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Questões relacionadas
- Física
Denomina-se energia eólica a energia cinética contida no vento. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação e, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, é gerada energia elétrica. Existem atualmente, na região que mais produz energia eólica no Brasil, 306 usinas em operação, com o potencial de geração elétrica de aproximadamente 7800 MWh (dados do Banco de Informações de Geração da ANEEL, 2016).
Se nessa região, por razões naturais, a velocidade do vento fosse reduzida, mantendo-se a densidade do ar constante, teríamos uma redução de produção de energia elétrica.
Indique a região em questão e qual seria a quantidade de energia elétrica produzida, se houvesse a redução da velocidade do vento pela metade.
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
Nas grandes cidades, encontramos indivíduos submetidos a jornadas de trabalho com longos períodos em jejum, como também indivíduos que se alimentam excessivamente de carboidratos em refeições rápidas.
Com base nessas considerações e nos conhecimentos sobre as ações dos hormônios insulina e glucagon, assinale a alternativa correta.
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
Em geral, no organismo humano, a rede capilar é interposta entre uma arteríola e uma vênula. A figura acima mostra que existem dois sistemas especializados de capilares a partir dessa organização padrão. Os capilares intestinais se reúnem para formar a veia porta que se dirige ao fígado. Nesse órgão, a veia porta se ramifica em capilares. Nos rins, a arteríola aferente drena para a rede capilar, denominada glomérulo. Os capilares glomerulares se coalescem para formar a arteríola eferente, que se ramifica em outra rede capilar.
Abrahan L. Kierszenbaum. Histologia e biologia celular: uma introdução à patologia. Elsevier, 2004. p. 355.
Com base nessas informações e considerando o sistema cardiovascular humano, julgue o item.
Um sistema porta semelhante ao representado na figura é responsável pelo transporte de FSH até as gônadas.
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
O sociólogo espanhol Manuel Castells sustenta que “a comunicação de valores e a mobilização em torno do sentido são fundamentais. Os movimentos culturais (entendidos como movimentos que têm como objetivo defender ou propor modos próprios de vida e sentido) constroem-se em torno de sistemas de comunicação — essencialmente a internet e os meios de comunicação — porque esta é a principal via que esses movimentos encontram para chegar àquelas pessoas que podem eventualmente partilhar os seus valores, e a partir daqui atuar na consciência da sociedade no seu conjunto”.
Disponível em: www.compolitica.org. Acesso em: 2 mar. 2012 (adaptado).
Em 2011, após uma forte mobilização popular via redes sociais, houve a queda do governo de Hosni Mubarak, no Egito. Esse evento ratifica o argumento de que:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.12 Textos do Dia a Dia: Classificados
[...] Alunos em sala de aula. Professor de história a todo o vapor com matéria nova. O tema? A Revolução Francesa e, em especial, a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. Foi quando a Ciça levantou a mão e colocou em discussão uma dúvida que há algum tempo a incomodava: "E os direitos dos adolescentes, existe algo a respeito do assunto?"
Foi então que o Gustavo rapidamente entrou no papo e disse: "É mesmo, e a gente, como é que ficamos na área dos direitos? Somos reconhecidos? Temos representatividade?"
Ao que o Bruno rapidamente emendou: "Se não tiver nada a respeito dos direitos dos adolescentes nós mesmos podemos pensar e produzir uma carta que nos proteja e oriente."
Imediatamente o professor Marcelo se manifestou dizendo que no Brasil há o Estatuto da Criança e do Adolescente. Começou a explicar o que era, ou ao menos tentou, pois a essa altura dos acontecimentos a classe já estava a mil por hora pensando na elaboração de um documento próprio.
Sonia, a representante de sala, logo se colocou à frente do grupo e emendou: "O Estatuto da Criança e do Adolescente é importante, reconhecido e tal, mas é da criança em primeiro lugar e não dos adolescentes, específico, olhando para nossas necessidades. Precisamos de algo que corresponda aos nossos desejos, anseios, sonhos..." [...]
Como Marcelo, o professor de História, percebeu, o tema era quente e, por conta disso, logo viu que havia ali oportunidade para um trabalho muito interessante com os alunos e envolvendo ainda colegas de outras matérias, como o Álvaro de Geografia, a Bia de Literatura ou a Mariana de Filosofia.
Foi então que controlou logo a turba antes que a Bastilha na sala de aula viesse abaixo e encomendou a produção da Declaração dos Direitos dos Adolescentes a ser criada a partir daqueles 34 garotos e garotas [...]
Sentaram-se então todos eles, espalhados pela escola, alguns na quadra, outros na biblioteca e até uns mais despachados pelas áreas de convívio, os pátios e jardins. Haviam resolvido, todos reunidos antes destes pequenos grupos de estudo se juntarem, que o foco do documento a ser criado seriam o respeito a individualidade, a privacidade e as escolhas pessoais ou dos adolescentes como um todo.
Discutiram por dias a fio. Consultaram livros, foram atrás de pessoas que entendessem de leis, viram vídeos no YouTube, fizeram buscas no Google. Tudo o que foi possível fazer, que estivesse ao alcance deles, assim o fizeram. Consultaram de forma permanente aos professores que respaldaram o projeto. [...] Combinaram então que, quando tudo estivesse pronto iriam fazer uma mostra sobre a adolescência na escola. [...]
Como todo documento criado por pessoas, ainda mais por adolescentes, também este foi elogiado e criticado. Sempre acham que faltou alguma coisa ou que algum item poderia ter sido melhor redigido. De qualquer modo, o mais importante foi que todos e cada um em particular, entre os participantes, se sentiram muito valorizados em participar desta iniciativa. [...]
Disponível em: <https://goo.gl/I0WUsZ>. Acesso em: 6 fev. 2017. (Fragmento)
- Aproveitando as dicas apresentadas no texto, solicite aos alunos a criação de uma Declaração dos Direitos dos Adolescentes (DDA) com 10 artigos.
- Requisite também uma pesquisa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente brasileiro, com o objetivo de fundamentar teoricamente a atividade.
- Solicite o apoio de professores de outros componentes curriculares da escola para orientarem os alunos.
- Ao término da elaboração, teste a aplicação da DDA criada pelos alunos, identificando em quais artigos as situações a seguir se enquadram