Considera-se combustível aquele material que, quando em combustão, consegue gerar energia. No caso dos biocombustíveis, suas principais vantagens de uso são a de serem oriundos de fontes renováveis e a de serem menos poluentes que os derivados de combustíveis fósseis. Por isso, no Brasil, tem-se estimulado o plantio e a industrialização de sementes oleaginosas para produção de biocombustíveis.
No quadro, estão os valores referentes à energia produzida pela combustão de alguns biocombustíveis:
Entre os diversos tipos de biocombustíveis apresentados no quadro, aquele que apresenta melhor rendimento energético em massa é proveniente:
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 04. Expressões Algébricas
Na notícia foi ocultado um valor.
Patrimônio do FAT alcançou 209,7 bilhões em 2013
Brasília, 29/05/2014
O Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), aprovou nesta quinta-feira (29) a prestação de contas do FAT no ano de 2013. O FAT teve uma receita anual de R$ 53,6 bilhões contra uma despesa de R$ 63,9 ocasionando um resultado operacional nominal ************************ no ano.
Disponível em http://portal.mte.gov.br/imprensa/patrimonio-do-fat-alcancou-209-7-bilhoes-em- 2013.htm. Acesso: 17 de janeiro de 2015.
O valor que completa a notícia é
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
A cada ano, a Amazônia Legal perde, em média, 0,5% de suas florestas. O percentual parece pequeno, mas equivale a uma área de quase 5 mil quilômetros quadrados. Os cálculos feitos pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) apontam um crescimento de 23% na taxa de destruição da mata em junho de 2008, quando comparado ao mesmo mês do ano 2007. Aproximadamente 612 quilômetros quadrados de floresta foram cortados ou queimados em quatro semanas. Nesse ritmo, um hectare e meio (15 mil metros quadrados ou pouco mais de um campo de futebol) da maior floresta tropical do planeta é destruído a cada minuto. A tabela abaixo mostra dados das áreas destruídas em alguns Estados brasileiros.
Correio Braziliense, 29 jul. 2008.
Supondo a manutenção desse ritmo de desmatamento nesses Estados, o total desmatado entre agosto de 2008 e junho de 2009, em valores aproximados, foi:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
Churrasco pré-histórico
Há um milhão de anos, nossos ancestrais já contavam com a ajuda do fogo para preparar refeições
O prato do dia é carne assada na fogueira. Gostou? Então você poderia ter vivido com o Homo erectus, ancestral humano que, segundo um estudo feito na caverna de Wonderwerk, na África do Sul, era capaz de acender fogueiras para cozinhar animais.
A descoberta aconteceu quando uma equipe de pesquisadores que explorava a caverna encontrou pedaços de ossos e plantas queimadas – provavelmente, restos de uma refeição. Parte do chão da caverna estava sem cor e fragmentos de rochas dessa área foram analisados em laboratório.
Depois de estudar a forma e a composição química das rochas, os cientistas descobriram que aqueles eram vestígios de uma fogueira acesa há um milhão de anos. Até então, as pesquisas mostravam que o homem só havia aprendido a controlar o fogo há 700 mil anos.
ROCHA, Mariana. Disponível em <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/churrasco-pre-historico/>.
Acesso em: 14 jan. 2015.
A partir da análise do texto, assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
TEXTO I
O meu nome é Severino,
não tenho outro de pia.
Como há muitos Severinos,
que é santo de romaria,
deram então de me chamar
Severino de Maria;
como há muitos Severinos
com mães chamadas Maria,
fiquei sendo o da Maria
do finado Zacarias,
mas isso ainda diz pouco:
há muitos na freguesia,
por causa de um coronel
que se chamou Zacarias
e que foi o mais antigo
senhor desta sesmaria.
Como então dizer quem fala
ora a Vossas Senhorias?
MELO NETO, J. C. Obra completa. Rio de Janeiro: Aguiar, 1994 (fragmento).
TEXTO II
João Cabral, que já emprestara sua voz ao rio, transfere-a, aqui, ao retirante Severino, que, como o Capibaribe, também segue no caminho do Recife. A auto apresentação do personagem, na fala inicial do texto, nos mostra um Severino que, quanto mais se define, menos se individualiza, pois seus traços biográficos são sempre partilhados por outroshomens.SECCHIN. A. C. João Cabral: a poesia do menos. Rio de Janeiro: Topbooks, 1999 (fragmento).
Com base no trecho de Morte e Vida Severina (Texto I) e na análise crítica (Texto II), observa-se que a relação entre o texto poético e o contexto social expresso literalmente pela pergunta "Como então dizer quem fala / ora a Vossas Senhorias?". A resposta à pergunta expressa no poema é dada por meio da:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
O louva-a-deus (Acanthopserosa), quando ergue a região anterior do corpo e une as patas dianteiras, se assemelha a uma folha seca. Ele se esconde nas vegetações e, com extrema voracidade, ataca borboletas que pousam em flores para coletar néctar.
A relação ecológica que ocorre entre as duas populações está representada em qual gráfico?
Legenda: