O que você entende por preconceito?
Você já vivenciou alguma situação de preconceito? Se sim, explique como ela aconteceu.
Após observar a imagem e ler o texto, apresente duas formas de combater o preconceito na sociedade.
Questões relacionadas
- Filosofia | 4. Moderna
Os produtos e seu consumo constituem a meta declarada do empreendimento tecnológico. Essa meta foi proposta pela primeira vez no início da Modernidade, como expectativa de que o homem poderia dominar a natureza. No entanto, essa expectativa, convertida em programa anunciado por pensadores como Descartes e Bacon e impulsionado pelo Iluminismo, não surgiu “de um prazer de poder”, “de um mero imperialismo humano”, mas da aspiração de libertar o homem e de enriquecer sua vida, física e culturalmente.
CUPANI, A. A tecnologia como problema filosófico: três enfoques. Scientiae Studia, São Paulo, v. 2, n. 4, 2004 (adaptado).
Autores da filosofia moderna, notadamente Descartes e Bacon, e o projeto iluminista concebem a ciência como uma forma de saber que almeja libertar o homem das intempéries da natureza. Nesse contexto, a investigação científica consiste em
- Arte - Fundamental | 04.Pontos, linhas e formas.
Materiais:
- Rolos coloridos de lã
- Tesoura
- Estacas de madeira (no caso de ar livre) ou objetos que possam servir de pontos para orientar a disposição das linhas.
Desenvolvimento:
Esta atividade consiste em realizar desenhos com o corpo a partir de linhas de lã coloridas.
Para isto escolha um espaço que possibilite aos alunos transitar por ele. Ao ar livre seria ideal.
Cada aluno deve ter um novelo de lã.
A professora poderá preparar o ambiente previamente ou isto também poderá ser feito com os alunos dispondo pontos fixos capazes de fixar os fios de lã.
Cada criança fará o percurso que quiser dando voltas ou repetindo o percurso de forma livre.
O resultado pretendido é este:
Quanto mais aleatória a distribuição dos pontos, melhor o resultado. Quanto maior o número de cores mais bonita a intervenção! Para que sirvam como pontos podemos também utilizar objetos. Acredito que esta atividade possa dialogar com espaços inusitados da escola chamando a atenção de todo o corpo escolar para o trabalho das crianças. Talvez até mesmo criando obstáculo temporário em algum lugar de passagem, etc. levando todos à reflexão sobre as relações do corpo com o espaço e, porque não, com o tempo!
Os fios podem e devem se deslocar no obstáculo para enriquecer a composição
O desenvolvimento desta atividade é enriquecedor também enquanto experiência corporal.
Deve ser registrada por meio de fotografias ou filmagem.
Por último, no dia seguinte à atividade, ou sentados próximos ao resultado dela encerrado o trabalho, pode-se apresentar aos alunos o artista americano Jackson Pollock que também caminhava sobre suas telas de grande dimensão carregando suas latas de tinta que continham pequenos furos a fim de compor suas obras:
Pollock trabalhando
Referências:
- Sobre Pollock: http://www.pqv.unifesp.br/pollock.htm
- História
A religião foi decisiva para expansão da cultura muçulmana. Apesar das guerras, os muçulmanos realizaram vários feitos culturais que repercutiram na sociedade ocidental.
A influência muçulmana se fez presente na(no)
- Biologia | 10.5 Cordados
Os vertebrados compreendem cerca de mil espécies, com representantes aquáticos, terrestres e aéreos. Embora os componentes deste subfilo apresentem características morfológicas e fisiológicas comuns, cada grupo animal possui características próprias relacionadas ao seu modo de vida e a adaptações ao ambiente utilizado. As afirmativas abaixo, referentes aos diferentes grupos de vertebrados, estão corretas, EXCETO:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho a seguir referente ao Tratado de Versalhes.
“Isto não é a paz. É apenas um armistício válido pelos próximos vinte anos.” Mesmo com o veto às exigências de Clemenceau (a quem apelidou de “Napoleão” e “Jesus Cristo”), Lloyd George achou a carta em demasiado pesada – suas exigências poderiam, ao invés de apaziguar a Alemanha, incitá-la ainda mais contra os aliados. E é esse o único ponto que parece ter se tornado unanimidade em Versalhes. O indefinido futuro europeu ao fim da “guerra para acabar com todas as guerras” toma ares sombrios. Seja nas palavras de Lloyd George, já antecipando novos problemas com a Alemanha, ou no clamor da publicação holandesa Algemeen Handelsblad, cujo editorial grita que “a Alemanha acorrentada e escravizada será sempre uma ameaça à Europa”, todos têm em mente um só pensamento – e ninguém melhor que o supremo comandante aliado, marechal Ferdinand Foch, para externá-lo. Com seu pragmatismo característico, ele sentenciou, após a notícia da assinatura do Tratado de Versalhes: “Isto não é a paz. É apenas um armistício válido pelos próximos vinte anos.”
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/historia/primeira-grande-guerra-mundial/1919-junho-nova-europa/assinatura-tratado-versalhes-cerimonia-criticas.shtml>. Acesso em: 23 out. 2012.
Retire do texto os temores das autoridades em relação ao Tratado de Versalhes.
Explique de que forma tais temores foram confirmados.