49. Materiais:
• Cartolina branca
• Pincel atômico de ponta fina em diferentes cores (escuras)
• Cola
• Tesoura
• Revistas velhas
Desenvolvimento:
1. Algumas questões sobre o belo:
1.1 - "O homem busca desde os tempos primitivos uma forma de ordenar e relacionar as coisas do mundo, até compreender o que elas significam; quando estas relações fazem sentido aí está a beleza. A beleza não é o bonitinho, a beleza é algo mais profundo, é uma justeza interior que descobrimos, por exemplo, nas ordenações da natureza. Quando pensamos no homem, percebemos o quanto é maravilhoso que também ele consiga trabalhar e construir o belo." (Fayga Ostrower no documentário Janela da Alma. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=M4p0ORnWI2E)
2. Apresentar o conceito acima para os alunos divididos em grupo para debate. O professor deverá passar em todos os grupos, portando-se como mediador dos seguintes debates que deverão ser respondidos por escrito por cada grupo, segundo a percepção dos mesmos, ou seja, de forma livre:
– Vocês concordam com a ideia apresentada por este autor?
– O que vocês pensam que seja o belo?
– Em que situações da vida de vocês, segundo o conceito lido, o belo foi percebido?
– Segundo o autor que vocês leram, quando uma obra de arte é bela?
3. Numa roda de conversa propor aos alunos que apresentem suas conclusões para toda a turma.
4. Em seguida apresentar para a turma as seguintes imagens:
GERICAULT. A barca da Medusa.1818-1819
Disponível em: http://artemazeh.blogspot.com.br/2011/10/as-multidoes-do-louvre.html. Acesso em: 10 maio 2012.
GIOTTO. Afresco da Capela Scrovegni. 1305.
Disponível em: http://historia10alfandega.blogspot.com.br/2012/02/pintura-giotto.html
Guignard. Vaso de Flores, 1946.
Disponível em: http://www.galeriaabaporu.com.br/artista-513-Guignard-Alberto-da-Veiga
5. Em seguida, perguntar aos alunos se consideram belas essas obras e em que sentido: nas cores, no tema, na forma como o artista trabalhou a imagem, no sentimento que elas despertam.
6. Por fim, propor que os alunos procurem imagens nas revistas que se apresentem como belas, construam uma colagem com elas e escrevam frases ou palavras relacionadas ao porque escolheram tais imagens como belas.
Observações:
É importante que a colagem assuma mais uma configuração de obra de arte do que de, simplesmente, um cartaz.