O sangue é um líquido muito importante que circula pelo nosso corpo através de vasos sanguíneos. Ele é responsável por levar oxigênio e nutrientes para todas as partes do nosso corpo, além de ajudar a retirar as substâncias que não precisamos. Os vasos sanguíneos são como tubinhos que levam o sangue para todos os lugares do nosso organismo, desde a cabeça até os pés. Alguns deles são tão fininhos que só podem ser vistos com um microscópio! É por isso que é tão importante cuidar da nossa saúde e manter o nosso sangue e vasos sanguíneos saudáveis.
Quais são as principais partes do coração e como elas trabalham juntas?
Questões relacionadas
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(MACKENZIE) A partir de um minério denominado galena, rico em sulfeto de chumbo II (PbS) pode-se obter o metal chumbo em escala industrial, por meio das reações representadas pelas equações de oxirredução a seguir, cujos coeficientes estequiométricos encontram-se já ajustados:
PbS(s) + 3/2 O2(g) →PbO(s) + SO2(g)
PbO(s) + CO(g) →Pb(s) + CO2(g)
Considerando-se uma amostra de 717 Kg desse minério que possua 90% de sulfeto de chumbo II, sendo submetida a um processo que apresente 80% de rendimento global, a massa a ser obtida de chumbo será de, aproximadamente,Dados: massas molares em g/mol:S = 32 e Pb = 207
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Luíza decidiu pintar seus cabelos e os de sua mãe usando as cores B e C em ambas as tinturas. A cor B é a que tinge os cabelos brancos e a cor C dá um tom mais claro durante a exposição à luz.
Luíza sabe que, em cabelos com muitos fios brancos, como os de sua mãe, a proporção entre as cores C e B é de 1 para 3. Para ela, que tem poucos fios brancos, a proporção a ser aplicada é de 3 partes da cor C para 1 parte da cor B. Além disso, como sua mãe tem cabelos curtos, basta a aplicação de 60 gramas de tintura; já para seus longos cabelos, serão necessários 120 gramas.
De acordo com a situação descrita, a quantidade, em gramas, da tintura da cor B que Luíza deve adquirir para pintar os seus cabelos e os de sua mãe é:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.4 Adjetivo
Texto base: 10509803
Dona Cotinha, Tom e o gato Joca Em frente à minha casa tem outra casa, pequena, de madeira, azul com janelas brancas. Está no fim de um terreno enorme com muitas árvores. Para mim aquilo é o que chamam de floresta. Tom diz que é um quintal. Ali mora dona Cotinha, uma velhinha que tem cabelos lilás e dirige um Fusquinha vermelho. Esse passou a ser meu esconderijo. Dona Cotinha sempre aparece com um prato de comida. Diz: — Vem, gatinho. Olha só o que eu trouxe para você. [...] — Bom dia, menino — disse ela. — Já que está em frente à minha casa, faça uma gentileza e abra o portão. Tom obedeceu. Dona Cotinha afagou minha cabeça e perguntou: — Este gatinho é seu? — Sim, senhora. — Ele é muito educado. — Obrigado — disse eu, na minha voz de gato. — No primeiro dia que o vi por aqui, ele entrou na casa e cheirou tudo. Agora, sempre deixo uma comidinha para ele! [...] Dona Cotinha acabava de denunciar minha gula e o aumento de peso. Continuou: — Passe aqui no fim da tarde. Faço um bolo de fubá com cobertura de chocolate que é de dar água na boca. Com água na boca fiquei eu. Naquela tarde voltamos à casa de dona Cotinha. Ela foi logo mostrando pro Tom uma coleção de carrinhos antigos. Era do filho dela, que morreu bem pequeno. Depois nos levou para uma sala repleta de livros. Tom ficou de boca aberta e perguntou: — A senhora já leu todos esses livros? — Praticamente todos. Ler foi minha diversão, meu bom vício. Infelizmente meus olhos não ajudam mais. Essa pilha que você está vendo aqui ainda nem foi tocada. Tom começou a ler em voz alta, e sua voz encheu a sala de seres fantásticos. O tempo parou. Desse dia em diante, à tardinha, eu e Tom tínhamos uma missão. Abrir os livros de dona Cotinha e deixar os personagens passearem pela casa mágica, no meio da floresta da cidade de pedra. Dona Cotinha, Tom e o Gato Joca. Disponível em: <http://acervo.novaescola.org.br/
fundamental-1/dona-cotinha-tom-gato-joca-689870.shtml>. Acesso em: 8 out. 2016. Adaptado.
Enunciado:
Releia o seguinte trecho.
Em frente à minha casa tem outra casa, pequena, de madeira, azul com janelas brancas. [...]
A expressão destacada no trecho serve para descrever a casa de dona Cotinha e tem a função de
- Matemática | B. Regra de Três
O consumo de combustível de um trator de arado, por tempo de trabalho, é de 18 litros por hora. Esse mesmo consumo, por área trabalhada, é de 15 litros por hectare. Podemos estimar que, em 10 horas de trabalho, esse trator poderá arar cerca de:
- Biologia | 11.1 Sistema Digestório
(FAC. PEQUENO PRÍNCIPE) A digestão das proteínas por enzimas pancreáticas, que ocorre no intestino delgado, tem como objetivo quebrar os polipeptídeos em oligopeptídeos e aminoácidos. Para que a digestão química de proteínas ocorra de maneira eficiente, é necessário(a):