Materiais:
- Cartolina branca em tamanho A4
- Papel colorset colorido – um por aluno
- Lápis grafite 2B
Desenvolvimento:
1 – A "arte da terra" inaugura uma nova relação com o ambiente natural, sendo muitas vezes designada como ramo da environment art [arte do ambiente]. Não mais paisagem a ser captada e representada, nem manancial de forças e instintos passível de expressão plástica, a natureza agora é o locus onde a arte finca raízes. Desertos, lagos, canyons, planícies e planaltos oferecem-se aos artistas que realizam intervenções sobre o espaço físico.
Nesse caso, o trabalho artístico dirige-se à natureza, transformando o entorno com o qual se relaciona intimamente. As obras, de grandes dimensões, resistem à observação distanciada, a não ser por meio de fotografias e filmes. Para experimentá-las, é preciso que o sujeito se coloque dentro delas, percorrendo os caminhos e passagens que projetam. Ancorados num tempo e espaço precisos, os trabalhos rejeitam a sedução do observador ou as sugestões metafóricas. Põem ênfase na percepção, pensada como experiência ou atividade que ajuda a produzir a realidade descoberta. O trabalho de arte é concebido como fruto de relações entre espaço, tempo, luz e campo de visão do observador.
Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&
cd_verbete=3649. Acesso em: 15 set. 2013.
2 – A Land Art diz respeito, portanto, a elementos da natureza, à terra. O trabalho de Robert Smithson citado no Livro de Arte, Spiral Jet, é um bom exemplo desse tipo de obra. Jean Claude, também citado pelos autores do livro, realiza intervenções em grandes espaços da natureza.
3 – Convide os alunos a realizarem uma pesquisa de imagens que representem o seguinte tema:
- Quando a natureza faz arte.
4 – As imagens deverão ser arquivadas em pen drive e uma mostra virtual poderá ser feita. É importante que as imagens tenham o registro da localização.
5 – Em seguida, escolham uma imagem para representar cada aluno e realizem a impressão colorida das mesmas em tamanho A4.
6 – De posse das imagens, os alunos poderão reproduzi-las em desenho com lápis grafite 2B.
- Realizem um esboço antes
- Cada aluno deverá desenhar bem leve. Não há necessidade de traços fortes, pois são difíceis de apagar.
- Explore com os alunos o uso da textura no desenho, da luz (partes mais claras) e sombras (partes mais escuras).
7 – Agora realizem a montagem dos trabalhos sobre colorset colorido com margem de, no mínimo, 7 cm: imagem e desenho lado a lado.
8 – Exponha os resultados na escola e escolha um título sugestivo, por exemplo:
- A natureza faz arte, eu faço arte, e você faz o quê?