Uma pessoa precisa contratar um operário para fazer um serviço em sua casa. Para isso, ela postou um anúncio em uma rede social.
Cinco pessoas responderam informando preços por hora trabalhada, gasto diário com transporte e tempo necessário para conclusão do serviço, conforme valores apresentados no quadro.
Operário | Preço por hora (real) | Preço de transporte (real) | Tempo até conclusão (real) |
I | 120 | 0,00 | 8 |
II | 180 | 0,00 | 6 |
III | 170 | 20,00 | 6 |
IV | 110 | 10,00 | 9 |
V | 110 | 0,00 | 10 |
Se a pessoa pretende gastar o mínimo possível com essa contratação, irá contratar o operário
Questões relacionadas
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, ao saruê (soirée — reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière — para trás) e anavã (en avant — para frente).
Disponível em: www.ebc.com.br. Acesso em: 6 jul. 2015.
A característica apresentada dessa manifestação popular resulta do seguinte processo sociohistórico:
- Arte - Fundamental | 01.4. Dança
MATERIAL
- Fotos impressas com imagens da Capoeira
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (youtube)
- Grãos variados (arroz, feijão, milho, soja)
- Garrafas pet
- Fitas autocolantes coloridas
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula conversando com as crianças sobre a origem da capoeira e
perguntando se eles já assistiram uma roda de capoeira. Levante algumas questões como:
- Quem já ouviu falar de capoeira?
- Alguém já jogou capoeira?
- Aonde viram?
- Conhece algum instrumento da capoeira?
- Qual o tipo de música que ouvimos na capoeira?
- Professor, lembre-se de anotar as respostas das crianças. Ao responder esses
questionamentos, os alunos irão expor seus conhecimentos sobre a capoeira.
- Em seguida, mostre fotos de pessoas jogando capoeira para que as crianças conheçam os
movimentos da capoeira.
Disponível: Google – Fotos de Capoeira
Fonte: https://www.todamateria.com.br/capoeira/
- O professor deverá mostrar alguns vídeos de Capoeira para as crianças, chamando a atenção
das crianças para a organização da roda, o nome e tipos de movimentos, passos que os
capoeiristas fazem, a música, o espaço , os tipos de instrumentos usados. Acrescente novas
informações, ampliando o conhecimento das crianças.
- Algumas sugestões de vídeos sobre Capoeira:
https://www.youtube.com/watch?v=fzGpAUWzhBw
https://www.youtube.com/watch?v=068SGqHn2aw
https://www.youtube.com/watch?v=5cuO-VuJtSA
- O professor deve falar sobre a história da capoeira no Brasil para as crianças, mostrando a
capoeira como uma influência, herança da cultura afro, e, que a valorização dessa arte foi
reconhecida como sendo parte do patrimônio cultural nacional.
Disponível:
- Se a escola autorizar, o professor poderá convidar um mestre de capoeira para mostrar os
movimentos realizados no jogo. Ou ainda, levar as crianças para assistirem uma apresentação
de um grupo de capoeira na escola. Depois da apresentação as crianças poderão participar
de uma roda de capoeira. Lembre-se de solicitar a presença de algumas turmas para
prestigiarem o evento.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21519
- Em outro momento, o professor poderá sugerir para as crianças a confecção de um
instrumento da capoeira. Como sugestão: O Caxixi.
Fonte: https://www.slideshare.net/joemille/instrumentos-da-capoeira/4
- Modo de fazer o Caxixi:
- OBS: Este processo deve ser feito pelo professor e somente algumas partes do projeto
poderá ter a participação das crianças
- Peça as crianças para separar os grãos de feijão, arroz , milho ou soja em um recipiente e
reserve .
- O professor deve cortar as garrafas pet para deixá-las menores. Guarde o fundo e o gargalo,
que você vai unir para montar o chocalho.
- Peça as crianças para colocar os grãos secos dentro da garrafa. Auxilie as crianças neste
momento. Una as partes da garrafa.
- Depois é só passar a fita adesiva para fechar as partes da garrafa.
- Peça as crianças para enfeitar o caxixi com fitas autocolantes coloridas.
- Pronto, agora você já tem um caxixi colorido para acompanhar a música preferida das
crianças na capoeira.
-Observação: Com garrafas de diferentes tamanhos, com quantidades diferentes de grãos, você vai conseguir sons diferentes.
Fonte: https://www.casadobrincar.com.br/fui-eu-que-fiz-chocalho-colorido/
A DANÇA, A CAPOEIRA E AS CORES
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(CPS) Quando você fica à frente de um espelho plano, você e a sua respectiva imagem têm sempre naturezas opostas, ou seja, quando um é real o outro deve ser virtual. Dessa maneira, para se obter geometricamente a imagem de um objeto pontual, basta traçar por ele uma reta perpendicular ao espelho plano, atravessando a superfície espelhada, e marcar simetricamente o ponto imagem, como mostrado na figura.
Imagine que você esteja em frente a um espelho plano, a uma distância de 0,5 m. Suponha que esse espelho seja deslocado no mesmo plano em 0,4 m se distanciando de você, conforme a figura.
A distância, representada no esquema pela letra y entre você e a sua imagem, será, em metros, de
- História | 5.6 Mercantilismo
(IFSRS) Mercantilismo é o conjunto de doutrinas e práticas econômicas que vigoraram na Europa do século XV ao XVIII.
Sobre esse sistema econômico, é correto afirmar que:
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
Christiaan Huygens, em 1656, criou o relógio de pêndulo. Nesse dispositivo, a pontualidade baseia-se na regularidade das pequenas oscilações do pêndulo. Para manter a precisão desse relógio, diversos problemas foram contornados. Por exemplo, a haste passou por ajustes até que, no início do século XX, houve uma inovação, que foi sua fabricação usando uma liga metálica que se comporta regularmente em um largo intervalo de temperaturas.YODER, J. G. Unrolling Time: Christiaan Huygens and the mathematization of nature. Cambridge: Cambridge University Press, 2004 (adaptado).Desprezando a presença de forças dissipativas e considerando a aceleração da gravidade constante, para que esse tipo de relógio realize corretamente a contagem do tempo, é necessário que o(a):