(IFCE) Um termômetro com defeito está graduado na escala Fahrenheit, indicando 30 oF para o ponto de fusão do gelo e 214 oF para o ponto de ebulição da água. A única temperatura neste termômetro medida corretamente na escala Celsius é
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Lucas precisa estacionar o carro pelo período de 40 minutos, e sua irmã Clara também precisa estacionar o carro pelo período de 6 horas.
O estacionamento Verde cobra R$ 5,00 por hora de permanência. O estacionamento Amarelo cobra R$ 6,00 por 4 horas de permanência e mais R$ 2,50 por hora ou fração de hora ultrapassada. O estacionamento Preto cobra R$ 7,00 por 3 horas de permanência e mais R$ 1,00 por hora ou fração de hora ultrapassada.
Os estacionamentos mais econômicos para Lucas e Clara, respectivamente, são:
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
(FUVEST 2017 1ª FASE) Considere as funções f(x) = x2 + 4 e g(x) = 1 + log1/2 x, em que o domínio de f é o conjunto dos números reais e o domínio de g é o conjunto dos números reais maiores do que 0. Seja
h(x) = 3f(g(x)) + 2g(f(x)),
em que x > 0. Então, h(2) é igual
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(IFSUL) Todas as células vegetais e animais apresentam um processo de reprodução chamado de mitose e outro processo de reprodução chamado de meiose. Esses processos diferenciam-se quanto ao tipo de células envolvidas, tais como células epiteliais, musculares, gametas, etc. A afirmativa que relata corretamente o processo que envolve a formação das últimas células referidas acima é a que propõe que uma célula - Matemática | 3.1 Introdução
Durante uma corrida automobilística, o consumo de combustível do carro de um dos competidores foi monitorado em função do tempo, conforme a variação descrita no gráfico.
O consumo total do veículo, em litro, durante o período monitorado foi
- Geografia - Fundamental | 6.5 Aquecimento Global
Texto 1
Terra sofre com o consumo excessivo
O consumo excessivo e o desperdício são os vilões do planeta. São eles os responsáveis pela crescente emissão de gases do efeito estufa, a falta d’água e a redução das áreas de floresta. O diagnóstico é do ministro de Ciência e Tecnologia da Índia, Murli Manohar Joshi, que esteve ontem na Academia Brasileira de Ciências, no Rio. Para Joshi, há apenas um caminho para salvar a Terra: a união da política com a ciência.
''As tecnologias, hoje, são ineficazes. Temos que aumentar a eficiência das máquinas para conservar energia e matéria-prima. E isso só conseguimos com o desenvolvimento do conhecimento, apoiado por uma política nacional voltada para ciência'', disse o ministro, que considera o atual modelo de produção insustentável.
Apesar da segregação no campo econômico, o atual modelo de desenvolvimento coloca todos no mesmo plano quando o que está em discussão é o meio ambiente. Rico ou pobre, todos serão afetados pela poluição atmosférica, uma das principais consequências do consumismo exacerbado. A diferença é que, apesar da poluição não respeitar fronteiras, as fontes poluidoras estão em territórios muito bem delimitados: os 20% mais ricos emitem 53% do CO2 lançado na atmosfera. Já o quinto mais pobre do planeta responde por apenas 3%.
Fonte: www.jbonline.com.br(acessado em 07/10/09)
Texto 2
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS RISCOS
- O aquecimento mínimo esperado para os próximos 100 anos é mais que o dobro do aumento de 0,6 grau centígrado registrado desde 1900.
- O nível do mar já subiu entre 10 cm e 20 cm em relação às médias do período pré-industrial.
- Um futuro de tempestades e inundações cada vez mais severas nas zonas litorâneas, crescentemente ocupadas, é provável e será ruim até mesmo nos melhores cenários das previsões.
- Espera-se uma redução geral do rendimento das culturas na maioria das regiões tropicais e subtropicais. Áreas situadas no meio dos continentes, como o “grain belt” dos EUA e vastas áreas da Ásia, poderão provavelmente secar. Onde a agricultura em terrenos secos depende apenas da chuva, como na África subsaariana, as colheitas diminuirão dramaticamente até mesmo com aumentos mínimos na temperatura. Essas mudanças poderão causar a desorganização do suprimento de alimentos em um mundo já caracterizado pela escassez de alimentos e fome.
- Grande parte das espécies em risco no mundo, entre elas 25% dos mamíferos e 12% dos pássaros, poderá ser extinta nas próximas décadas, em virtude das alterações que serão provocadas pelo aquecimento em florestas, pântanos e rangelands.
- As altas temperaturas poderão expandir o alcance de doenças transmitidas por vetores, como a malária, que já matam um milhão de pessoas anualmente, a maioria delas crianças.
Fonte: http://www.fea.usp.br/noticias.php(acessadoem 05/12/09)
Texto 3
Painel - Conferência de Copenhague pode ter resultado surpreendente
Os estudiosos mais otimistas esperam que a reunião de Copenhague termine pelo menos com um compromisso dos maiores emissores que leve a uma efetiva redução das emissões nacionais dos gases de efeito estufa. Essa visão leva em conta importantes mudanças como a política ambiental do presidente Barack Obama, nos Estados Unidos, e a anunciada disposição de países em desenvolvimento, como China e Índia, de participar de um novo acordo que substitua o Protocolo de Kyoto após 2012.
Além da China e da Índia, o Brasil também parece propenso a aceitar um novo compromisso internacional. Isso ficou evidenciado em agosto na entrevista que o ministro das Relações Exteriores Celso Amorim concedeu ao jornalista André Trigueiro, da Globo News, especializado em questões ambientais. Segundo o ministro, o governo brasileiro poderá assumir em Copenhague metas de redução das emissões nacionais de gases que contribuem para o efeito estufa. A entrevista de Amorim foi recebida com surpresa porque até aqui, como lembrou outro estudioso do tema, o jornalista Washington Novaes, o Brasil “tem-se recusado assumir compromissos de redução”.
Fonte: http://www.fea.usp.br/noticias.php(acessadoem 05/12/09)
A) A partir da leitura e interpretação dos textos acima, EXPLIQUE o problema ambiental global. Utilize três situações para EXEMPLIFICAR as conseqüências desse problema.
B) DESCREVA duas possíveis causas para o problema ambiental global.