As redes sociais permitem que seus usuários facilmente compartilhem entre si ideias e opiniões. Na tirinha, há um tom de crítica àqueles que
Questões relacionadas
- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
A anemia falciforme, também chamada de drepanocitose ou anemia drepanocítica, é uma doença hereditária e hematológica que acontece por conta da produção anormal de glóbulos vermelhos do sangue, o que deforma as hemácias. As células da membrana são alteradas e se rompem com facilidade, causando a anemia. Por conta desse rompimento, elas tornam-se parecidas com uma foice, por isso o termo falciforme. Esse tipo de anemia acontece quando a pessoa herda duas cópias anormais do gene da hemoglobina de seus pais, uma década. A hemoglobina, que transporta o oxigênio e dá cor aos glóbulos vermelhos, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo. Os primeiros sintomas costumam surgir entre os 5 e 6 meses de idade, e vários problemas de saúde podem ser desenvolvidos, como infecções e até mesmo AVC.
(A ANEMIA falciforme..., 2017).
A partir da análise das informações contidas no texto e com base nos conhecimentos a respeito da anemia falciforme, é correto afirmar:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
Leia.
TUBERCULOSE NA MIRA
A prevenção da tuberculose, sobretudo em crianças portadoras de HIV pode ganhar um novo aliado. Pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) descreveram como o sistema imune do hospedeiro reconhece a bactéria Mycobacterium avium, do mesmo gênero da M. tuberculosis, e que, pelas semelhanças, serve como modelo para o estudo da infecção.
Pelo mecanismo descrito, um receptor específico das células imunes, o TLR9, identifica o DNA do bacilo. “Esse reconhecimento é um importante mecanismo que desencadeia a resposta imunológica”, afirma Sérgio Costa Oliveira, do Departamento de Bioquímica da UFMG [...]. Ao reconhecer o bacilo, as células de defesa são ativadas a liberar citocinas, que são proteínas importantes no mecanismo de destruição do micro-organismo.
Adaptado de: Ciência Hoje, nº 283 / julho de 2011, p. 69.
Sobre a tuberculose e outras patologias de interesse epidemiológico, foram feitas as seguintes proposições:
I. No herpes, com o uso de antibióticos específicos, há a diminuição dos sintomas e posterior eliminação do agente etiológico da doença.
II. A tuberculose , assim como a meningite, é uma doença que pode ser transmitida por secreção salivar e, ambas, podem ser prevenidas por imunização ativa.
III. A utilização de técnicas adequadas de conservação de alimentos diminui as chances de intoxicação botulínica causada pelo Clostridium botulinium.
IV. Na AIDS, a dupla hélice do DNA do vírus desencadeia uma série de reações imunológicas comandadas pelos macrófagos.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
- Literatura | 4.2 Realismo(ENEM 2010 1º APLICAÇÃO)Capítulo III
Um criado trouxe o café. Rubião pegou na xícara e, enquanto lhe deitava açúcar, ia disfarçadamente mirando a bandeja, que era de prata lavrada. Prata, ouro, eram os metais que amava de coração; não gostava de bronze, mas o amigo Palha disse-lhe que era matéria de preço, e assim se explica este par de figuras que esta aqui na sala: um Mefistófeles e um Fausto. Tivesse, porém, de escolher, escolheria a bandeja - primor de argentaria, execução fina e acabada. O criado esperava teso e sério. Era espanhol; e não foi sem resistência que Rubião o aceitou das mãos de Cristiano; por mais que lhe dissesse que estava acostumado aos seus crioulos de Minas, e não queria línguas estrangeiras em casa, o amigo Palha insistiu, demonstrando-lhe a necessidade de ter criados brancos. Rubião cedeu com pena. O seu bom pajem, que ele queria pôr na sala, como um pedaço da província, nem pôde deixar na cozinha, onde reinava um francês, Jean; foi degradado a outros serviços.ASSIS, M. Quincas Borba. In: Obra completa. V.1. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1993 (fragmento).
Quincas Borba situa-se entre as obras-primas do autor e da literatura brasileira. No fragmento apresentado, a peculiaridade do texto que garante a universalização de sua abordagem reside
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UERJ) Para o tratamento de 60.000 L de água de um reservatório, foram adicionados 20 L de solução saturada de sulfato de alumínio, sal que possui as seguintes propriedades:
Massa molar = 342 g . mol-1
Solubilidade em água = 900 g . L-1
Desprezando a variação de volume, a concentração de sulfato de alumínio no reservatório, em mol/L corresponde a:
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
CANÇÃO DO VER
[1] Fomos rever o poste.
O mesmo poste de quando a gente brincava de pique
e de esconder.
Agora ele estava tão verdinho!
[5] O corpo recoberto de limo e borboletas.
Eu quis filmar o abandono do poste.
O seu estar parado.
O seu não ter voz.
O seu não ter sequer mãos para se pronunciar com
[10] As mãos.
Penso que a natureza o adotara em árvore.
Porque eu bem cheguei de ouvir arrulos1 de passarinhos
que um dia teriam cantado entre as suas folhas.
Tentei transcrever para flauta a ternura dos arrulos.
[15] Mas o mato era mudo.
Agora o poste se inclina para o chão − como alguém
que procurasse o chão para repouso.
Tivemos saudades de nós.
Manoel de Barros Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010.
No poema, o poste é associado à própria vida do eu poético.
Nessa associação, a imagem do poste se constrói pelo seguinte recurso da linguagem: