Tatuagem e emprego
Ao mesmo tempo em que fazer uma tatuagem pode ser “cool”, ela pode ser um dos motivos para a pessoa não conseguir um emprego. Embora isso hoje esteja mudando, ainda existem algumas restrições. Não é toda empresa que aceita que seu funcionário use piercing ou tenha tatuagem que fique à mostra. O indivíduo que deseja entrar numa empresa de advocacia, consultoria ou auditoria pode esquecer a ideia de fazer uma tatuagem. Agora, se quiser trabalhar com atividades menos tradicionais, em que o ambiente é menos rígido, como agências de publicidade, escritórios de arquitetura, empresas de internet e veículos de comunicação, isso não costuma ser um grande problema.
O fato é que, na hora da entrevista com o empregador, tatuagens em áreas como pescoço, nuca, braços, entre outros lugares de fácil observação, podem prejudicar a escolha, principalmente se o candidato tiver tatuagens enormes ou em quantidade elevada. A maior parte das empresas quer uma aparência mais “clean”.
Adaptado de: TATUAGEM E MERCADO DE TRABALHO.
http://vidadejovem.com.br/trabalho/tatuagem-x-mercado-de-trabalhotatuagem-pode-fechar-as-portas-de-empregos/, Acesso: 13 out. 2013.
Analise as seguintes afirmações sobre o vocabulário do texto.
I. Ambas as formas estão corretas: ‘A maior parte das empresas quer uma aparência mais clean’ / ‘A maior parte das empresas querem uma aparência mais clean’.
II. Em “agências de publicidade” e “veículos de comunicação”, há duas palavras acentuadas graficamente pelo mesmo motivo: são paroxítonas terminadas por ditongo.
III. As duas palavras estrangeiras “cool” e “clean”, pelo sentido que ocupam no texto, poderiam ser naturalmente substituídas por ‘assustador’ e ‘bonita’, em português.
IV. Em “O indivíduo que deseja entrar em uma empresa de advocacia...”, ‘entrar’, no contexto do texto, é o mesmo que ‘adentrar’, ‘ir para dentro’.
V. Em ‘... pode esquecer a ideia de fazer uma tatuagem’, a palavra ‘ideia’, pelas novas regras, não é mais acentuada graficamente.
Assinale a alternativa CORRETA: