As atividades nos engenhos de açúcar
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 05. Geometria
A figura seguinte mostra um retângulo com as medidas de seus lados, que são as ruas de um quarteirão numa cidade.
Observa-se que em cada ponta (vértice) do retângulo estão representadas as casas de quatro pessoas.
Para ir até a casa de Felipe, João caminhou de sua casa até a casa de Alice. Em seguida, andou até a casa de Marina e depois foi até a casa de Felipe.
Se ele tivesse saído de sua casa e caminhado direto até a casa de Felipe pelo trajeto mais curto, quantos metros a menos ele caminharia?
- Ciências - Fundamental | 10. Especiação
Leia o texto a seguir.
Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-2/introducao-especies-exoticas-sempre-nociva-natureza-656035.shtml>. Acesso em: 2 out. 2012 (Adaptação).
Cite uma espécie presente no cotidiano que se enquadra no conceito de “praga” dado pelo texto e escreva uma consequência negativa que ela acarreta ao meio ambiente.
- História | 6.15 Descolonização
A “África” tem sido incessantemente recriada e desconstruída. A “África” tem sido um ícone contestado, tem sido usada e abusada, tanto pela intelectualidade quanto pela cultura de massas; tanto pelo discurso da elite quanto pelo discurso popular sobre a nação e os povos que, supostamente, criaram e se misturaram no Novo Mundo; e, por último, tanto pela política conservadora como pela progressista.
SANSONE, L. Da África ao afro: uso e abuso da África entre os intelectuais e na cultura popular brasileira durante o século XX. Afro-Ásia, v. 27, 2002.
As diferentes significações atribuídas à África, citadas no texto, são consequências do(a)
- Geografia - Fundamental | 06. Sociedade e Meio Ambiente
Leia a reportagem e responda às questões
20/01/2010 - 09h35
CASAL ANTICONSUMISTA VIVE SEM GELADEIRA E TV EM SP
Você acha que seria possível viver sem geladeira? E sem televisão? O casal Juliana Morari, 26, e Lúcio Tamino, 27, vive assim. E muito bem, pelo que dizem. Há dois anos, mudaram-se da cidade de São Paulo para a serra da Cantareira, onde consomem "somente o necessário". O único eletrônico que declaram possuir em casa é um computador, por onde atualizam um site contando sua experiência.
"Já que procuro sempre comer frutas e legumes frescos e não consumo nada derivado de animais, que estraga fora da geladeira, não preciso dela", explica Juliana.
Eles são um exemplo de até onde podem chegar cidadãos preocupados com o ambiente.
Juliana diz que não compra produtos "supérfluos", ainda mais quando são industrializados, como biscoitos recheados e iogurte. "Possuem corantes, conservantes e outros ingredientes que podem fazer mal", diz. "Eu mesma faço biscoitos e pães caseiros para nosso consumo."
O dinheiro para as despesas do casal vem do trabalho de Lúcio como artista plástico. Mas, como evitam o consumismo, não necessitam de muito dinheiro, diz Juliana.
(...)
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/ambiente/ult10007u681809.shtml> Acesso em 20/06/2010 - adaptação
“Mas, como evitam o consumismo, não necessitam de muito dinheiro, diz Juliana.”
Explique essa afirmativa de Juliana.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.06 Propaganda
Leia o outdoor publicitário a seguir e responda às questões
Explique o objetivo do outdoor publicitário que se destaca com a presença de uma maratonista aquática brasileira, Poliana Okimoto