Observe a tabela a seguir, que mostra dados da expectativa de vida de quatro países asiáticos.
A análise da tabela permite afirmar que:
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
Texto base: MATERIAL - Impressão da obra “A Dança - Henri Matisse” - Folha de cartolina cortada no tamanho 15x20 cm - Tesoura sem ponta - Papel Creative Papers – cores variadas - Cola - Tinta aquarela - Pincel - Papel Canson fomato A4 - Lápis HB PROCEDIMENTOS - Falar um pouco mais sobre a obra “A Dança - Henri Matisse” Disponível: http://estoriasdahistoria12.blogspot.com.br/2013/12/analise-da-obraa-danca-de-henri- matisse.html http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2012/04/05/921917/conheca-danca-henri-matisse.html - Imprimir a obra de Matisse em tamanho grande para colocar na frente da sala de aula onde todas as crianças possam visualizá-la. Disponível: http://artepublicidade.blogspot.com.br/2011/03/la-danse-henri-matisse.html - Fazer uma apreciação da imagem junto com a turma fazendo as seguintes perguntas: . Vocês já viram esta imagem em algum lugar? . Elas se representam em cores ou em preto e branco? . Há um ou mais elementos no contexto da imagem? . Qual a técnica apresentada nesta imagem? . A imagem da obra traz corpos humanos. São femininos ou masculinos ? . Como você pode afirmar a presença do gênero masculino e ou feminino na obra de Matisse? - Corte uma folha de cartolina em pedaços de 15x20 cm. - Entregue um pedaço da cartolina para cada e criança e peça para elas desenharem dois contornos de corpos: um feminino e um masculino.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 - Oriente as crianças para fazerem somente o contorno do corpo. Auxilie –os nesta hora. - Depois de pronto os desenhos , peça as crianças para recortá-los para obterem um molde de corpo feminino e outro masculino. - Se o professor preferir ele mesmo poderá levar os molde já recortados. - Entregue uma folha de papel Creative Papers para cada criança, na cor que ela preferir. - Peça a criança para dobrar a folha no meio e depois no meio de novo. - Colocar o molde sobre a folha dobrada e contornar o desenho.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 - Recortar o desenho - Abrir a folha recortada.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 –Acervo e autoria Soraia Lelis - Incite nas crianças o desejo de dar movimento à composição, brincando com os bonecos da ciranda, de forma que não fiquem estáticos. - Mostre o detalhe do “corpo em movimento” , presente na obra de Matisse. - Peça as crianças para começarem a brincar com as formas recortadas, dando movimento as mesmas. Dobrar, juntar e colar, usando como base uma folha de papel canson A4.
Fonte: Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948 –Acervo e autoria Soraia Lelis - Depois de terminado e colado as composições, o professor vai disponibilizar tinta aquarela para as crianças construirem uma ambientação , um contexto para abrigar os corpo de papel.
- Faça uma exposição dos trabalhos
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Lápis grafite 8B ou Lápis carvão - você encontrará em distribuidoras de material para Arte ou boas papelarias
- Cartolina branca no tamanho A4
- Spray fixador de lápis - fosco
Desenvolvimento:
1 - Observe o retrato de um casal apresentado na página 18 do Livro de Arte.
2 - Chame a atenção das crianças para o uso da luz e da sombra nesta imagem, ou seja, partes que estão em preto e outras que estão em branco.
3 - Vamos experimentar?
4 - Antes de partir para efetivar o desenho, apresente os materiais e deixe que as crianças experimentem as possibilidades dos mesmos num papel de rascunho.
5 - Em seguida sugira às crianças que façam um desenho utilizando a linha e o esfumaçar das linhas com os dedos.
6 - Após a realização dos desenhos (deixe que façam livremente), distribua uma borracha para cada um e explique que usarão a borracha como se fosse um lápis, realizando sobre o primeiro desenho interferências e novas linhas que tornarão o desenho anterior ainda mais rico de luz e sombra.
7 - Após terminarem a experiência, fixe cada trabalho com o spray de fixação e deixe secar.
8 - Monte os trabalhos sobre colorset colorido com margem de 7 cm e exponha com o título: "Uma experiência com luz e sombra".
Observações:
1 - Aqui, para quem não conhece, uma imagem da caixinha de lápis-carvão:
- Sociologia - Fundamental | 1. Capitalismo
(G1 - cps 2020) Na América do Sul, ninguém gasta mais em fast-food do que os brasileiros. Aliás, segundo um estudo realizado pela EAE Business School, que analisou os hábitos de consumo nesse setor em 2014, apenas os Estados Unidos (290,2 bilhões de reais), o Japão (162,3 bilhões de reais) e a China (130,2 bilhões de reais) estão à frente do Brasil (53,7 bilhões de reais) em gastos no setor. De acordo com o levantamento, o gasto com fast-food por habitante no Brasil em 2014 foi de 265 reais, e o consumo deve crescer em 30,88% até 2019 – uma das maiores expectativas entre os países estudados, junto com Espanha (48,61%) e China (23,99%). Os espanhóis, aliás, estão entre os europeus que menos gastam com fast-food. Cada habitante investe em média 42,6 euros por ano. Essa cifra os situa somente atrás dos italianos.
O crescimento do tipo de restaurante retratado no texto se deve ao
- Física | 3.4 Transmissão de Calor
Quais são os processos de propagação de calor relacionados à fala de cada personagem?
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma pessoa necessita de um empréstimo de R$ 10 000,00. Uma instituição financeira oferece empréstimos a uma taxa de juros simples de 2% ao mês, sendo que a dívida gerada pelo empréstimo deve ser liquidada em uma única parcela, paga ao final do último mês do contrato.
Essa pessoa pretende pagar, no máximo, R$ 11 000,00 na liquidação dessa dívida.
O prazo máximo, em quantidade de meses, que deverá durar esse contrato é