Em uma máquina térmica, uma fonte quente fornece 80 kJ de energia na forma de calor, enquanto uma fonte fria descarrega 60 kJ de calor para o meio ambiente. Portanto, o rendimento desta máquina é igual a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
No Império Romano quando o momento era de crise, tudo era escasso, para o povo se acalmar, não reclamar e, não se revoltar contra o poder dominante da época, era utilizado a política do "pão e circo", ou seja, eram construídas enormes arenas (Coliseu), nas quais se realizavam os sangrentos espetáculos dos gladiadores (escravos treinados para matar ou morrer, e suas vidas ficavam na dependência da platéia, que com um indicador do polegar determinava se deveriam viver ou morrer (vide o filme O Gladiador). Esses espetáculos envolviam homens e animais selvagens. Também eram realizados eventos como corridas de bigas, quadrigas, acrobacias, bandas, palhaços e corridas de cavalos.
Disponível em: <http://www.parafrasear.net/2007/11/poltica-do-po-e-circo.html.> Acesso em: 20 mar. 2014.
a) Explique o que foi a “política do pão e circo” praticada pelos imperadores romanos.
b) Analise a importância política do “pão e circo” implementada em Roma.
- Matemática - Fundamental | 8.1 Proporção
Carlos quer fazer bolinhos de arroz para receber seus amigos, e encontrou na internet uma receita, que servia 4 pessoas, e necessitava dos seguintes ingredientes:
• 02 xícaras de arroz cozido;
• 300 gramas de queijo muçarela ralado;
• 02 ovos;
• Salsinha e cebolinha picadas;
• Temperos de sua preferência.
Mas Carlos precisa servir 12 pessoas, já que receberá muitos amigos. Se ele seguir as proporções da receita acima, o número de ovos que precisará será igual a:
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
Sempre teceremos panos de seda
E nem por isso vestiremos melhor
Seremos sempre pobres e nuas
E teremos sempre fome e sede
Nunca seremos capazes de ganhar tanto
Que possamos ter melhor comida.
CHRÉTIEN DE TROYES. Yvain ou le chevalier au lion (1177-1181). Apud MACEDO, J. R. A mulher na Idade Média. São Paulo: Contexto, 1992 (adaptado).
O tema do trabalho feminino vem sendo abordado pelos estudos históricos mais recentes. Algumas fontes são importantes para essa abordagem, tal como o poema apresentado, que alude à
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
Entre 12 e 15 de julho de 1917, São Paulo parou. Pararam as fábricas, os moinhos, as ferrovias e os bondes da cidade. Nas ruas do centro e dos bairros operários, milhares de trabalhadores saquearam armazéns e padarias e interceptaram caminhões de alimentos, enquanto meninos e moças liberavam o seu protesto tomando alguns elétricos (bondes) e pondo-os em movimento.
acervo.estadao.com.br/noticias/acervo.em-1917-a-primeira-greve-geral-em-sao-paulo.
Sobre as greves gerais do início da República, podemos dizer que foi resultado do (a)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. O passado ao qual eles apelavam era uma invenção. Suas tradições, fabricadas. Mesmo o racismo de Hitler não era feito daquele orgulho de uma linhagem ininterrupta e sem mistura que leva americanos esperançosos de provar sua descendência de algum nobre de Suffolk do século XVI a contratar genealogistas, mas uma mixórdia pós-darwiniana do século XIX pretendendo (e, infelizmente, na Alemanha muitas vezes recebendo) o apoio da nova ciência da genética, mais precisamente do ramo da genética aplicada (“eugenia”) que sonhava em criar uma super-raça humana pela reprodução seletiva e a eliminação dos incapazes. A raça destinada a dominar o mundo através de Hitler não tinha sequer um nome até 1898, quando um antropólogo cunhou o termo ‘nórdico’. O fascismo era triunfantemente antiliberal. Também forneceu a prova de que o homem pode, sem dificuldade, combinar crenças malucas sobre o mundo com um confiante domínio de alta tecnologia contemporânea. O fim do século XX, com suas seitas fundamentalistas brandindo as armas da televisão e da coleta de fundos programada em computador, nos familiarizou mais com esse fenômeno. HOBSBAWN, Eric. A era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). Companhia das Letras, 1995. p. 121-122.
Enunciado:
a) Identifique as características da ideologia racial nazista presentes no texto.
b) Qual é a crítica que o historiador, Eric Hobsbawn, apresenta nesse fragmento.