(UNICENTRO) Interações biológicas em que seres vivos se nutrem de tecidos ou fluídos corporais de outros, causando-lhes prejuízo, são caracterizadas como relações de parasitismo. A ocorrência de parasitoses é um importante indicativo das condições de vida da população humana, sendo, no Brasil, um dos principais problemas de saúde pública.
Analise as afirmativas a seguir relacionadas a essa temática:
I. A relação de parasitismo menos eficiente é aquela em que o parasita bem adaptado se beneficia do hospedeiro, sem provocar-lhe a morte.
II. A profilaxia mais indicada para a maioria das doenças parasitárias está relacionada à vacinação em massa da população de risco.
III. As doenças parasitárias possuem maior incidência em países de terceiro mundo, devido ao saneamento precário nessas regiões.
IV. O uso devido de instalações sanitárias e o tratamento adequado da água são medidas que podem levar à prevenção da ocorrência de parasitoses.
A alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas é:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Considere que a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, em 2012, aponte uma participação por região conforme indicado no gráfico. Em valores absolutos, essas estimativas indicam que as duas regiões maiores produtoras deveriam produzir juntas um total de 119,8 milhões de toneladas em 2012.
De acordo com esses dados, a produção estimada, em milhão de tonelada, de cereais, leguminosas e oleaginosas, em 2012, na Região Sudeste do país, foi um valor mais aproximado de
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 105160
MATERIAL
- Papel Canson formato A3
- Potinhos ou latinhas
- Plástico bolha
- Fita adesiva ou elástico
- Tinta acrílica nas cores vermelho, azul, amarelo ( primárias) e laranja, verde e roxa (secundárias)
- Bandeja de isopor
- Pano para limpar
ORIENTAÇÕES
- Vamos trabalhar com as cores primárias e secundárias.
- O objetivo deste trabalho é mostrar para os alunos como reutilizar materiais que provavelmente iriam para o lixo e a fixação das cores primárias e secundárias.
- Relembrar novamente com os alunos, sobre as cores primárias e secundárias.Sugestão: Mostrar as placas que já foram feitas de papel cartão em atividade anterior com estas cores (primárias e secundárias).
- Converse com os alunos sobre o plástico bolha e sua finalidade. (Serve para embrulhar objetos frágeis e também utilizados para a clássica brincadeira de ficar estourando bolinhas.)
- Após a explanação, iniciar os trabalhos entregando para cada aluno um potinho ou latinha, fita adesiva ou elástico e um pedaço de plástico bolha (que já deve ter sido cortado anteriormente, pelo professor).
- Distribuir também a tinta nas cores primárias e secundárias, já colocadas nas bandejas de isopor.
- Peça aos alunos para colocar o plástico bolha em cima da latinha e prender com fita adesiva ou elástico. (vai virar um carimbo)
- Auxilie os alunos nesta etapa do trabalho.
- Molhar o carimbo de plástico bolha na tinta e ir carimbando no papel, livremente, sempre alternando as cores.
- Instrua os alunos para cada um molhar o carimbo em uma cor de tinta e depois ir trocando as cores entre eles. Isso vai evitar que as tintas se misturem umas com as outras.
- https://br.pinterest.com/pin/543950461227950828/
Enunciado:
Studiare 105160
MATERIAL
- Papel Canson formato A3
- Potinhos ou latinhas
- Plástico bolha
- Fita adesiva ou elástico
- Tinta acrílica nas cores vermelho, azul, amarelo ( primárias) e laranja, verde e roxa (secundárias)
- Bandeja de isopor
- Pano para limpar
ORIENTAÇÕES
- Vamos trabalhar com as cores primárias e secundárias.
- O objetivo deste trabalho é mostrar para os alunos como reutilizar materiais que provavelmente iriam para o lixo e a fixação das cores primárias e secundárias.
- Relembrar novamente com os alunos, sobre as cores primárias e secundárias.Sugestão: Mostrar as placas que já foram feitas de papel cartão em atividade anterior com estas cores (primárias e secundárias).
- Converse com os alunos sobre o plástico bolha e sua finalidade. (Serve para embrulhar objetos frágeis e também utilizados para a clássica brincadeira de ficar estourando bolinhas.)
- Após a explanação, iniciar os trabalhos entregando para cada aluno um potinho ou latinha, fita adesiva ou elástico e um pedaço de plástico bolha (que já deve ter sido cortado anteriormente, pelo professor).
- Distribuir também a tinta nas cores primárias e secundárias, já colocadas nas bandejas de isopor.
- Peça aos alunos para colocar o plástico bolha em cima da latinha e prender com fita adesiva ou elástico. (vai virar um carimbo)
- Auxilie os alunos nesta etapa do trabalho.
- Molhar o carimbo de plástico bolha na tinta e ir carimbando no papel, livremente, sempre alternando as cores.
- Instrua os alunos para cada um molhar o carimbo em uma cor de tinta e depois ir trocando as cores entre eles. Isso vai evitar que as tintas se misturem umas com as outras.
- https://br.pinterest.com/pin/543950461227950828/
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(IFSC) Atingido por um raio na noite da última quinta-feira, o dedo médio da mão direita do Cristo Redentor (aquele popularmente conhecido como "pai de todos") será restaurado [...]. A restauração será feita com incentivos da Lei Rouanet e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/dedo-de-cristo-redentor-serarestaurado.Acesso: 20 mar. 2014. [Adaptado]
A descarga elétrica a que o texto se refere aconteceu no dia 16/01/2014. Assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE o fenômeno ao qual o Cristo Redentor foi vítima.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir para responder a questão.
Vamos nos arrepender daqui um século?
Mãozinhas que deviam estar pegando no lápis ou nos brinquedos pegam no pesado. Aos seis anos, já têm calos do trabalho em lavouras, pedreiras, carvoarias, fábricas, olarias. Em condições insalubres, muitas vezes com riscos de acidente ou de vida. São inúmeros os comprometimentos físicos e psíquicos provocados nas crianças que, em vez de brincar, trabalham.
O trabalho infantil é proibido pela Constituição, Consolidação das Leis do Trabalho e Estatuto da Criança e do Adolescente; setores da sociedade se mobilizam contra ele, mas os números preocupam. No Brasil, quase três milhões de crianças de 5 a 14 anos trabalham, segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de domicílio), de 1999.
A organização Internacional do Trabalho (OIT) revela que 250 milhões de crianças trabalham em todo o mundo. A OIT apoia diversos projetos para prevenção e erradicação do trabalho infantil. O certo é que, daqui a um século, quando a humanidade olhar para trás, reconhecerá que o trabalho infantil nos causou grandes danos, tal como a escravidão dos séculos 17 a 19.
ANDREATO, Elifas Andreato Comunicação Visual, Ano 3, n.26, maio 2001. Disponível em: http://[email protected] . Acesso em: 9 out. 2012.
A reportagem é um gênero textual do universo jornalístico. Identifique no texto duas características desse gênero textual.
- Matemática | 1.04 Equação do 1º Grau
(FGV) Na equação na variável x, k é um parâmetro real. O produto dos valores de k para os quais essa equação não apresenta solução real em x é: