O processo de modernização da agricultura brasileira que vem se processando nas últimas décadas tem causado grandes transformações no campo. A principal delas é a privatização de grandes parcelas de terras, fato que não é recente na história brasileira.
RIBEIRO, H. S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos.
Araraquara: Wunderlich, 2001 (fragmento).
Embora esteja associado à ampliação do PIB e ao aumento das exportações, o processo de modernização da agricultura vivido pelo Brasil nas últimas décadas contribuiu para a exclusão social no campo, porque
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
“O intestino humano é habitado por centenas de espécies diferentes de bactérias, que, além de nos ajudar a obter energia dos alimentos, nos protegem de infecções e estimulam nosso sistema imunológico. Por outro lado, quando essa microbiota está em desequilíbrio, graves doenças podem surgir. Apesar da importância desses micro-organismos, não sabemos ainda de onde vêm, como são adquiridos e selecionados. A descoberta recente da presença de bactérias no leite materno indica que a colonização do nosso intestino não é aleatória e acontece desde o nascimento, diretamente pela amamentação.”
(http://assinaturadigital.cienciahoje.org.br/revistas/reduzidas/)
A amamentação é reconhecida pela transferência de anticorpos do leite materno para o bebê, protegendo-o de infecções desde o nascimento. A transferência de bactérias benéficas para o leite materno conferiria proteção adicional ao recém-nascido, pois:
- História - Fundamental | 06. Colonização Espanhola na América
Texto base: Observe a imagem e leia o texto.
O chocolate tem lugar cativo na história das colonizações: foi o primeiro sabor americano a ganhar uma boa clientela europeia. É uma primazia considerável, se pensarmos na Santíssima Trindade das plantas avidamente incorporadas ao gosto do Velho Mundo – o chá e o café também foram adotados com prazer, mas o cacau chegou na frente.
Já na sua descoberta, não restaram dúvidas quanto ao caráter sagrado que lhe conferiam. No México, os conquistadores espanhóis, comandados por Hernán Cortés (1485-1547), o encontraram em lugar de honra: à mesa do imperador asteca Montezuma II (1466-1520). O cacau era mesmo vital tanto para aquela civilização como para os maias. Havia séculos que a fruta fazia parte das cerimônias religiosas, dos banquetes das elites e da própria vida econômica, sendo usada como moeda. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-doce-sabor-da-america> Acesso em: 14 abr. 2015.
A pintura "O café da manhã", de François Boucher, do século XVIII, mostra que o chocolate foi adotado por famílias europeias abastadas como bebida nutritiva. (Reprodução)
Enunciado:
- a) Identifique no trecho a importância cultural e econômica do chocolate na América Espanhola.
b) Tendo como referência os elementos do texto, explique como o chocolate foi incorporado pela cultura europeia.
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(UESC) Um pêndulo simples realiza 200 oscilações em 400,0 s em um local cuja aceleração da gravidade tem módulo igual a 10,0 m/s². Considerando-se π² como sendo igual a 10 e desprezando-se a resistência do ar, o comprimento do pêndulo é igual, em m, a
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(FUVEST 2011 1° FASE) Os resultados de uma pesquisa realizada na USP revelam que a araucária, o pinheiro brasileiro, produz substâncias antioxidantes e fotoprotetoras. Uma das autoras do estudo considera que, possivelmente, essa característica esteja relacionada ao ambiente com intensa radiação UV em que a espécie surgiu há cerca de 200 milhões de anos.
Com base na Teoria Sintética da Evolução, é correto afirmar que
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
Um professor dividiu a lousa da sala de aula em quatro partes iguais. Em seguida, preencheu 75% dela com conceitos e explicações, conforme a figura seguinte.
(Foto: Reprodução/Enem)
Algum tempo depois, o professor apagou a lousa por completo e, adotando um procedimento semelhante ao anterior, voltou a preenchê-la, mas, dessa vez, utilizando 40% do espaço dela.