Explicaê

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Materiais:

 

  • Cartolina branca em tamanho A4
  • Papel colorset colorido – um por aluno
  • Lápis grafite 2B

   Desenvolvimento:  

  1 – A "arte da terra" inaugura uma nova relação com o ambiente natural, sendo muitas vezes designada como ramo da environment art [arte do ambiente]. Não mais paisagem a ser captada e representada, nem manancial de forças e instintos passível de expressão plástica, a natureza agora é o locus onde a arte finca raízes. Desertos, lagos, canyons, planícies e planaltos oferecem-se aos artistas que realizam intervenções sobre o espaço físico.  

  Nesse caso, o trabalho artístico dirige-se à natureza, transformando o entorno com o qual se relaciona intimamente. As obras, de grandes dimensões, resistem à observação distanciada, a não ser por meio de fotografias e filmes. Para experimentá-las, é preciso que o sujeito se coloque dentro delas, percorrendo os caminhos e passagens que projetam. Ancorados num tempo e espaço precisos, os trabalhos rejeitam a sedução do observador ou as sugestões metafóricas. Põem ênfase na percepção, pensada como experiência ou atividade que ajuda a produzir a realidade descoberta. O trabalho de arte é concebido como fruto de relações entre espaço, tempo, luz e campo de visão do observador.  

  Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&  

    cd_verbete=3649. Acesso em: 15 set. 2013.  

  2 – A Land Art diz respeito, portanto, a elementos da natureza, à terra. O trabalho de Robert Smithson citado no Livro de Arte, Spiral Jet, é um bom exemplo desse tipo de obra. Jean Claude, também citado pelos autores do livro, realiza intervenções em grandes espaços da natureza.  

  3 – Convide os alunos a realizarem uma pesquisa de imagens que representem o seguinte tema:  

              - Quando a natureza faz arte.  

  4 – As imagens deverão ser arquivadas em pen drive e uma mostra virtual poderá ser feita. É importante que as imagens tenham o registro da localização.  

  5 – Em seguida, escolham uma imagem para representar cada aluno e realizem a impressão colorida das mesmas em tamanho A4.  

  6 – De posse das imagens, os alunos poderão reproduzi-las em desenho com lápis grafite 2B.  

                - Realizem um esboço antes  

                - Cada aluno deverá desenhar bem leve. Não há necessidade de traços fortes, pois são difíceis de apagar.  

                - Explore com os alunos o uso da textura no desenho, da luz (partes mais claras) e sombras (partes mais        escuras).  

  7 – Agora realizem a montagem dos trabalhos sobre colorset colorido com margem de, no mínimo, 7 cm: imagem e desenho lado a lado.  

  8 – Exponha os resultados na escola e escolha um título sugestivo, por exemplo:  

              - A natureza faz arte, eu faço arte, e você faz o quê?