem recursos orçamentários, o Brasil poderá se tornar autossuficiente na produção de radioisótopos, substâncias radioativas que podem ser usadas no diagnóstico e no tratamento de várias doenças, além de ter aplicações na indústria, na agricultura e no meio ambiente. O ouro-198, por exemplo, é um radioisótopo que tem sido frequentemente empregado pela chamada “Medicina Nuclear” no diagnóstico de problemas no fígado.
Supondo que um paciente tenha ingerido uma substância contendo 5,6 mg de 198 Au, a massa (em miligramas) remanescente no organismo do mesmo depois de 10,8 dias será igual a:
Observação: Admita que não tenha ocorrido excreção do radioisótopo pelo paciente durante o período de tempo descrito no texto.
Dado: t1/2 do 198 Au = 2,7 dias.
- Sociologia - Fundamental | 3. Mundo do Trabalho
Analise a imagem do modelo T da Ford que em 2008 completou 100 anos de produção.
Disponível em: <http://estilo.ig.com.br/noticia>. Acesso em: 24 set. 2012.
Explique o funcionamento do modelo de produção retratado na imagem
- Sociologia - Fundamental | 3. Mundo do Trabalho
. Analise a imagem e leia o texto a seguir.
A Brabus, empresa especialista em customização de veículos, decidiu utilizar recursos de alta tecnologia em um de seus produtos. A companhia transformou uma van da marca Mercedes-Benz em um escritório ambulante high-tech, de acordo com o site "tom's Hardware". Batizado de Brabus iBusiness 3D, o veículo tem uma lista de gadgets que inclui uma TV 3D Sony de 32 polegadas, um video game Playstation 3, dois iPads (com mouse e teclado bluetooth, claro), um Mac Mini, geladeira, cafeteira e todo um sistema de som e vídeo comandado por um iPod Touch de 64 GB.
Disponível em: < http://noticias.bol.uol.com.br/tecnologia/2012/09/10/empresa-transforma-van-em-escritorio-de-alta-tecnologia.jhtm >. Acesso em: 22 set. 2012.
Explique o significado do termo high-tech.
Cite exemplos de três setores da economia mundial considerados mais dinâmicos na fase high-tech.