Leia o texto a seguir e responda a questão
No quadro a seguir estão alguns dos números encontrados no texto. Complete o quadro decompondo esses números.
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 2.01 O Uso das Fontes de Energia Renováveis e Não Renováveis
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
Perante a América do Sul, o Brasil busca adequar suas negociações respeitando a sua dimensão econômica, demográfica e territorial, pois perante os países vizinhos, além das diferenças no idioma e nos traços culturais, o Brasil corresponde a mais da metade da produção econômica, do território e dos números populacionais.
Ele busca encabeçar as negociações do Mercosul, prestar socorro imediato às vítimas de países vizinhos, intermediar negociações diplomáticas entre os países da América do Sul e de regiões próximas. (Trecho do texto adaptado)
Disponível em: http://www.infoescola.com/politica/relacoes-internacionais-do-brasil/ Acesso em:18 mar. 2012.
Disponível em: http://www.google.com.br/imgres?start=765&num=10&hl=pt-BR&biw=1280&bih=705&tbm=isch&tbnid=bFOA1bTF7Zi02M:&imgrefurl Acesso em: 18 mar. 2012.
Nos últimos anos o Brasil tem enfrentado alguns conflitos diplomáticos e comerciais com vizinhos da América do Sul tendo em vista questões ligadas à energia e combustível.
Cite três acontecimentos marcantes que envolvam o Brasil e as questões ligadas à energia e combustível.
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio
Teria despido
O português.
ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. São
Paulo: Edições Gaveta, 1945.
A charge e o poema nos permitem entender a chegada dos europeus à América como
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais:
- Cartolina branca em tamanho A4
- Papel colorset colorido – um por aluno
- Lápis grafite 2B
Desenvolvimento:
1 – A "arte da terra" inaugura uma nova relação com o ambiente natural, sendo muitas vezes designada como ramo da environment art [arte do ambiente]. Não mais paisagem a ser captada e representada, nem manancial de forças e instintos passível de expressão plástica, a natureza agora é o locus onde a arte finca raízes. Desertos, lagos, canyons, planícies e planaltos oferecem-se aos artistas que realizam intervenções sobre o espaço físico.
Nesse caso, o trabalho artístico dirige-se à natureza, transformando o entorno com o qual se relaciona intimamente. As obras, de grandes dimensões, resistem à observação distanciada, a não ser por meio de fotografias e filmes. Para experimentá-las, é preciso que o sujeito se coloque dentro delas, percorrendo os caminhos e passagens que projetam. Ancorados num tempo e espaço precisos, os trabalhos rejeitam a sedução do observador ou as sugestões metafóricas. Põem ênfase na percepção, pensada como experiência ou atividade que ajuda a produzir a realidade descoberta. O trabalho de arte é concebido como fruto de relações entre espaço, tempo, luz e campo de visão do observador.
Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&
cd_verbete=3649. Acesso em: 15 set. 2013.
2 – A Land Art diz respeito, portanto, a elementos da natureza, à terra. O trabalho de Robert Smithson citado no Livro de Arte, Spiral Jet, é um bom exemplo desse tipo de obra. Jean Claude, também citado pelos autores do livro, realiza intervenções em grandes espaços da natureza.
3 – Convide os alunos a realizarem uma pesquisa de imagens que representem o seguinte tema:
- Quando a natureza faz arte.
4 – As imagens deverão ser arquivadas em pen drive e uma mostra virtual poderá ser feita. É importante que as imagens tenham o registro da localização.
5 – Em seguida, escolham uma imagem para representar cada aluno e realizem a impressão colorida das mesmas em tamanho A4.
6 – De posse das imagens, os alunos poderão reproduzi-las em desenho com lápis grafite 2B.
- Realizem um esboço antes
- Cada aluno deverá desenhar bem leve. Não há necessidade de traços fortes, pois são difíceis de apagar.
- Explore com os alunos o uso da textura no desenho, da luz (partes mais claras) e sombras (partes mais escuras).
7 – Agora realizem a montagem dos trabalhos sobre colorset colorido com margem de, no mínimo, 7 cm: imagem e desenho lado a lado.
8 – Exponha os resultados na escola e escolha um título sugestivo, por exemplo:
- A natureza faz arte, eu faço arte, e você faz o quê?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the comic strip below. Answer the question.
What is Heathcliff celebrating?
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
A figura a seguir representa o losango IGHJ e suas diagonais IJ e GH.
A medida do ângulo
é :