Leia o trecho da reportagem a seguir sobre a crise econômica que afeta os países europeus.
FMI renova alerta sobre riscos para economia mundial
O FMI (Fundo Monetário Internacional) voltou a alertar para uma possível deterioração da economia mundial […] "Uma piora na escalada da crise poderia disparar uma fuga generalizada [de capitais] de ativos de risco, o que teria um impacto negativo global. Uma excessiva desalavancagem dos bancos europeus, por exemplo, poderia expor vulnerabilidades nos mercados emergentes", apontaram os especialistas. […]
Tratando especificamente da crise na zona do euro, o Fundo manteve sua recomendação de que os países deveriam continuar seus esforços em reduzir os rombos nas contas públicas. Mas chama a atenção a ênfase dos especialistas de que os governos não devem ignorar políticas específicas para promover o crescimento econômico. […] Os especialistas advertem que a queda nos níveis de consumo entre os países mais endividados não foi compensado por um aumento nos países em melhores condições financeiras.
Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1163961-fmi-renova-alerta-sobre-riscos-para-economia-mundial.shtml>. Acesso em: 17 out. 2012.
No texto, o autor refere-se ao papel dos governos e aos níveis de consumo em relação à crise econômica atual. As orientações do FMI se assemelham à postura do governo norte-americano em relação à crise de 1929? Justifique sua resposta.