Estas cartelas vão ser usadas por um grupo de alunos em um bingo de números. Antes da brincadeira, cada aluno deve preencher sua cartela com os números que faltam em sequência, mantendo o mesmo intervalo que há entre os números que já estão anotados na cartela.
Observe os números de cada cartela e complete cada uma delas com os números que faltam.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 17.2 Semanas, Dias e Meses
Leia as informações sobre um espetáculo teatral e responda
CINDERELA
A montagem transforma o clássico em superprodução. No palco, a história da menina que sofre com as maldades da madrasta foi contada com lindos figurinos e 35 trocas de cenário. Em São Paulo, foram 3 espetáculos, do dia 30/06 até o dia 02/07. A turnê do espetáculo passou também por Brasília e incluiu espetáculos no Rio de Janeiro e em Recife.
Cecília Auller
Consulte o calendário do ano de 2012 e indique em que dias da semana aconteceram os espetáculos de São Paulo.
- Geografia - Fundamental | 06. Ásia: Características Demográficas, Políticas e Econômicas
Observe a tabela a seguir, que mostra dados da expectativa de vida de quatro países asiáticos.
A análise da tabela permite afirmar que:
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
Um dia de sol à beira mar... Um lazer dos mais democráticos! Porém o cuidado com a radiação solar é imprescindível. As radiações ultravioleta do tipo A (UVA) e do tipo B (UVB) podem ser sentidas durante todo o dia. A radiação ultravioleta UVB é maior entre 10 h e 16 h, em decorrência da posição do Sol em relação à Terra. Nesse período, a camada de ozônio está mais reduzida e, consequentemente, maior quantidade de radiação UVB chega à superfície do nosso planeta. As radiações UVA e UVB atuam de forma diferente no organismo. Dado o grande comprimento de onda, a radiação UVA pode interagir com os queratinócitos e penetrar mais profundamente na pele, o que, frequentemente, está associado ao fotoenvelhecimento cutâneo. Já a radiação UVB, absorvida mais superficialmente, está relacionada ao câncer de pele. Nesse caso, a captação fotônica parece induzir alterações estruturais e do material genético da célula.
Internet: <www.maislindaestetica.blogspot.com.br> (com adaptações).
Tendo como referência o texto e a figura acima, julgue o item.
Uma célula humana submetida à radiação solar pode apresentar mais de 46 moléculas de DNA dupla fita.
- Geografia | 6.1 Agricultura
Atualmente, o Programa de Melhoramento “Uvas do Brasil” utiliza métodos clássicos de melhoramento, como seleção massal, seleção clonal e hibridações. Ações de ajuste de manejo de seleções avançadas vêm sendo desenvolvidas paralelamente ao Programa de Melhora - mento, no sentido de viabilização desses materiais. Ao longo dos seus 40 anos, uma grande equipe técnica trabalhou para executar projetos de pesquisa para atender às necessidades e às demandas de diferentes atores da vitivinicultura nacional, incluindo produtores de uvas de mesa para exportação do semiárido nordestino, viticultores interessados em produzir sucos em regiões tropicais ou pequenos produtores familiares da região da Serra Gaúcha, interessados em melhorar a qualidade do vinho artesanal que produzem. Programa de Melhoramento Genético “uvas do Brasil”.
Disponível em: www.embrapa.br. Acesso em: 24 nov. 2018 (adaptado).
Para melhorar a produção agrícola nas regiões mencionadas, as técnicas referidas no texto buscaram adaptar o cultivo aos(às)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
. Leia o texto a seguir.
No seu governo (2003-2006), Lula, priorizou o controle da inflação, a ser combatida através da contenção da demanda agregada, e a abertura comercial e financeira. Isto é, conter os desequilíbrios macroeconômicos gerados durante o governo FHC, notadamente, a dívida pública e os déficits em conta corrente, e os desequilíbrios sociais mais intensos através de políticas sociais para minorar a extrema pobreza. Para isso, deu continuidade e/ou aprofundou políticas impulsionadas ao final do governo FHC, como a contenção dos gastos públicos e ampliação do superávit primário, estabelecimento do câmbio flutuante e implementação de políticas sociais para uma população ameaçada com a queda dos rendimentos, o desemprego crescente e a recessão econômica. Além disso, manteve o manejo das taxas de juros, significativamente apreciadas, como o principal instrumento de controle da inflação. Por outro lado, sustou políticas como as de privatização, impulsionando em seu lugar as licitações através das parcerias público-privadas, ampliando o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no fomento da atividade industrial, o que serviu de contrapeso às políticas de altos juros.
Disponível em: <http://www.fecilcam.br/anais/vii_enppex/PDF/economia/20-economia.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2016.
Considerando o período governo de Lula
a) Identifique quais foram as principais características políticas e econômicas de sua administração.
b) Aponte quais foram as rupturas e continuidades de seu governo com relação a administração anterior.