(ENEM 2011 1º APLICAÇÃO)
A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfiel acontece porque
Questões relacionadas
- Matemática | 14.2 Prisma
Um agricultor possui em sua fazenda um silo para armazenar sua produção de milho. O silo, que na época da colheita é utilizado em sua capacidade máxima, tem a forma de um paralelepípedo retângulo reto, com os lados da base medindo L metros e altura igual a h metros. O agricultor deseja duplicar a sua produção para o próximo ano e, para isso, irá comprar um novo silo, no mesmo formato e com o dobro da capacidade do atual. O fornecedor de silos enviou uma lista com os tipos disponíveis e cujas dimensões são apresentadas na tabela:
Para atender às suas necessidades, o agricultor deverá escolher o silo de tipo:
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
(UNIME)
O químico russo Alexander Saytzeff observou que, na desidratação intramolecular de álcoois, quando há a possibilidade de produzir mais de um alceno diferente, a preferência natural é que ocorra a eliminação do hidrogênio do carbono menos hidrogenado, a exemplo da desidratação do butan-2-ol, representada no esquema.
De acordo com essas informações e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Impressão em tamanho grande da obra “Maya e a boneca – Pablo Picasso”.
- Lápis de cor
- Papel ofício
- Tesoura sem ponta
- Cola
PROCEDIMENTOS
- O professor vai apresentar para as crianças a obra “Maya e a boneca – Pablo Picasso”.
- Imprimir a obra em um tamanho grande e colocar na frente do quadro na sala de aula.
- Fonte: http://regbor.blogspot.com.br/2011/04/maya-com-boneca-picasso.html
- Depois de mostrar a obra para as crianças, o professor deverá fazer as seguintes perguntas:
- Que figura você está vendo?
- Como está o rosto da menina?
- Que cores aparecem na obra?
- Feito esta reflexão, o professor vai distribuir a folha de papel ofício para cada criança.
- Pedir para as crianças desenharem o seu auto-retrato.
- Auxiliar os alunos quanto à proporção do desenho. Fazer o desenho ocupando a folha inteira.
- Colorir os desenhos
- Depois de colorido, cada criança deverá recortar os olhos, a boca, o nariz, as orelhas, e deverá colar em outra folha mais em locais desencontrados. Um olho estará mais acima, o outro mais embaixo, e assim por diante.
- Auxiliar os alunos nesta hora lembrando sempre do cubismo que já foi estudado anteriormente.
- Para dar acabamento no trabalho as crianças poderão usar o lápis de cor, modificando o seu auto-retrato.
- Expor os trabalhos
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(PUC-RJ) Os esquemas I, II, III e IV mostram o Sistema Cardiovascular de Vertebrados.
Assinale a alternativa FALSA.
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
(FUVEST 2011 1° FASE) Na figura, o triângulo ABC é equilátero de lado 1, e ACDE, AFGB e BHIC são quadrados.
A área do polígono DEFGHI vale