Esse texto é uma propaganda veiculada nacionalmente. Esse gênero textual utiliza-se da persusão com uma intencionalidade específica. O principal objetivo desse texto é
Questões relacionadas
- Biologia | 10.3 Moluscos e Anelídeos
(UNIOESTE) O filo Mollusca é constituído por um grande número de espécies. Dentre seus representantes, podemos citar caracóis, ostras, mariscos, polvos e lulas. Embora possuam ampla diversidade morfológica, compartilham as seguintes características:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEFS) A busca de evidências da existência de vida em outros planetas conduz o ser humano à análise das condições iniciais no planeta Terra. Diante dos conhecimentos atuais, propostos por Oparin e Haldane e relacionados à primeira forma de vida existente na Terra e às condições da sua atmosfera primitiva, pode-se inferir que os primeiros seres vivos possuíam modo de vida:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UNICENTRO) Segundo a teoria de Oparin, a vida na Terra poderia ter sido originada a partir de substâncias orgânicas formadas pela combinação de moléculas, como metano, amônio, hidrogênio e vapor de água, que compunham a atmosfera primitiva da Terra. A esse processo seguiram-se a síntese proteica nos mares primitivos, a formação dos coacervados e o surgimento das primeiras células.
Considerando-se os processos de formação e as formas de utilização dos gases oxigênio e dióxido de carbono, a sequência mais provável dos primeiros seres vivos na Terra foi
- Matemática | 3.1 Introdução
A exposição a barulhos excessivos, como os que percebemos em geral em trânsitos intensos, casas noturnas e espetáculos musicais, podem provocar insônia, estresse, infarto, perda de audição, entre outras enfermidades. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, todo e qualquer som que ultrapasse os 55 decibéis (unidade de intensidade do som) já pode ser considerado nocivo para a saúde. O gráfico foi elaborado a partir da medição do ruído produzido, durante um dia, em um canteiro de obras.
Disponível em: www.revistaencontro.com.br. Acesso em: 12 ago. 2020 (adaptado).
Nesse dia, durante quantas horas o ruído esteve acima de 55 decibéis?
- Química | 2.3 Termoquímica
Um inseto conhecido como besouro bombardeiro consegue afugentar seus predadores lançando sobre eles um “aerossol químico”, um vapor na forma de fina névoa. Esse aerossol resulta de uma reação química entre as substâncias hidroquinona, C6H4(OH)2, e o peróxido de hidrogênio, H2O2, catalisada por uma enzima. Além do efeito térmico da reação, a quinona, C6H4O2, produzida atua como repelente contra outros insetos e animais. A reação de formação do aerossol químico pode ser representada pela equação:
C6H4(OH)2(aq) + H2O2(aq) C6H4O2(aq) + 2H2O(ℓ)
Considere as reações representadas pelas equações I, II e III:
I. C6H4(OH)2(aq) C6H4O2(aq) + H2(g) ∆Hº = 177 kJ.
II. H2O2(aq) H2O(ℓ) + 1/2O2(g) ∆Hº = -94,6 kJ.
III. H2(g) + 1/2O2(g) H2O(ℓ) ∆Hº = -286 kJ.
Relacionando as equações I, II e III, pode-se afirmar que, para afugentar os predadores, o besouro bombardeiro libera uma quantidade de calor equivalente a