A aranha marrom (gênero Loxosceles) é pequena e seu veneno pode provocar anemia e até levar o indivíduo à morte. O tratamento deve ser feito com soro antiloxoscélico – uma solução de anticorpos específicos contra o veneno desta aranha. Na cabeça da aranha há um primeiro par de apêndices, as(os) ______________, por meio das(os) quais a aranha injeta o veneno na presa.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna acima.
Questões relacionadas
- Matemática
No vestiário de uma Academia de Ginástica há exatamente 30 armários, cada qual para uso individual. Se, no instante em que dois alunos dessa Academia entram no vestiário para mudar suas roupas, apenas 8 dos armários estão desocupados, quantas opções eles terão para escolher seus respectivos armários?
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
(UEMG) Assinale a alternativa que apresenta fenômenos que poderiam estar associados às seguintes ilustrações.
- Biologia | 15.2 Mutações
(FUVEST) O vírus SARS-CoV-2, causador de COVID-19, possui um genoma de RNA de fita simples (+), com cerca de 30.000 nucleotídeos. Quando infecta a célula humana, há tradução de uma sequência do genoma de SARS-CoV-2 codifi cadora de um longo polipeptídeo. O processamento posterior por 14 clivagens deste polipeptídeo produz 15 peptídeos virais, não estruturais. Nesta fase inicial da infecção, os peptídeos estruturais não são expressos.
A figura a seguir ilustra o RNA genômico de SARS-CoV-2 com a localização das sequências codificadoras para o polipeptídeo precursor dos peptídeos não estruturais (evidenciada pelo retângulo azul) e para peptídeos estruturais (retângulos amarelos). Os sítios de clivagem peptídica são indicados por setas sobre a sequência codificadora no RNA ou a sequência do polipeptídeo longo.Os números 1 a 3 da figura simbolizam sequências curtas, integrantes da sequência codificadora para o longo polipeptídeo de SARS-CoV-2. A sequência indicada pelo número 3 na figura sofreu substituição de um nucleotídeo, passando a produzir um polipeptídeo ainda mais longo. É correto afirmar que o número 3 da figura deve corresponder a um códon para
- Biologia | 13.9 Linkage
(UFU) Nos camundongos, o gene e, recessivo, produz pelos encrespados, e seu alelo dominante, pelos normais. Em outro par de genes alelos, o gene recessivo a produz fenótipo albino, enquanto seu alelo dominante produz fenótipo selvagem. Quando camundongos diíbridos foram cruzados com camundongos albinos e de pelos encrespados, foram obtidos 79 camundongos de pelos encrespados e selvagens, 121 com pelos encrespados e albinos, 125 de pelos normais e selvagens e 75 com pelos normais e albinos. Qual esquema representa a posição dos genes no diíbrido? - Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
(UFPR) A troca do gás oxigênio entre o ar atmosférico, presente nos alvéolos pulmonares, e os capilares sanguíneos pode ser expressa pela fórmula:
Difusão do gás: AQ E.D.(P1 – P2)
A = área alveolar.
E = distância entre o tecido epitelial do alvéolo pulmonar e capilar sanguíneo.
D = coeficiente de difusão do gás.
(P1 – P2) = diferença de pressão do gás entre o ar alveolar (atmosférico) e o sangue.
Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, e o ar atmosférico torna-se mais rarefeito. Ao escalar uma montanha, o alpinista percebe que sua respiração vai ficando mais difícil. Essa dificuldade é ocasionada porque um dos fatores, expresso na fórmula, está alterado. Qual é esse fator?