O Mito da Caverna é um texto do filósofo grego Platão que traz uma parábola para demonstrar como a ignorância e a falta do saber podem ser superadas com a busca do conhecimento e da verdade. A tirinha a seguir faz um diálogo com essa parábola. Leia-a e responda ao que se pede.
SOUZA, Maurício. Piteco. Disponível em: http://nead.uesc.br/arquivos/Letras/historia-educacao/pensamento-complexo-piteco.pdf. Acesso 26 abr. 2018.
De acordo com a leitura, identifique, dentre as afirmativas a seguir, aquela que contraria uma possível interpretação da tirinha.
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 01. Misturas
As misturas são combinações de duas ou mais substâncias que podem ser encontradas em nosso dia a dia, como o ar que respiramos, a água que bebemos e o leite que consumimos. Para estudar essas misturas, é importante entender os diferentes tipos de misturas e como elas podem ser separadas. Desde a Antiguidade, os seres humanos buscam maneiras de separar e purificar substâncias, como a destilação utilizada pelos alquimistas na Idade Média. Hoje em dia, a separação de misturas é uma técnica amplamente utilizada na indústria e na vida cotidiana.
Qual método de separação é mais utilizado para separar uma mistura de água com pequenas partículas sólidas?
- Ciências - Fundamental | 15. Alterações Climáticas e Equilíbrio Ambiental
Nos últimos anos, temos presenciado diversas alterações climáticas que afetam diretamente nosso planeta, trazendo consequências alarmantes. Diante desse cenário, é comum o aumento de ocorrência de queimadas em diversas regiões do mundo, o que pode agravar ainda mais as consequências das mudanças climáticas. Esses incêndios são capazes de liberar grandes quantidades de gases do efeito estufa, intensificando o aquecimento global e afetando diretamente a saúde das pessoas e animais.
Com base nisso, qual das alternativas abaixo não está diretamente relacionada às consequências das mudanças climáticas?
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Read the text below to answer the question.
Animals in Danger
A lot of the animals in the world are in danger of extinction. Some people like to kill animals for their fur. Some people like to kill animals for fun. Read about the number of each animal in our planet. KOALA – There are between forty thousand and eighty thousand koalas. CHEETAH – There are between twenty thousand and twenty-five thousand cheetahs. TIGER – There are between five thousand and seven thousand five hundred tigers. RHINOCEROS – There are about eleven thousand rhinoceros. PANDA – There are seven hundred pandas. POLAR BEAR – There are between twenty thousand and forty thousand polar bears. AFRICAN ELEPHANT – There are about six hundred thousand African elephants. MOUNTAIN GORILLA – There are only six hundred and fifty mountain gorillas. BLUE WHALE – There are about five hundred blue whales.
Enunciado:
Lots of animals are in danger. Look at the pictures, read the information from the text “Animals in Danger”and write the number of animals under each picture. Order the animals from 1 to 9.
1(in great danger) _______________________________________________ 9(not in such great danger).
Available at: www.google.com (imagens) Access on: Aug. 3rd 2012.
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Na figura abaixo temos um triângulo isósceles inscrito em um retângulo. Observe que um retângulo tem 04 ângulos retos e o triângulo isósceles possui ângulos da base congruentes.
Enunciado:
Sabendo CP = AP, determine o valor de x em função do valor de y:
- História | 2.3 Segundo Reinado
Em escala, o negro é o negro retinto, o mulato já é o pardo e como tal meio branco, e se a pele é um pouco mais clara, já passa a incorporar a comunidade branca. A forma desse racismo no Brasil decorre de uma situação em que a mestiçagem não é punida, mas louvada. Com efeito, as uniões inter-raciais, aqui, nunca foram tidas como crime ou pecado. Nós surgimos, efetivamente, do cruzamento de uns poucos brancos com multidões de mulheres índias e negras.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: formação e sentido do Brasil.
São Paulo: Cia. das Letras, 2004 (adaptado).
Considerando o argumento apresentado, a discriminação racial no Brasil tem como origem