Um fenômeno importante que vem ocorrendo nas últimas quatro décadas é o baixo crescimento populacional na Europa, principalmente em alguns países como Alemanha e Áustria, onde houve uma brusca queda na taxa de natalidade. Esse fenômeno é especialmente preocupante pelo fato de a maioria desses países já ter chegado a um índice inferior ao “nível de renovação da população”, estimado em 2,1 filhos por mulher. A diminuição da natalidade europeia tem várias causas, algumas de caráter demográfico, outras de caráter cultural e socioeconômico.
OLIVEIRA. R S. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2004 (adaptado).
As tendências populacionais nesses países estão relacionadas a uma transformação
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the excerpt from a movie review. This “Titanic” arrives at its destination. A spectacular demonstration of what modern technology can contribute to dramatic storytelling, James Cameron’s romantic epic, which represents the biggest roll of the dice in film history, will send viewers in search of synonyms for the title to describe the film’s size and scope. The dynamic of the central love story, between a brash lad from steerage and an upper-class young lady bursting to escape her gilded cage, is as effective as it is corny, and will definitely help put the picture over with the largest possible public. This fast-paced three-hour extravaganza, which had its world premiere at the Tokyo Film Festival on Saturday night, is certain to do exceptionally well at the box office, and Paramount’s $60 million investment for U.S. rights on a $200 million-plus production has to be one of the bargain deals of the century. Whether Fox can come anywhere nearer to break-even in the rest of the world than the Titanic did to New York is another matter. Available at: <http://variety.com/1997/film/reviews/titanic-5-1117339997/>. Accessed on: Nov. 13, 2014
Why is this verb used in simple present? Why wasn’t the present continuous used?
- Biologia | 03. Bioquímica
(Uefs)
Com Francis Crick, estudando a relação entre a informação contida no DNA, as proteínas e os ácidos ribonucleicos (RNAs), surgiu a interrogação sobre como a informação contida na molécula de DNA fluía para gerar uma proteína [...]. Baseando-se majoritariamente em suposições teóricas, Crick postulou a “Hipótese da sequência”, que é mais conhecida como o Dogma Central da Biologia Molecular. Os esquemas reproduzem, de forma simplificada, as principais ideias propostas pelo Dogma Central da Biologia Molecular. Em A, aparece o modelo possível de transferência do código genético, enquanto, em B, está retratado o modelo comprovado experimentalmente e até hoje aceito.
Considerando-se as informações expressas na ilustração e os conhecimentos a respeito do fluxo de informação genética, contextualizando no Dogma Central da Biologia Molecular, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) No modelo A, a informação de uma sequência de ácido nucleico, uma vez transformada em proteína, pode retornar para o ácido nucleico.
( ) O modelo comprovado assume que a especificidade de uma porção de ácido nucleico é expressa sempre pela sequência de seus pares de bases e, por sua vez, estas contêm o código necessário para gerar outro ácido nucleico.
( ) O modelo comprovado assume que a transferência de informação de ácido nucleico para outro ácido nucleico e deste para proteína pode ser possível, mas de proteína para proteína ou desta para o ácido nucleico seria impossível.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Geografia | A. Globalização
(UEPB) Observe a charge abaixo.
Ela satiriza:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Na escola de Carlos, a sexta feira é um dos dias mais esperados por todos. É nesse dia que os alunos estudam Geometria, utilizando as figuras dos Blocos Geométricos. O estojo de figuras geométricas em madeira ou plástico é entregue a cada aluno e, a partir daí, todos colocam a imaginação para funcionar.
O bloco é composto por triângulos, quadrados, retângulos e círculos, com os quais as crianças constroem inúmeros objetos como casas, carros, prédios, locomotivas, bonecos, entre outros. São apresentadas, abaixo, algumas das construções idealizadas pelos alunos:
Os triângulos utilizados por Mariana, como o chapéu da boneca, e por Rafael, como o teto do seu carrinho, são congruentes e possuem as seguintes medidas em centímetros indicadas na figura a seguir.
Sabendo que o segmento de reta é uma das medianas do triângulo utilizado por Mariana e Rafael, calcule seu perímetro, em cm.
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
O EFEITO CASA
Nas últimas edições dos jogos olímpicos, o país-sede tem melhorado seu desempenho em relação à edição anterior – e piorado na olimpíada seguinte (em número de medalhas). Veja o exemplo da Austrália.
Para que os números foram usados nesse trecho da reportagem?