Denomina-se energia eólica a energia cinética contida no vento. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação e, com o emprego de turbinas eólicas, também denominadas aerogeradores, é gerada energia elétrica. Existem atualmente, na região que mais produz energia eólica no Brasil, 306 usinas em operação, com o potencial de geração elétrica de aproximadamente 7800 MWh (dados do Banco de Informações de Geração da ANEEL, 2016).
Se nessa região, por razões naturais, a velocidade do vento fosse reduzida, mantendo-se a densidade do ar constante, teríamos uma redução de produção de energia elétrica.
Indique a região em questão e qual seria a quantidade de energia elétrica produzida, se houvesse a redução da velocidade do vento pela metade.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
⎯ E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
⎯ Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de ideia.
⎯ E, se me permite, qual é mesmo a sua graça.
⎯ Macabéa.
⎯ Maca ⎯ o quê?
⎯ Bea, foi ela obrigada a completar.
⎯ Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
⎯ Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo ⎯ parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor ⎯ pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
⎯ Também no sertão da Paraíba promessa é questão de grande dívida de honra.
Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:
⎯ Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?
Da segunda vez em que se encontraram caía uma chuva fininha que ensopava os ossos. Sem nem ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva que na cara de Macabéa parecia lágrimas escorrendo.
Clarice Lispector, A hora da estrela.
(FUVEST 2006 1ª FASE) No trecho que vai de “Eu também acho esquisito” a “eu vinguei... pois é...”, o autor se vale, para traduzir o estado emocional de Macabéa, do seguinte recurso expressivo:
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papelão
- Tesoura
- Tintas nas cores primárias e secundárias
- Pincel
- Papel Canson A3
- Papel toalha
- Copinhos de plástico
- Bandejas de isopor
PROCEDIMENTOS
- Para esta atividade o professor deve confeccionar em casa um círculo das cores, em
tamanho maior e levar para as crianças para que elas possam ter uma melhor
visualização do círculo das cores.
- Disponível: Modo de fazer o Círculo das Cores
https://www.youtube.com/watch?v=xWEVV_4HQb0
- O professor vai começar a aula falando um pouco sobre o círculo das cores e suas
combinações.
- Lembrar as crianças que existem duas maneiras de combinar as cores a partir do
círculo :
. usando as cores de duas em duas que estão uma ao lado da outra ;
. usando as cores que estão uma em frente da outra;
- Entregar para as crianças o círculo e deixar elas manusearem este círculo para
observarem as posições onde estão as cores.
- Depois, colocar o círculo em frente a sala onde todos possam visualizá-lo.
- Entregar para as crianças a folha de papel Canson A3, o pratinho de isopor com a
tinta preta e o copo de plástico.
- Pedir as crianças para molhar a boca do copo de plástico na tinta preta e ir
carimbando no papel, até preencher a folha toda, formando uma linda composição.
- Esperar secar um pouco.
- Entregar para as crianças as tintas coloridas e os pincéis.
- Explicar para as crianças que elas vão começar a pintura utilizando somente as cores
que estão no Círculo das Cores. Onde os círculos se sobrepõem, deixe que elas
misturem as cores.
- Depois que todos os círculos foram preenchidos, pedir as crianças para pintar os
espaços restantes para dar um acabamento na pintura.
-Expor os trabalhos
Fonte: https://innerchildfun.com//i490.photobucket.com/albums/rr264/vdeneen/modernart4.ipg
A RODA DAS CORES
- Geografia | 7.1 Ordem Geopolítica
TEXTO I
A adesão da Alemanha à Otan
A adesão da Alemanha Ocidental à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) há 50 anos teve como pano de fundo o conflito entre o Ocidente e o Leste da Europa e o projeto da integração europeia. A adesão da República Federal da Alemanha foi um passo importante para a reconstrução do país no pós-guerra e abriu o caminho para a Alemanha desempenhar um papel relevante na defesa da Europa Ocidental durante a Guerra Fria.
HAFTENDORN, H. A adesão da Alemanha à Otan: 50 anos depois. Disponível em: www.nato.int. Acesso em: 5 out. 2015 (adaptado).
TEXTO II
Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria
O regime de terror imposto pelos islamitas radicais no Oriente Médio alarma a Otan tanto ou mais que a Rússia, ainda que a estratégia para detê-los ainda seja difusa. O avanço do chamado Estado Islâmico, que instalou um califado repressor em zonas do Iraque e da Síria, comandou boa parte das reuniões bilaterais que mantiveram os líderes da organização atlântica no País de Gales.
ABELLÁN, L. Otan discute medidas para deter os jihadistas no Iraque e na Síria. Disponível em: http://brasil.elpais.com. Acesso em: 5 out. 2015.
As diferentes estratégias da Otan, demonstradas nos textos, são resultantes das transformações na:
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(Ufrgs) No ano de 2013, o Nobel de Medicina ou Fisiologia foi concedido para os pesquisadores que elucidaram os mecanismos de transporte de moléculas, através de vesículas, no interior das células.
Considere as seguintes afirmações sobre esse tema no citoplasma de células eucarióticas.
I. As proteínas produzidas pelo retículo endoplasmático rugoso são transportadas por vesículas até a face cis do complexo golgiense.
II. As vesículas que contêm secreções desprendem-se do complexo golgiense e fundem-se à membrana plasmática na exocitose.
III. Algumas vesículas liberadas pelo complexo golgiense irão formar os peroxissomos.
Quais estão corretas?
- Matemática | 3.1 Introdução
Uma empresa realiza o transporte de mudanças intermunicipais. Para facilitar o trabalho dos funcionários na elaboração de orçamentos, disponibiliza um quadro que relaciona o preço a ser cobrado com a distância percorrida entre a coleta e a entrega dos objetos. O preço total a pagar (P) é composto por um valor proporcional à quantidade de quilômetros percorridos (d), acrescido de um valor fixo de R$ 400,00, referente ao carregamento e à descarga dos objetos.
Representação parcial do quadro disponível na empresa
Distância percorrida (km)
10
20
30
...
Preço total a pagar (R$)
430
460
490
...
De acordo com as informações apresentadas no quadro, a expressão algébrica que relaciona o preço total a pagar (P) em função da quantidade de quilômetros percorridos, d, é: