Na figura abaixo temos um triângulo isósceles inscrito em um retângulo. Observe que um retângulo tem 04 ângulos retos e o triângulo isósceles possui ângulos da base congruentes.
Enunciado:
Sabendo CP = AP, determine o valor de x em função do valor de y:
Questões relacionadas
- História | A. Grécia
GILMAR. Disponível em:https://www2.ufjf.br. Acesso em: 10 fev .2020.
O quadrinho do cartunista Gilmar, publicado em 2010, expõe uma crítica contemporânea ao que se apresentou como “democracia” na Atenas da antiguidade clássica. Essa crítica está expressa, de modo consistente, na
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UFRGS) A figura a seguir apresenta um diagrama p x V que ilustra um ciclo termodinâmico de um gás ideal. Este ciclo, com a realização de trabalho de 750 J, ocorre em três processos sucessivos. No processo AB, o sistema sofre um aumento de pressão mantendo o volume constante; no processo BC, o sistema se expande mantendo a temperatura constante e diminuindo a pressão; e, finalmente, no processo CA, o sistema retorna ao estado inicial sem variar a pressão.
O trabalho realizado no processo BC e a relação entre as temperaturas TA e TB são, respectivamente,
- Arte - Fundamental | 01.2. Música
MATERIAL
- CD (música alegre)
- Aparelho de som
- Tesoura sem ponta
- Cola
- Cartolina
-Papéis cores variadas para recorte
- Revistas, jornais, etc, para recorte
PROCEDIMENTOS
- O professor abordará a questão da linguagem corporal na criança:
- O professor pode propor às crianças pensar como voa uma borboleta e como voa um beija-
flor, como flui um rio e como derrete um cubo de gelo, tudo isso, através da expressão
corporal; a importância dessa atividade é a consciência corporal e o controle interno dos
mecanismos de expressão, contribuindo para a atenção, disciplina e desinibição.
- O professor deverá fazer no chão da sala ou pátio da escola, formas geométricas com
fita adesiva.
- O professor vai pedir para as crianças se organizem dentro das formas. Com o recurso da música,
pedirá para que as crianças dancem até que, ao seu sinal, troquem de lugar: (losango para
retângulo...) de forma mais complexa. Pode fazer pulseiras ou outra forma de identificação,
onde subdivida as crianças de cada grupo em cores e, da mesma forma associar: (grupo azul
no triângulo...)
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=19922
- Depois da dança das formas, o professor vai distribuir para as crianças material de
recorte como revistas, papéis coloridos, jornais, etc.
- Peça as crianças para lembrar como foi a brincadeira que acabaram de fazer e através da
técnica de recorte e colagem representá-la .
- Coloque uma música bem alegre e deixe as crianças fazerem suas criações, livremente.
- Oriente as crianças no manuseio da tesoura e cola.
- Instrua as crianças a fazer a colagem somente depois de definidas as formas e suas posições
na cartolina.
- Espere secar e exponha os trabalhos.
A DANÇA NA MÚSICA
- Língua Portuguesa
A cada verão, o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, traz preocupação para os brasileiros. A charge retrata essa situação a que o país está submetido.
Considerando os objetivos da charge, sua posição crítica se dá na medida em que
- Matemática - Fundamental | 04. Equações e Sistemas de Equações do 1º Grau
Enunciado:
Adicionando os números que estão representados no interior dos retângulos na mesma linha, da figura a seguir, devemos obter resultados iguais.
Assinale a alternativa que apresenta a classificação do valor correto da incógnita y.