(UNIT) A ligação química, sendo a interação entre átomos, está intimamente ligada ao rearranjo da estrutura eletrônica, ou melhor, dos elétrons dos átomos dentro de uma nova molécula. A natureza da ligação química dependerá de como acontece o rearranjo dos elétrons na molécula formada. E o modo pelo qual os átomos se unem é o que determina muitas das propriedades dos materiais. Existem três ligações químicas que estão presentes na maioria das substâncias: iônica, covalente e metálica.
Dentre os compostos mostrados a seguir, o que não contém ligação covalente é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Trechos da entrevista com José Saramago, na extinta “A Bola Magazine”, concedida em 1998 – logo após o escritor se tornar o primeiro escritor em língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.
BM - Porque é que o esporte em geral e o futebol em particular têm sido incompatíveis com a literatura? Quer dizer, o esporte não é propriamente um tema literário, pois não?
J.S. - Aqui entre nós, não é. Mas na América Latina é, e muito. Tem-se escrito, e muitíssimo bem, sobre o mundo do futebol.
BM - Mas qual o porquê de esse fenômeno ser tão localizado?
J.S. - Não sei como responder-lhe a essa pergunta. No caso da América Latina poderíamos atribuir isso à terrível paixão com que o jogo é vivido por lá.
BM - Que me lembre, dos 94 Prêmios Nobel da Literatura que o precederam, apenas um, Camilo José Cela, escreveu assumidamente em redor do esporte no seu “Onze Contos de Futebol”. Alguma vez lhe passaria pela cabeça escrever contos sobre futebol?
J.S. - Não… Não. E a razão é simples: trata-se de um mundo que não conheço. Em princípio, quem escreve deve ter muito cuidado e não meter-se por assuntos que não domina. Da mesma maneira que não seria capaz de escrever um romance ou um conto em que o personagem principal fosse um presidente do conselho de administração de uma empresa multinacional, também não seria capaz de meter-me na pele de um dirigente de um clube de futebol ou de um jogador de futebol.
Disponível em: https://trivela.com.br. Acesso em: 14 mar. 2021.
Na entrevista, o escritor José Saramago expõe a sua visão sobre o futebol e a presença desse esporte na literatura. Na perspectiva de José Saramago, o futebol
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(IFSP) Uma membrana limita o que está dentro e fora de uma célula e determina o que pode entrar ou sair dela. É essa capacidade de controlar as substâncias que entram e saem que dá às células condições de manter seus meios internos diferentes e equilibrados em relação ao meio externo. Uma hemácia (1) em equilíbrio isotônico é colocada em um outro meio, onde se observa o fenômeno representado pelas figuras (2) e (3) do esquema abaixo. É correto afirmar que esse fenômeno é denominado
- Geografia | 6.1 Agricultura
A manutenção da produtividade de grãos por hectare tem sido obtida, entre outros, graças ao aumento do uso de fertilizantes. Contudo, a incapacidade de regeneração do solo no longo prazo mostra que, mesmo aumentando o uso de fertilizantes, não é possível alcançar a mesma produtividade por hectare.
PORTO-GONÇALVES, C. W. A globalização da natureza e a natureza da globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006 (adaptado).
No contexto descrito, uma estratégia que tem sido utilizada para a manutenção dos níveis de produtividade é o(a) - Geografia | B. Blocos Econômicos
(FUVEST 2015 1ª FASE) Observe a charge.
Com base na charge e em seus conhecimentos, avalie as afirmações:
I. O rápido e intenso crescimento econômico chinês se deu às custas da exploração de recursos florestais da União Europeia.
II. A despeito da distinta condição econômica da União Europeia e da China na atualidade, essas economias permanecem interligadas.
III. A dependência econômica da China em relação à União Europeia assenta-se no consumo do etanol europeu.
IV. Enquanto parte da União Europeia vive uma crise econômica, a economia chinesa cresce.
Está correto apenas o que se afirma em
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Observe a imagem e leia o depoimento a seguir:
"Tive o privilégio de sair vivo de tudo isso. Muitos não tiveram a mesma sorte e ficaram pelo caminho", diz Franklin Martins. "Mas posso contar para meus filhos e meus netos tudo que fiz. Não me envergonho de nada. Já os que sequestraram, humilharam e torturaram milhares de opositores do regime e assassinaram centenas deles não podem fazer o mesmo."
Depoimento de Franklin Martins sobre sua participação na luta armada in http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u397279.shtml
O mapa e o depoimento acima se referem a uma das formas de resistência à ditadura – uma das brechas na cultura do medo.