A figura apresenta um grave problema das cidades atualmente, resultado de ações inadequadas e inconsequentes dos seres humanos.
Escreva qual é o problema retratado.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.02 Conto fantástico
SACI-PERERÊ
O saci-pererê é a maior figura da mitologia brasileira. “É o único com sobrenome”, diria alguém. Sua lenda é o resumo de histórias inventadas na tradição dos três povos que formaram a nacionalidade brasileira: indígena, africano e português. Ele nasceu num taquaral, como bem explicou Monteiro Lobato, já com uma perna só, a esquerda (pois a direita é invisível). Usa um pito mágico não para fumar, mas para realizar pequenos truques. E voa por aí em seu redemoinho domesticado, que atende por um assovio.
Disponível em: <www.ziraldo.com/livros/perere>. Acesso em: 25 jun. 2019.
Vocabulário:
Mitologia: história fabulosa, imaginária, inventada.
Taquaral: bosque de taquara, bambuzal.
Redemoinho: movimento em circulo causado pelo cruzamento de ventos contrários.
Domesticado: adaptado à vida com os seres humanos.
Por que os sacis usam o pito (cachimbo) mágico?
- Matemática - Fundamental | 12. Probabilidade e Estatística - Fundamental
No final de uma matéria sobre sorte e azar publicada em uma revista, o leitor tem a opção de realizar um teste no qual ele deve responder a dez perguntas sobre cinco temas, sendo cinco sobre sorte e cinco sobre azar. Para cada pergunta, o leitor marca apenas uma alternativa dentre as seis opções de respostas, sendo que a alternativa escolhida está associada a uma nota entre os valores 1,3, 5, 7, 8 e 9.
Um leitor respondeu ao teste, obtendo as notas de sorte e de azar para as perguntas e representou-as no Quadro 1.
O resultado do teste x é calculado como sendo a diferença entre as médias aritméticas das notas de sorte e de azar, nessa ordem. A classificação desse resultado é dada de acordo com o Quadro 2.
De acordo com os dados apresentados, a classificação do resultado do teste desse leitor é
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Criado há cerca de 20 anos na Califórnia, o mountainboard é um esporte de aventura que utiliza uma espécie de skate off-road para realizar manobras similares às das modalidades de snowboard, surf e do próprio skate. A atividade chegou ao Brasil em 1997 e hoje possui centenas de praticantes, um circuito nacional respeitável e mais de uma dezena de pistas espalhadas pelo país. Segundo consta na história oficial, o mountainboard foi criado por praticantes de snowboard que sentiam falta de praticar o esporte nos períodos sem neve. Para isso, eles desenvolveram um equipamento bem simples: uma prancha semelhante ao modelo utilizado na neve (menor e um pouco menos flexível), com dois eixos bem resistentes, alças para encaixar os pés e quatro pneus com câmaras de ar para regular a velocidade que pode ser alcançada em diferentes condições. Com essa configuração, o esporte se mostrou possível em diversos tipos de terreno: grama, terra, pedras, asfalto e areia. Além desses pisos, também é possível procurar pelas próprias trilhas para treinar as manobras.
Disponível em: www.webventure.com.br. Acesso em: 19 jun. 2019.
A história da prática do mountainboard representa uma das principais marcas das atividades de aventura, caracterizada pela
- Geografia - Fundamental | 03. Descrevendo os Espaços
A vida no campo não é apenas desfrutar de um ar mais puro, ter mais tranquilidade e estar mais perto da natureza. Responda as questões sobre a vida na zona rural.
a) Quais são os motivos que levam o homem do campo a migrar para a cidade?
b) Com essas mudanças na zona rural, surgiram outras relações de trabalho e outro tipo de trabalhador. Explique.
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UNICENTRO) Interações biológicas em que seres vivos se nutrem de tecidos ou fluídos corporais de outros, causando-lhes prejuízo, são caracterizadas como relações de parasitismo. A ocorrência de parasitoses é um importante indicativo das condições de vida da população humana, sendo, no Brasil, um dos principais problemas de saúde pública.
Analise as afirmativas a seguir relacionadas a essa temática:
I. A relação de parasitismo menos eficiente é aquela em que o parasita bem adaptado se beneficia do hospedeiro, sem provocar-lhe a morte.
II. A profilaxia mais indicada para a maioria das doenças parasitárias está relacionada à vacinação em massa da população de risco.
III. As doenças parasitárias possuem maior incidência em países de terceiro mundo, devido ao saneamento precário nessas regiões.
IV. O uso devido de instalações sanitárias e o tratamento adequado da água são medidas que podem levar à prevenção da ocorrência de parasitoses.
A alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas é: