(ENEM 2015 1º APLICAÇÃO)
O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções. Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o(a):
Questões relacionadas
- Física
Considere um pêndulo ideal fixo em um ponto O e a esfera pendular descrevendo oscilações em um plano vertical. Em um instante T0 a esfera passa pelo ponto A com velocidade de módulo igual a 4,0 m/s e o ângulo que o fio forma com a vertical é tal que sem 0,60e cos0,80. A esfera pendular tem massa igual a 5,0 kg e o comprimento do fio é de 2,0m. Adote g=10 m/s2 e despreze a resistência do ar. Determine a intensidade da tração no fio quando a esfera pendular passa pelo ponto mais baixo da sua trajetória.
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
CURY, C. Disponível em: http://tirasnacionais.blogspot.com. Acesso em: 13 nov. 2011.
A tirinha denota a postura assumida por seu produtor frente ao uso social da tecnologia para fins de interação e de informação. Tal posicionamento é expresso, de forma argumentativa, por meio de uma atitude:
- Matemática | 14.5 Cone
Uma pessoa comprou uma caneca para tomar sopa, conforme ilustração.
Sabe-se que 1 cm3 = 1 mL e que o topo da caneca é uma circunferência de diâmetro (D) medindo 10 cm, e a base é um círculo de diâmetro (d) medindo 8 cm. Além disso, sabe-se que a altura (h) dessa caneca mede 12 cm (distância entre o centro das circunferências do topo e da base).
Utilize 3 como aproximação para pi
Qual é a capacidade volumétrica, em mililitro, dessa caneca?
- Química | 1.4 Ligações Químicas
No esboço da Tabela Periódica abaixo estão discriminados os números de nêutrons dos isótopos mais estáveis de alguns elementos.
Considere agora um composto iônico binário, em que:
I. o cátion, de carga +2, possui 12 prótons;
II. o ânion, de carga -3, possui 10 elétrons.
A massa de 1mol deste composto é aproximadamente igual a:
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Uma nova prótese para desobstrução arterial é absorvida pelo organismo, reduzindo os efeitos colaterais dos dispositivos metálicos, no centro cirúrgico de um Hospital, em São Paulo, médicos e enfermeiros conduziam a operação de uma mulher de 66 anos, cuja artéria coronária direita sofria uma obstrução de 93%. A angioplastia, nas últimas décadas, utilizou diversos stents de materiais diferentes. O balão de borracha, em 1977, conduzido até a obstrução arterial, onde é inflado, esmaga a placa de gordura contra a parede da artéria. Depois de seis meses de uso, em cerca de 40% dos casos, as artérias voltam a se obstruir. Em 1987, um balão pressiona a placa de gordura em direção à parede da artéria e uma prótese de aço inoxidável é implantada nessa região de modo a manter a abertura da artéria. O stent não é removido e depois de seis meses de uso, cerca de 25% dos pacientes apresentam um processo exagerado de cicatrização, o que pode causar nova obstrução. A partir de 2001, uma prótese de aço inoxidável com a superfície recoberta de medicamentos anticicatrizantes substituiria a prótese de aço inoxidável anterior. Atualmente, uma prótese feita de polímero de ácido láctico, uma espécie de plástico usado em suturas, é utilizada, como stent, que começa a ser absorvido pelo organismo após seis meses de sua implantação. Em dois anos, ele desaparece e depois de seis meses de uso, estudos com cinco anos de duração mostram que as obstruções ocorrem em apenas 2% dos pacientes, sem que ocorram casos de formação de coágulos.
(LOPES, 2011, p. 132-134).Com base nas informações do texto e nos conhecimentos, associados à aterosclerose, é correto afirmar