Considere as situações descritas a seguir:
I. Nas geladeiras, o congelador fica sempre na parte superior.
II. Um talher metálico, introduzido parcialmente numa panela com água quente, se aquece por inteiro.
III. Um objeto colocado próximo de uma lâmpada incandescente acesa fica muito quente.
A propagação do calor por condução ocorre, principalmente:
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- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.3 Conjunção
Texto base: Leia o texto. Ciência da Natureza e Meio Ambiente Raquel Beer em 30/04/2015 às 15:45 Pesquisa divulgada hoje na revista americana Science mostra que, se as emissões de gás carbônico continuarem no mesmo ritmo, levando a um aumento de até 4,3 graus de temperatura em 90 anos, uma em cada seis espécies de animais e de plantas deve ser extinta. Caso os esforços globais de mitigação surtam efeito e consiga-se limitar o aquecimento a apenas dois graus até o fim do século, o risco passaria a ser 10% menor. As espécies que têm como hábitat a América Latina, Nova Zelândia e Austrália serão as mais ameaçadas. Isso porque uma das consequências do aquecimento global é o aumento do nível do mar, que faria com que a área dos territórios diminuísse. Para agravar a situação, muitas dessas regiões têm terrenos acidentados, cortados por rios, montanhas ou florestas densas, que funcionam como barreiras e dificultam a migração dos animais. “É importante ressaltar que os modelos utilizados para prever os riscos de extinção são bastante completos, mas não são perfeitos”, disse à Veja o americano Mark Urban, professor de Biologia da Universidade de Connecticut e autor do estudo. “Não é analisado, por exemplo, o potencial que as espécies têm de se adaptar às mudanças climáticas. Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”. [...] Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/uma-em-cada-seis-especiespodem-ser-extintas-devido-as-mudancas-climaticas>. Acesso em: abr. 2015.
Enunciado:
Em “ Mas há outros fatores que poderiam aumentar a taxa de risco que também ficaram de fora”, o termo em destaque opõe a frase à ideia de que:
- Química | 2.4 Cinética Química
(FUVEST 2017 1° FASE) Em uma aula experimental, dois grupos de alunos (G1 e G2) utilizaram dois procedimentos diferentes para estudar a velocidade da reação de carbonato de cálcio com excesso de ácido clorídrico. As condições de temperatura e pressão eram as mesmas nos dois procedimentos e, em cada um deles, os estudantes empregaram a mesma massa inicial de carbonato de cálcio e o mesmo volume de solução de ácido clorídrico de mesma concentração.
O grupo G1 acompanhou a transformação ao longo do tempo, realizada em um sistema aberto, determinando a variação de massa desse sistema (Figura 1 e Tabela). O grupo G2 acompanhou essa reação ao longo do tempo, porém determinando o volume de dióxido de carbono recolhido (Figura 2).
Tabela: dados obtidos pelo grupo G1.
Tempo decorrido
(segundos)
0
60
180
240
Massa do
sistema* (g)
111,00
109,38
109,12
108,90
Comparando os dois experimentos, os volumes aproximados de CO2, em litros, recolhidos pelo grupo G2 após 60, 180 e 240 segundos devem ter sido, respectivamente,
Note e adote:
- massa molar do CO2: 44 g/mol;
- volume molar do CO2: 24 L/mol;
- desconsidere a solubilidade do CO2 em água.
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Na pintura Girassóis de Van Gogh o que predomina é uma cor:
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Enunciado:
Milena, que recebe R$ 2 346,00 por mês, trabalhou oito meses em uma empresa de construção no ano de 2015. Sendo assim, qual é o valor da primeira parcela do décimo terceiro?
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A aranha marrom (gênero Loxosceles) é pequena e seu veneno pode provocar anemia e até levar o indivíduo à morte. O tratamento deve ser feito com soro antiloxoscélico – uma solução de anticorpos específicos contra o veneno desta aranha. Na cabeça da aranha há um primeiro par de apêndices, as(os) ______________, por meio das(os) quais a aranha injeta o veneno na presa.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.