Lucas comprou, com as economias de sua mesada, uma camiseta do Homem- -Aranha por 78 reais e uma máscara, também do Homem-Aranha, por 82 reais. No total, quanto Lucas pagou pela camiseta e pela máscara?
Questões relacionadas
- Química | 2.4 Cinética Química
(BAHIANA) A conservação de alimentos guardados na geladeira e nos freezers está relacionada às reações químicas que acompanham a decomposição dos alimentos. Em temperaturas mais baixas tornam-se bem mais lentas e, inversamente, quando é necessário acelerar a decomposição aumenta-se a temperatura. Assim, ao utilizar uma panela de pressão, o processo de cozimento dos alimentos é acelerado porque o aumento da pressão faz com que a temperatura de ebulição da água fique bem maior do que a obtida com uma panela à pressão ambiente.
NÓBREGA, O. S; SILVA, E. R; SILVA, R. H. Química, volume único. São Paulo: África, 1ª ed. 2008. p. 453 (Adaptado).
Considerando-se as informações do texto e os conhecimentos da Química, é correto concluir:
- História - Fundamental | 01. Minha vida de criança
Texto base: Studiare 13906
As imagens a seguir mostram famílias em épocas diferentes. 1890
Disponível em: <http://www.escolakids.com/public/images/> Acesso em: 20 out. 2015. Dias atuais
Disponível em: <http://nogueirense.com.br/wp-content/uploads/2013/04/Foto-1.jpg> Acesso em: 20 out. 2015.
Enunciado:
a) Quais as principais mudanças que ocorreram nas famílias ao longo dos anos?
b) Compare a família de seus pais quando eram crianças e a sua família. Escreva uma mudança ocorrida no modo de viver da família.
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(IMED) Analise a Reação Orgânica abaixo:
Essa reação é uma reação de: - Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Match the sentence to the picture.
“I’m sad.”
- Arte - Fundamental | 01.2. Colagem ao ar livre
49. Materiais:
• Cartolina branca
• Pincel atômico de ponta fina em diferentes cores (escuras)
• Cola
• Tesoura
• Revistas velhas
Desenvolvimento:
1. Algumas questões sobre o belo:
1.1 - "O homem busca desde os tempos primitivos uma forma de ordenar e relacionar as coisas do mundo, até compreender o que elas significam; quando estas relações fazem sentido aí está a beleza. A beleza não é o bonitinho, a beleza é algo mais profundo, é uma justeza interior que descobrimos, por exemplo, nas ordenações da natureza. Quando pensamos no homem, percebemos o quanto é maravilhoso que também ele consiga trabalhar e construir o belo." (Fayga Ostrower no documentário Janela da Alma. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M4p0ORnWI2E)
2. Apresentar o conceito acima para os alunos divididos em grupo para debate. O professor deverá passar em todos os grupos, portando-se como mediador dos seguintes debates que deverão ser respondidos por escrito por cada grupo, segundo a percepção dos mesmos, ou seja, de forma livre:
– Vocês concordam com a ideia apresentada por este autor?
– O que vocês pensam que seja o belo?
– Em que situações da vida de vocês, segundo o conceito lido, o belo foi percebido?
– Segundo o autor que vocês leram, quando uma obra de arte é bela?
3. Numa roda de conversa propor aos alunos que apresentem suas conclusões para toda a turma.
4. Em seguida apresentar para a turma as seguintes imagens:
GERICAULT. A barca da Medusa.1818-1819
Disponível em: http://artemazeh.blogspot.com.br/2011/10/as-multidoes-do-louvre.html. Acesso em: 10 maio 2012.
GIOTTO. Afresco da Capela Scrovegni. 1305.
Disponível em: http://historia10alfandega.blogspot.com.br/2012/02/pintura-giotto.html
Guignard. Vaso de Flores, 1946.
Disponível em: http://www.galeriaabaporu.com.br/artista-513-Guignard-Alberto-da-Veiga
5. Em seguida, perguntar aos alunos se consideram belas essas obras e em que sentido: nas cores, no tema, na forma como o artista trabalhou a imagem, no sentimento que elas despertam.
6. Por fim, propor que os alunos procurem imagens nas revistas que se apresentem como belas, construam uma colagem com elas e escrevam frases ou palavras relacionadas ao porque escolheram tais imagens como belas.
Observações:
É importante que a colagem assuma mais uma configuração de obra de arte do que de, simplesmente, um cartaz.