Na França, o rei Luís XIV teve sua imagem fabricada por um conjunto de estratégias que visavam sedimentar uma determinada noção de soberania. Neste sentido, a charge apresentada demonstra
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Vai passar
Nessa avenida um samba popular
[...] Num tempo
Página infeliz da nossa história
Passagem desbotada na memória
Das nossas novas gerações
Dormia a nossa pátria mãe tão distraída
Sem perceber que era subtraída
Em tenebrosas transações Seus filhos erravam cegos pelo continente
Levavam pedras feito penitentes
Erguendo estranhas catedrais
E um dia, afinal tinham direito a uma alegria fugaz
Uma ofegante epidemia
Que se chamava carnaval
O carnaval, o carnaval
Vai passar, palmas pra ala dos barões famintos
O bloco dos napoleões retintos
E os pigmeus do boulevard
Meu Deus, vem olhar, vem ver de perto uma cidade a cantar
A evolução da liberdade até o dia clarear. BUARQUE, Chico; HIME, Francis. Vai passar. Disponível em: http://goo.gl/cej6gt. Acesso: 05 mar. 2014. (Fragmento) O músico Chico Buarque, foi um dos principais expoentes do movimento cultural de contestação ao regime militar brasileiro e, partir da análise desta letra de música,
Enunciado:
a) explique a importância das manifestações artísticas no cenário político durante a ditadura militar.
b) identifique qual é a mensagem política que o autor procura apresentar nesta canção.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
[1] La muerte se puede conceptuar como una
construcción que el hombre ha ido desarrollando a lo largo
de la historia y en diversas culturas de diferentes maneras.
[4] En el cristianismo, por ejemplo, se anuncia que con
la venida de Jesucristo tiene lugar la salvación de la
humanidad. Aunque bien es cierto que, todavía el ser
[7] humano debe recorrer un camino para su salvación. La
misma muerte de Jesucristo es símbolo de redención, muere
por amor a la humanidad, abriendo, con el magnífico
[10] sacrificio, un camino de liberación de los pecados de la
humanidad.
Las religiones orientales, en cambio, se caracterizan
[13] porque la salvación se produce de forma individual y no
colectiva. Existen mensajeros divinos pero estos no salvarían
a la humanidad sino que tan solo enseñarían a los individuos
[16] el camino de la salvación, camino que cada sujeto debería
recorrer individualmente mediante su esfuerzo.
El Islam considera que el mundo es un lugar donde
[19] existe el sufrimiento como consecuencia de los errores
humanos. O mar, en la tierra puede haber tanto sufrimiento
como felicidad siendo el paraíso celestial el único lugar
[22] donde habría felicidad verdadera, permanentemente. Luego,
la aspiración de un musulmán es abandonar el mundo para
alcanzar la dicha eterna. Y dentro de esta lógica la muerte es
[25] La puerta que le conducirá al paraíso.
En la antigüedad clásica había corrientes filosóficas
como el Estoicismo que preconizaban un estilo de vida
[28] sustentado por valores éticos. Los estoicos basaban la
felicidad en la posesión de un alma libre, a la que no alcanza
El dolor, ni es esclava de la búsqueda de una felicidad
[31] exterior, porque el hombre acaba encontrándola en sí mismo,al
ser libre de todas las pasiones. Creían que el hombre podía
alcandear dicho estado mediante una voluntad firme y
[34] constante, y que así, dueño de sí mismo, llegaría a ser
inacessível a la desgracia. Al morir el hombre se reuniría con
el espíritu universal. El estoico aceptaba la muerte y valores
[37] Como la Dignidad y Sobriedad Inclinaban a Aceptarla Con
naturalidade.
Carlos Álvarez Chicano. Bioética y Bioderecho, v. 7, 2002 (con adaptaciones).
Partiendo de su forma y función en el texto es correcto afirmar que
el elemento "Luego" (l.22) se utiliza para introducir una consecuencia inferida del texto que precede a este elemento.
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Um paciente com múltiplos traumatismos deu entrada na emergência de um hospital de uma pequena cidade do sul da Bahia. Os médicos decidiram que deveriam realizar uma transfusão sanguínea nesse paciente e solicitaram ao laboratório do mesmo hospital o exame de determinação do tipo sanguíneo para o sistema ABO. O biólogo responsável pelo setor sabia que os kits para tipagem sanguínea tinham terminado e, dessa forma, resolveu improvisar ao colocar uma quantidade do seu sangue tipo A em uma centrífuga para a separação do soro (plasma) das suas hemácias. Ao colocar o soro do seu sangue em contato com o sangue do paciente e ao unir suas hemácias com o soro do mesmo indivíduo, verificou que ocorreu aglutinação nos dois testes realizados.
Com base nesses resultados, é possível concluir que o tipo sanguíneo para o sistema ABO do paciente em questão é:
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
(UNIPÊ)
O esquema representa, de forma simplificada, como ocorrem as variações e regulações do índice glicêmico em uma pessoa não diabética, evidenciando as ações antagônicas dos hormônios reguladores da glicemia: insulina e glucagon.
A partir da análise da gravura, pode-se inferir corretamente:
- Biologia | 8.6 Verminoses
Dupla humilhação destas lombrigas, humilhação de confessá-las a Dr. Alexandre, sério, perante irmãos que se divertem com tua fauna intestinal em perversas indagações: “Você vai ao circo assim mesmo? Vai levando suas lombrigas? Elas também pagam entrada, se não podem ver o espetáculo? E se, ouvindo lá de dentro, as gabarolas do palhaço, vão querer sair para fora, hem? Como é que você se arranja?” O que é pior: mínimo verme, quinze centímetros modestos, não mais — vermezinho idiota — enquanto Zé, rival na escola, na queda de braço, em tudo, se gabando mostra no vidro o novelo comprovador de seu justo gabo orgulhoso: ele expeliu, entre ohs! e ahs! de agudo pasmo familiar, formidável tênia porcina: a solitária de três metros.
ANDRADE, C. D. Boitempo. Rio de Janeiro: Aguiar, 1988.
O texto de Carlos Drummond de Andrade aborda duas parasitoses intestinais que podem afetar a saúde humana. Com relação às tênias, mais especificamente, a Taenia solium, considera-se que elas podem parasitar o homem na ocasião em que ele come carne de: