(ENEM 2011 1º APLICAÇÃO)
A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfiel acontece porque
Questões relacionadas
- Geografia | 2. Cartografia
(UECE) Analise as afirmações que tratam sobre os mapas temáticos considerando sua confecção e suas características principais. Assinale com V as afirmações verdadeiras e com F as afirmações falsas.
( ) Dentre os objetivos dos mapas temáticos está a representação de um fenômeno ou uma característica particular de um lugar qualquer do planeta.
( ) Título, escala, sistema de projeção, sistema de coordenadas e convenções são alguns dos elementos presentes nos mapas temáticos.
( ) Os mapas temáticos devem apresentar elementos visuais de fácil e imediata compreensão.
( ) Um mapa temático pode ser produzido a partir de outras bases cartográficas ou outros tipos de mapa, como um mapa base, por exemplo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Os documentos, registros, lembranças, dentre outras fontes representam um patrimônio para a humanidade. O conhecimento da nossa História depende destes registros. Os sítios arqueológicos, por exemplo, fazem parte do nosso patrimônio nacional. Por isso existem leis que os protegem.
Enunciado:
A) Que tipos de informações pode-se extrair dos sítios arqueológicos?
B) Alguns desses sítios são abertos à visitação do público. A quais tipos de perigos esses patrimônios estão expostos, atualmente?
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(UFRGS) Os organismos que se caracterizam simultaneamente por ausência de pigmento fotossintetizante, presença de paredes celulares com quitina e reprodução por esporos são
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a charge a seguir.
Enunciado:
a) Identifique a quais reformas a charge faz referência.
b) Explique como estas reformas impactaram a conjuntura política do Brasil, considerando o contexto da Guerra Fria.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
As questões 07 e 08 referem-se ao artigo de um dos cadernos publicados pelo Jornal Folha de São Paulo às segundas-feiras, mais voltado ao público-adolescente, o Folhateen.
Leia-o e observe-o com atenção.
Embriaguez, alienação e sobriedade
Por Marcia Shimabukuro
Vivemos uma geração em que "tomar um porre" é sinônimo de status. Vi, durante os três últimos anos, amigos que antes eram totalmente contrários ao exagero etílico tornarem-se verdadeiros bebuns. Uma pena. Eles acreditam que a bebida é a desculpa para se tornar quem eles não têm coragem de ser sóbrios. Ficam mais "alegres", sentem-se poderosos, sem limites, porém, esquecem de metade das coisas que ocorreram na noite anterior. Pergunto-me qual seria o grande trunfo de viver dessa maneira.
Será que a influência vem da mídia? Comerciais mostram que consumir cerveja atrai mulheres lindas e momentos agradáveis. Somos manipulados por propagandas? Em partes. De certa forma, a ideia daquela felicidade que nos é vendida gera a ansiedade de conquistá-la por meio da bebida. Mas todos nós sabemos que felicidade não se compra. A impressão que tenho é a de um hábito intrínseco à passagem para a maturidade, como se a bebida fosse um passaporte à vida adulta. Serei direta: não é. A responsabilidade é o que diferencia as fases da vida, e ser independente é muito mais do que comprar uma garrafa de vodka sem precisar mostrar a identidade.
Cada vez mais novos, somos postos em um mundo de loucura e repressão. As algemas atadas são falsamente libertadas quando o álcool passa a atuar na mente. É tudo mera ilusão. Os problemas continuam, a vida permanece a mesma. A diferença é que, por algumas horas, você é que se aliena. Você é que perde a percepção da realidade. Você é que deixa de vivenciar o que existe de fato para fantasiar.
Vale a pena? Embriaguez, alienação, ou sobriedade... Você pode viver da maneira que quiser, é só uma questão de escolha. No entanto, não se esqueça que para cada escolha, haverá uma consequência, uma renúncia e talvez o arrependimento.
Fonte: http://blogdofolhateen.folha.blog.uol.com.br/ – 21/11/2010 – adaptado.
Os problemas continuam, a vida permanece a mesma.
Por sua vez, o período do artigo acima destacado, apresenta Orações Coordenadas entre si que não são ligadas pelo intermédio de nenhum conectivo ( porém, mas, todavia, ou, e, etc.), mas ligadas de forma justaposta. Portanto, de forma a ressaltar as dificuldades na vida trazidas pelo vício inadequado à saúde de uma pessoa que se embriaga com bebida alcoólica de alto teor, juntas, elas podem ser classificadas como Orações Coordenadas ____________________.