O responsável por realizar uma avaliação em uma escola convocou alguns professores para elaborar questões e estipulou uma meta mínima. Cada professor deveria elaborar, em média, 13 questões por dia durante uma semana. Nos seis primeiros dias, as quantidades de questões elaboradas por um professor foram 15, 12, 11, 12, 13, 14.
Para cumprir a meta mínima, a quantidade mínima de questões que o professor deverá elaborar no último dia é:
Questões relacionadas
- Biologia | 07. Taxonomia
(UFRGS) Em relação à classificação dos seres vivos, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo.
( ) Plantas que pertencem ao mesmo gênero pertencem também à mesma espécie.
( ) Categorias taxonômicas são utilizadas em sistemas de classificação de animais.
( ) Organismos classificados dentro da mesma classe têm maior semelhança entre si do que os classificados dentro da mesma família.
( ) Zea mays, na nomenclatura biológica, é o nome genérico do milho.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UERN)
O carvão e o petróleo são as fontes de energia utilizadas pela sociedade moderna para sustentação de seu desenvolvimento. Entretanto, a queima desses combustíveis libera cerca de 20 bilhões de toneladas de CO2 (g) na atmosfera anualmente. Parte desse CO2 (g) é absorvida pelos oceanos e utilizada na fotossíntese. Mas atualmente são produzidos CO2 (g) muito mais rapidamente do que ele tem sido absorvido. Durante milhares de anos, o CO2 (g) permaneceu constante desde o último período glacial, que foi há 10 mil anos atrás, até, aproximadamente, o início da revolução industrial, há cerca de 300 anos. O gráfico mostra a variação da concentração de CO2 (g), em função do tempo, em ppm, — número de moléculas de CO2 por milhão de moléculas de ar (N2 e O2).
A partir da análise desse gráfico, é correto afirmar:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2018 2ª APLICAÇÃO)
La tolerancia es la capacidad de conceder la misma importancia a la forma de ser, de pensar y de vivir de los demás que a nuestra propia manera de ser, de pensar y de vivir.
Si entendemos que nuestras creencias y costumbres no son ni mejores ni peores que las de otras personas, sino simplemente distintas, estaremos respetando a los demás.
Compartir las diferencias nos enriquece, nos hace más grandes. Algunas veces, a lo largo del tiempo se pueden observar una serie de ejemplos de individuos, cuyas formas de actuar se originan precisamente de la falta de respeto hacia los demás. El dejar pasar actitudes desconsideradas e injustas es una forma indirecta de no respetar a quien las sufre y de no importarnos en lo absoluto. Por eso, ser tolerante es también definirse, dar un paso al frente, hacer una opción por la justicia y la paz.
DE LAI, J. Disponível em: www.elobservatodo.cl. Acesso em: 9 ago. 2013 (adaptado).
O texto discute o sentido de tolerância. Nele, esse sentido assume um papel social, uma vez que a tolerância
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Leia o texto a seguir.
“Há uma grandeza nessa visão da vida. A partir de um início tão simples, infinitas formas, as mais belas e maravilhosas evoluíram e continuam evoluindo...”
Disponível em: <www.dominiopublico.gov.br>. Acesso em: 3 out. 2009.
O pensamento descrito no texto reflete o conhecimento de que:
- Química | 2.8 Radioatividade
Em setembro de 2017, completaram-se 30 anos do acidente com o Césio-137 em Goiânia. Uma cápsula metálica que continha 40 g de césio-137 e fazia parte de um equipamento de radioterapia abandonado foi encontrada por dois trabalhadores. Após violarem a cápsula, eles distribuíram o sólido do seu interior entre amigos e parentes, encantados pela luminosidade que emitia no escuro. Isso resultou no maior acidente radioativo mundial fora de uma usina nuclear. À época do acidente, o lixo radioativo removido do local, onde o Cs-137 se espalhou, foi estocado em contentores. O gráfico a seguir ilustra tal decaimento ao longo do tempo.
É possível calcular que em 2017 a massa de césio-137 existente oriunda da massa inicial da cápsula era